terça-feira, junho 24, 2008

Caminho a percorrer ainda longo...


Agora um artigo para animar as hostes Xboxianas. Depois de alguns artigos a falar de problemas da Xbox 360 cá em Portugal e por aí fora, vou agora falar numa coisa que tenho reparado desde que comprei a minha PS3.

A PS3 é uma excelente consola, mas no que toca a jogos third-party ainda deixa muito a desejar. Ou os jogos third-party acabam por ser cancelados ou quando saem são versões inferiores às da Xbox 360 (salvo algumas excepções).

Por exemplo o Quake Wars Enemy Territory que acabou de sair tanto para a PS3 como para a Xbox 360 é um caso que demonstra o quão mau vai o desenvolvimento de jogos third-praty na PS3.

Só para começar o tamanho dos demos. Não admira que a Sony tenha optado pelo Blu-Ray porque as ferramentas de compactação da PS3 são muito más. O demo da PS3 pesa 1.3 gigas enquanto que o da Xbox 360 pesa somente 0.8 gigas, ainda mais preocupante quando na PS3 ainda temos de esperar um bom bocado para a instalar a demo e nem sequer somos presenteados com o vídeo de apresentação do jogo como na versão 360.


Os jogos são radicalmente diferentes e penso que a equipa que desenvolveu a versão PS3 fez alguns erros no que toca a controlos e gráficos. Para começar os controlos da PS3 estão maus, para compensar a falta de microfone meteram lá um comando para aceder a um menu para escolher uma frase e esse menu está mal feito e muitas das vezes nem carregamos na frase que queremos. Na versão 360 a ausência desse menu e outras apostas mais acertadas em termos de disposição dos controlos fazem com que seja muito mais intuitivo e mais fácil jogar Quake Wars.

A outra falha gritante é a diferença abismal nos gráficos. Vejam a versão da PS3 como uma Lili Caneças e a versão 360 a Cláudia Vieira. Para começar a versão PS3 falta uma ou duas camadas de detalhe, ou seja os gráficos apresentados são bastante fracos para os standarts de hoje. Também é de referir que o motor que ilumina o Quake Wars PS3 é bastante mau comparado com o da X360. O jogo é demasiado brilhante o que fica mal pois um jogo no Universo Quake é sempre mais escuro. Como senão bastasse a falta de detalhe e os gráficos maus, a versão PS3 é completamente flagelada por quebras de frame rate assim como uma frame rate baixa, enquanto que a Xbox 360 parece que corre o jogo a 60 fps sem problemas.


É um pouco preocupante ver esta discrepância entre dois jogos multiplataforma. Até mesmo a nível de menus a versão 360 está mais bem cuidada e mais agradável. Todos nós sabemos que a PS3 é mais difícil de programar e tal, mas também quando é bem programada é capaz de reproduzir resultados fantásticos e em certos departamentos consegue mesmo ultrapassar a X360 (ver o caso Uncharted) mas quando o grosso dos jogos que anda por aí é ainda multiplataforma não é lá muito bom para a imagem da PS3. Daí o título do artigo, ainda falta um longo caminho a percorrer para as ferramentas desenvolvimento chegarem ao mesmo nível das da Xbox 360, enquanto isso não acontecer os jogos multi-plataforma no geral vão parecer piores do que as versões Xbox 360.

Falando do jogo em si está excelente. Eu já fui bastante fã do multiplayer de Return to Castle of Wolfenstein Enemy Territory, mas este Quake Wars está simplesmente brutal, misturar a jogabilidade fast paced de Quake com a estratégia de Enemy Territory é uma mistura explosiva e espectacular. O jogo é um pouco caro para aquilo que trás, pois o jogo é basicamente um jogo multiplayer sem uma story mode de jeito o que é pena. Por isso em principio vou esperar por uma price-drop. Entretanto saquem o demo para experimentar, pois vale bem a pena.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já joguei a demo, na PS3, não foi um jogo que me surpreendeu, joguei 5 minutos e depois saí, só para veres ainfa nem comprei o MGS4, tou um bocado atrasado nos jogos.