sexta-feira, junho 20, 2008

O golpe de misericórdia na Worten de Leiria


Já é sabido que o panorama da Xbox 360 cá em Portugal está bastante mau, aliás já foi abordado isso aqui neste blog diversas vezes.

Eu sei muito bem que em outros pontos do país até se encontram jogos Xbox 360 nas lojas como por exemplo em Lisboa, mas fora de Lisboa a situação é incomportável. Já todos sabemos que a Worten já não vende mais consolas Xbox 360 nas suas lojas, até nas lojas worten Lisboetas não se consegue comprar uma 360. No site também não têm nada. Mas faltar jogos é que é uma novidade.

A Worten de Leiria tem estado a sofrer umas remodelações para ficar mais bonita e funcional. A meio do processo de remodelação foram retirados todos os jogos da Xbox 360. Já só se consegue comprar alguns acessórios e 2 jogos que são o jogo do Euro 2008 e o Race Driver Grid, de resto desapareceu tudo!

Noutro dia recebi um comentário no meu blog que me deixou também impressionado como é que é possível isto ter chegado até este ponto:

Boas,

Venho aqui expor que ando ha procura duma xbox 360 a 2 mes e nao encontro o que quero. As poucas que enconto sao antigas e caras. Daqui a pouco compro um PS3, depois admiram-se que em portugal seja tudo sonysta o que e uma pena pois acho a xbox 360 superior, mas atão.....

So a media markt e fnac vendem xbox, ou seja tenho de fazer cerca de 200 kilometros pa comprar uma, e fazer 10 para comprar um ps3. Se nao fosse a diferença de preço!!...

PORTUGAL e o unico pais da europa que vende mais ps3 que xbox, e uma tristeza, mas a verdade e que os portugueses nao têm opção.

Ironicamente, enquanto estava a escrever o comentario, ligou-me o meu irmão a dizer que estava na worten e se eu queria uma ps3 a 10x sem juros....e com muita pena minha disse que sim, pois tou farto de procurar xbox 360! Serviço microsoft em portugal e extremamente ineficaz.....

Nao apaguem este comentario por eu ter comprado uma ps3, pois esta bem esplicito o porque da compra...pode ser que compre uma xbox 360 arcade! SE ALGUMA VEZ AS ENCONTRAR

Escrito por Duarte
Como podem ver é triste mas é a realidade e apesar de ser um grande fã da Xbox 360, neste momento se alguma pessoa me viesse pedir conselhos sobre qual consola comprar eu diria a PS3 pois não se consegue encontrar sequer jogos para 360 hoje em dia.

A Microsoft Portugal já deixou isto chegar a um ponto que as pessoas começam a ir para a concorrência porque não têm escolha, já não é aquilo do "Português só compra PS porque sim", o Português só compra PS porque gosta de ser bem tratado e porque gosta de encontrar produtos nas lojas para a PS! Simplesmente a marca Xbox 360 e a Microsoft Portugal desistiram do mercado Português e pior que isso não estão a tratar bem quem comprou a consola. A única hipótese agora é mandar vir jogos pela net.

Já disseram que a culpa era da distribuidora, mas se é e se a distribuidora não faz o seu trabalho não está na altura de começarem a fazer algo para mudar isso? Bolas faz-me mesmo impressão como é que a Microsoft Portugal se deixa vencer e ficar com esta atitude apática... sério já vi o rato morto a fazer mais que a Microsoft Portugal nestes últimos anos.

Até mesmo eu já ando a começar a pensar comprar certos jogos 3rd party para a PS3 que antes não punha sequer hipótese de comprar. É triste mas é verdade, e um dia não sei se não me farto mesmo de tudo e livro-me de todas as cenas da X360 e me torno num PS3 fanboy. lol.



16 comentários:

Anónimo disse...

