terça-feira, julho 22, 2008

Assassin's Creed


Eu gosto de história... Não de marrar história para testes e ter de saber tudo de cor e tretas, mas gosto muito de ver filmes que tenham sido baseados na história da humanidade, sim a mim qualquer história de qualquer país serve bem, desde que tenha realmente acontecido. Noutro dia vi um filme chamado Reino dos Céus que adorei pois conta a história de como Jerusalém foi passada para os muçulmanos. Jerusalém é uma das cidades no Assassin's Creed onde podemos passear e levar a cabo as nossas missões e tal como o filme o jogo está espectacular e mesmo sendo uma história baseada nos acontecimentos daquela época (ou seja não é 100% verdadeira) o jogo retrata muito bem o conflito que se vivia naquelas terras onde tanto sangue foi derramado por causa de Religiões e Políticas.

Na altura em que saiu não teve a atenção merecida devido aos imensos títulos de peso terem chegado todos ao mesmo tempo: Halo 3, PGR4, Orange Box, COD4, Mass Effect entre muitos outros ocultaram um pouco o sucesso de AC e era de esperar que o título tivesse passado um pouco despercebído, pelo menos a mim passou, no entanto é um dos melhores jogos que joguei até hoje.

Jade Raymond e a melhor equipa de programadores da Ubisoft a lendária Ubisoft Montreal, foram as pessoas responsáveis por esta obra-prima. Em termos gráficos está magnífico, as cidades estão bastante bem representadas e são bastante parecidas com as verdadeiras. Também são cidades cheias de vida. No entanto não está livre de pequenos bugs e slowdowns e isso ainda é mais visível na versão PS3 que é a que estou a jogar, no entanto, não é por aí que o jogo perde a sua graça.


A nível de som é fantástico, tem uma banda sonora mesmo apropriada para aquela época, não usa muito a música de orquestra mas ainda assim são lindas de se ouvir. Ora calmas e com vozes ora mexidas já com orquestra para dar um "feeling" mais épico. O Sorround 5.1 também ajuda bastante no envolvimento do jogador no mundo de AC, é que no meio da cidade com o som das pessoas à vossa volta dá a mesmo a sensação de se estar lá.

A jogabilidade também é excelente, tinha um pouco de receio em relação ao sistema de combate, mas afinal é tudo bastante fácil de se controlar. É também viciante, apesar de não sermos obrigados a fazer todas as side quests e todas as pesquisas sobre o nosso alvo eu tenho feito sempre todos os objectivos e todas as investigações e ainda não me cansei. Existe pessoas que podem achar um pouco repetitivo, e sim pode ser, mas eu ainda não me fartei e estou a 2 missões do final do jogo. Uma coisa tão simples como a escalada de torres de vigia para ver as missões que temos disponíveis nessa área é o suficiente para me viciar já que existem muitos edifícios diferentes para escalar para depois no final Altair se atirar para um monte de palha, o que apesar de pouco realista é bastante fixe de se ver. Também podemos fazer Parkour o que também é muito fixe e dá muito jeito quando estamos em fuga. O jogo tem um feeling de GTA é simplesmente enorme, e não falo só das cidades mas de tudo o que fica entre elas também! Existem aldeias e montes de coisas para ver e fazer é um jogo que pode ser tanto pequeno como grande, tudo depende do jogador.


Eu estou a adorar jogar aquilo e para mim ficou logo no TOP dos meus jogos favoritos de sempre, pode não ser perfeito, mas no geral é bastante bom e tem uma história bastante interessante também para seguir. Sei que o final é completamente inconclusivo, mas isso só me abre mais o apetite para continuar a seguir esta nova franchise da Ubisoft.

Sem comentários: