domingo, setembro 21, 2008

E o que se segue a seguir?

No início da nova geração a Xbox 360 conseguiu ser lançada mais cedo porque decidiu adoptar o DVD9 como leitor de media principal da consola, entretanto foi lançado um add-on do HD-DVD que falhou completamente e agora nem serve para ver filmes. No decorrer da nova geração o DVD9 começa a mostrar um pouco o peso da sua idade.

Não estou a dizer que a 360 está condenada e que os jogos vão começar a ser cortados para caber nos DVD, mas é sem dúvida um pequeno ponto fraco da Xbox 360 que à medida que o tempo passa vai piorar. A PS3 com o Blu-Ray tem um armazenamento massivo de 50 gigas por disco se for necessário o que é imensamente mais do que o DVD9 que não chega a ultrapassar os 10 gigas.

Já se tem visto algumas notícias a correr sobre jogos que tiveram de ser mudados em termos de estrutura para caberem na consola da Microsoft e começam a aparecer bastantes jogos Xbox 360 que dão uso a mais do que um DVD9 para o jogo caber lá todo. Não é que isso seja mau, não é assim tão chato mudar de disco a meio do jogo, mas no entanto o que me aflige são as notícias de jogos serem modificados e curtados para caberem nos DVD9. Embora o caso da ID Software com o Rage tenha sido logo desmentida todo e qualquer corte a conteúdos de forma ao jogo caber na Xbox 360, foi uma notícia que ainda assim pode ter o seu quê de verdade.

Pode ser este aqui o grande calcanhar de aquiles da Xbox 360, e o que a vai safando é a consola da Microsoft ser a Lead Platform em quase todas as companhias de jogos, daí que os jogos são feitos em função da 360, no entanto se por acaso hype da 360 começar a diminuir e se a PS3 começar a vender que nem uma consola da Sony, muitas third parties irão mudar e isso pode trazer consequências graves para a Microsoft.

Agora que tenho uma PS3 vi que realmente o Blu-Ray trás bastantes vantages aos jogos, basta ver um jogo como Heavenly Sword ou Uncharted a correr para ficarmos doidos com a variedade de texturas e os cenários super vastos e cheios de detalhe que são empregues nos jogos da PS3.
Sim sim, sempre fui defensor do DVD sobre o Blu-Ray em termos de jogos, mas tenho de dar a mão à palmatória, assim que vi os cenários de jogos como Heavenly Sword.

Agora será que a falta de Blu-Ray na 360 vai fazer com que a nova geração de consolas venha mais cedo? É pouco provável por agora, a Microsoft está a desfrutar de algum sucesso com a 360, mas a Microsoft tem de ver que se calhar vai ter de se chegar outra vez à frente com uma nova consola antes que o Hardware obsoleto da 360 comece a dar de si e antes que os consumidores começem a ir para outras marcas. Vamos ver como é que as coisas se desenvolvem, este natal vai ser bastante importante para todas as plataformas e talvez dite quem irá ficar à frente nesta corrida.

2 comentários:

Anónimo disse...

2013, espera-se uma nova xbox para esse ano.

Anónimo disse...

Espero que X-BOX 360 continue lançando muitos jogos...