Houve recentemente um evento em Lisboa ao jogo Ninja Gaiden II, organizado pela Microsoft. Não vi UM ÚNICO JORNALISTA a questionar este problema junto da Microsoft. Os gamers revoltam.se, mas os unicos que podem dar voz (os Jornalistas), fecham-se em copas e deixam andar o navio. Por muitos posts que crias, nao vais resolver patavina... É triste a situação, mas é a realidade...

Anónimo disse...

De facto a situação em Portugal chegou a um ponto inacreditável. Tendo em conta a excelente consola que é a Xbox 360 e a excelente biblioteca de jogos que tem, é ainda mais impressionante como é que a Microsoft PT não se esforça por fazer mais e melhor. Será que temos que criar uma petição?Abraço

Luís Santos disse...

Pois sr anónimo. Isso é que me faz confusão. Temos uns jornalistas que pronto não sei o que andam a fazer.

As revistas nacionais têm muita falta de informação sobre o panorama dos jogos em Portugal, acho que é uma falha grave no jornalismo de jogos aqui em PT. E com uma história como esta acho esquisito não pegarem nela.

Anónimo disse...

em contrapartida temos o seguinte:
http://ez.mygames.pt/xbox360/noticia/7630/

Lembro que esse noticia foi criada dia 6 deste mês, por isso, se calhar, as coisas nao estao tao más como voces pintam...

Luís Santos disse...

Isso foi fruto de um press-release por parte da M$ Portugal a dizer que existe?

Bom isso do crescimento de membros no Live já é assim desde a apresentação do Halo 3 em Setembro de 2007, ou seja essa lenga-lenga já muito antiga.

Quanto ao dominar 14% do mercado Português next-gen, até pode ser verdade, mas é muito pouco e agora com a dificuldade de se encontrarem jogos e Xbox 360 nas lojas ainda pior.

Eu convido os jornalistas a saírem da sua jaula de ouro que são as redacções e passearem por Leiria por exemplo à procura de um jogo como Quake Wars Enemy Territory versão 360 (que é um lançamento recente) e uma Xbox 360 e depois fazer o mesmo a procurar a versão PS3 do Quake e comprar uma PS3 e ver quantas horas gastaram e quantos km percorreram para efectuar a compra das duas consolas e dos dois jogos respectivamente.

E mais alarmante ainda, lançam essa notícia de treta a dizer que afinal está tudo bem no mundo da X360 em Portugal e nem sequer vêem que já não se vendem Xbox 360 nas Wortens de todo o país e mais triste ainda nem fazem uma notícia disso e nem perguntam afinal o que se passa. Pois porque até em Lisboa se tornou mais difícil encontrar X360. Pah vejam os fóruns, leiam a carta do Duarte, façam JORNALISMO PORRA!

Anónimo disse...

Bem, com o poder económico e número de consumidores fieis no país, digo, com recurso a hipérbole, que a Microsoft está mais preocupada com as vendas de hardware em Madrid que em Portugal.
Para teres uma ideia, é necessário vender quase 150.000 cópias de um determinado jogo em território nacional para garantir uma edição localizada. Até nisso a Sony tem vantagem e um monopólio consistente.
Ainda uma referência para o comentário do leitor; não, Portugal não é o único país da Europa onde a PS3 é mais vendida que a X360. Muito pelo contrário, a maioria prefere Sony, no velho continente. Mas sim, a distribuição é muito mais
equilibrada.

Cumprimentos,
Daniel Costa

http://nowloading.blogs.sapo.pt/
http://www.xboxportugal.com/

Anónimo disse...

Quero esclarecer o anónimo que sim, houve quem questionasse a Microsoft no referido evento e que exclusivamente falou sobre o caso Worten e Replay Zone.

Mas preferi chamar à parte a responsável da Microsoft e dar-lhe conta da minha preocupação e das queixas da comunidade.

E sabe porque razão não perguntei na hora das perguntas (fui dos poucos a fazer perguntas)?

