quinta-feira, junho 26, 2008

Futurologia


Existe uma revista chamada T3 que assim de vez em quando apresenta algumas previsões daquilo que poderão ser os novos produtos electrónicos do futuro. Já noutro dia apanha-mos eles a fazer uma previsão da Wii 2 e já faz uns meses que fizerão uma previsão de uma PS3 Slim, mas agora é altura da Xbox Portable.


Desde que a Sony entrou no mercado das consolas portáteis, que até ali tinha sido completamente dominado pela Nintendo, sempre pairou no ar uma possível entrada da Microsoft também nesse mercado. No entanto até hoje nada... E se formos a ver será que é mesmo necessário? O que é que a Microsoft poderia trazer de realmente novo para esse mercado?


Bom eu vou ser sincero a PSP pode ser muito fixe, mas se tivesse hipótese de ter uma consola portátil da Microsoft com um Halo Portable e um PGR Portable, nem pensava duas vezes. Mas será que o resto das pessoas ia ficar hypado em relação a uma consola portátil made in Redmond? Acho que não, e sinceramente acho que a Microsoft faz muito bem em focar-se no mercado caseiro e só depois quando tiver uma posição consolidada e boa no mercado começar a expandir-se para outros horizontes.


Também a nível de Portáteis está para entrar um novo competidor que promete causar alguns estragos. O iPhone e o iPod Touch vão começar a ser compatíveis com jogos 3d de qualidade comparável aos da PSP e com alguns truques de motion sensing e com o ecrã touch screen é capaz de vir a ser uma boa plataforma para desenvolver jogos. A Apple quer conquistar de rajada 80% do mercado dos telemóveis e para isso desenvolveu um iPhone extremamente poderoso e ao mesmo tempo extremamente barato (200 euros) que com certeza irá causar muitos estragos às companhias de telemóveis, PDA's e de consolas portáteis.
O iPhone já tem capacidade para correr quase todos os roms e MegaDrive, NES e SNES e para além disso com a adição de milhões de pequenos jogos freeware e Shareware mais os jogos que vão começar a ser desenvolvidos pela SEGA e EA pode ser que o iPhone passe a ser a consola portátil de eleição para os jogadores. Só lhe falta mesmo umas Killer Apps para realmente não se pensar mais em relação à NDS e PSP.


Discutindo agora o modelo da T3 o simples facto de ser uma Xbox 360 Portátil é nos dias de hoje impossível de fazer. Outra coisa que está mal é o botão Xbox guide no meio do D-Pad e os sticks analógicos são demasiado pequenos. A consola também parece ser um pouco grandita mas até é agradável à vista. No entanto talvez fosse mais realista a miniaturização de uma Xbox do que a de uma X360. E digo já que não ficava nada chateado porque assim ainda podia jogar Halo 2 e PGR2 enquanto ia a viajar no carro o que era excelente. Agora que penso nisso, tenho de ver se arranjo uns joguitos porreiros para a DS porque as férias estão quase aí e as viagens de carro são uma seca. :P

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse botão xbox no meio do d-pad não dá lá muito jeito. Mas é uma excelente ideia.