Porque os jornalistas portugueses quando vão a este tipo de eventos o que querem é despachar-se depressa e receberem o jogo gratuitamente, mais a malinha e as ofertas e esquecem-se que estão a serviço de uma comunidade que cada vez mais está abandonada.

Mas relembro o senhor anónimo que podia ter perguntado na altura... se foi ao evento porque não o fez? Porque também queria o joguinho e ter menos chatices?

BumperKy

Luís Santos disse...

Era interessante saber o que a representante da Microsoft lhe disse.

Anónimo disse...

meu caro bumperky...

"Quero esclarecer o anónimo que sim, houve quem questionasse a Microsoft no referido evento e que exclusivamente falou sobre o caso Worten e Replay Zone.
"
Quem questionou? tu?

E as respostas? quero saber pq é que a Worten e Vobis nao vendem consolas?

Se nao souberes a resposta eu digo-te!

Anónimo disse...

O problema mesmo é o facto de a Sony conseguir aultadas quantidades de publicidade e isso com a Microsoft, pronto, não acontece, pelo menos cá.
Portugal é um país pequeno e a maior parte das pessoas, tenho a certeza que não é minimamente culta para perceber de gaming, portanto se existir um labrego rico, e se esse labrego gostar de jogar e de consolas, esse labrego tem um PS3, porque a PS3 domina o mercado e a maior parte das pessoas só quer saber do que se fala bem. Esse labrego também só compraria jogos como a Bússola Dourada ou outros do mesmo tipo.
E também não se esqueção dA PS1, líder do mercado na altura, e existia a Dreamcast, uma consola muito melhor que a PS1, mas o que acontecia era que a pessoas compravam a PS1 e o mercado da DC foi-se apagando.
Às vezes ser o primeiro e ter dinheiro para publicidade é tudo...
Para mim a 360 e xbox 360 são díficies de comparar. sabem, é a má e a boazinha...

Anónimo disse...

Também não nos podemos esquecer que a Microsoft neste momento está mais interessada em resolver o prejuízo que o Windows Vista criou, a Microsoft já acelerou a saída do próximo OS, estima-se que saia em 2012.

Anónimo disse...

Correcção no 1ºcomentário:
Para mim a PS3 e xbox 360 são díficies de comparar. sabem, é a má e a boazinha...

Luís Santos disse...

Eu acho que já está mais que provado que não é só pela falta de publicidade que a coisa está feia para o lado da Xbox 360 cá em Portugal, mas é a um nível mais básico e deveras mais importante que é o da distribuição e disponibilidade dos produtos nas lojas.

Existe muita gente que não é labrega e que tem PS3 e gosta da marca porque gosta de ir a um super da sua zona e encontrar o jogo que quer em vez de andar km e ver N lojas para encontrar um jogo ou uma consola Xbox 360. Até eu sinto a diferença pois consigo encontrar todos os jogos que quero para a PS3 aqui no super da minha zona e para a X360 é uma sorte terem lá um jogo que seja para a Xbox 360.

Anónimo disse...

Boas Amigos e Fãs da XBOX.

Venho por este meio informar que a Worten abriu recentemente uma loja só de jogos, uma loja piloto no Continente da Amadora. Na qual encontramos tds as XBOX360 que existem desde arcade, a pro ,a elite e diversas outras com bundles de jogos e não só tbm têm quase tds os acessórios para a mesma. Em td tbm vão abrir agora no dia 14 uma loja Worten GAMER em gaia por isso passem a informação para quem queira e esteja interessado nas consolas XBOX.

Anónimo disse...

o facto é que a ps3 é claramente superior que a xbox 360.
porque nao falam voces das tres luzes vermelhas que afecta milhoes de consolas pelo mundo inteiro.
ha pois.....
ninguem quer algo que nao presta.....

Anónimo disse...

Foi aqui feita uma referência à Worten de Leiria, onde trabalho.

Actualmente temos lá Xbox 360s e saída? Nada...umas PS3s e e...o forte são as consolas portáteis isso sim, tem saído bem.