quinta-feira, abril 03, 2008

Blogues takedown!

Eu já ando para fazer este post à muito tempo, mas tenho andado a aguentar para ver o que acontecia, mas até hoje os blogues que vou falar não têm sido mais do que um receptáculo de notícias que todos vemos noutros sites, e outros simplesmente ficaram em obras e nunca mais saíram dali. Daí que hoje... tá tudo f/&ido, lol.

Começo pelo ENE3, foi um projecto que nasceu, morreu e renasceu outra vez e a meu ver está a preparar-se para morrer outra vez. Na altura em que o renascimento do site se deu, era uma equipa em que participava também, cheia de ideias e de esperanças e realmente foi um blogue que durante uns tempos a meu ver deu bastante à comunidade Portuguesa de jogadores. Acho incrível uma equipa de entusiastas a juntar-se todo com alguns membros dentro do jornalismo vídeo jogável como o Luís Andrade e conseguir participar em coisas como o evento de apresentação de Heavenly Sword, Halo 3 e PGR4... Todos trabalhávamos para meter notícias a tempo e horas e para fazer cobertura desses eventos especiais em que a ENE3 ia aos poucos sendo convidada a participar. Também era excelente as crónicas que muitos dos membros escreviam no blogue todas as semanas. Apesar do blogue ser feio, tinha excelentes conteúdos, era para ser lançado uma versão mais bonita, mas infelizmente nunca se tornou realidade.

No entanto aquilo está cada vez pior. Culpa de alguns membros que não quero referir que começaram a arranjar tricas entre uns e outros. A pressão e as crítica excessivas a pessoas que dedicavam bastantes horas a meter notícias no blogue chegou a um ponto de ruptura, e as pessoas começaram a sair. Eu fui o primeiro. Depois de mim, muitos outros saíram, e agora quando vou ver o blogue da Ene3 não há especiais, não há crónicas, apenas uma folha cheia de notícias e reviews que já vi noutros sites. Sendo assim para mim a filosofia do blogue foi toda para as urtigas, aquilo não é mais do que um dos milhões de blogues/sites fazem... No entanto tenho de dar crédito às pessoas que continuam naquele barco, tipo, é preciso ter mesmo amor à camisola para continuar a fazer aquilo que qualquer outro site faz sem tirar nem pôr e ainda por cima à borla (que eu saiba eles continuam a não receber um tostão pelo trabalho que fazem). Sinceramente acho que mais vale é acabarem de vez com aquilo, até podem ter muitas visitas, mas o ene3 já não passa de o que milhares de sites fazem. Quando as crónicas acabaram, vi logo que aquilo já não tinha mais para dar. Sorry Ene3, mas acho que o vosso tempo acabou.

Outro blogue que me tem desiludido é o nextgenmania, o famoso blog que era para ser o Major Nelson Português. O Bumperky continua activo, num blog dedicado a si mesmo. O blog é do jornalista Luís Andrade (Bumperky) que é também o embaixador da Xbox 360 aqui em Portugal. É um excelente blog, qualquer gamer fica estupefacto com a quantidade de material que aquele rapaz tem em casa, no entanto o Nextgenmania aquele blog mesmo dedicado ao pessoal da Xbox 360 continua em construção e dali não sai... Também diga-se de passagem que era um blog muito chato, as novidades lá eram escassas, não havia muita interactividade entre o público e o Bumperky... Talvez eu tenha ficado muito desiludido por realmente achar que ia sair uma coisa como o Major Nelson, com podcasts e tal... Talvez tenha metido as minhas expectativas demasiado altas. Mas pronto assim fica aqui o crónicas de um xbox fanboy como o único blogue (que eu saiba) 100% dedicado à Xbox Nation :) . Já agora Luís Andrade, mais vale acabares mesmo com o nextgenmania, vamos ser sinceros, aquilo quando estava online era tão secante como ver uma página a dizer under construction ou que está a ser mudado para outro servidor.

O crónicas de um xbox fanboy também reconheço que está a atravessar um mau bocado. Mas já ando a fazer isto à quantos anos? 3 anos... O blogue tem menos tempo eu sei, mas tipo, à 3 anos que tenho andado a fazer isto e agora passados estes 3 anos não sei o que raio hei-de falar mais. Daí que por hora o meu blogue não passa de uma espécie de diário de um jogador onde vou dizendo o que tenho andado a jogar e se achei fixe ou não e pronto... Discutir assuntos da indústria como a violência nos jogos, o próximo passo da Microsoft, se os jogos precisam de melhores gráficos... Tudo isso já foi já mais do que discutido por essas internets fora daí que acho que já não vale a pena. Também é verdade que tenho recebido pouca coisa vídeo jogável, mas pronto... sempre que recebo um jogo suficientemente bom para ser falado aqui, lá faço a minha crítica e meto uns vídeos. Por isso antes que membros dos outros blogues em que eu descasquei venham para aqui dizer que o meu blog também está uma merda e porque é que eu não vou morrer longe mais este blogue, sim, eu também admito que as Crónicas tem andado um pouco mornas. Não vou fazer promessas que isto vai ser muito melhor daqui em diante, temos de ser realistas e a realidade é que não há assim muita coisa para discutir e falar aqui, e enquanto não receber jogos novos vai ser difícil. Mas pronto eu cá me aguento e vou fazendo as omeletas com os ovos que vou arranjando. Ainda vão umas 70 pessoas por dia ver este blogue mais ou menos todos os dias, a essas pessoas obrigado.

Bom já chega de blogues por hoje, até à próxima.

10 comentários:

André Pereira disse...

Awesomest true ever :<
O ENE3 assumiu-se como um oásis no meio do deserto nacional dos videjogos, uma cambada de amigos gamers a dar ali como hobby, mas depois egos aumentaram e as pessoas começam a chocar e eu fui o terceiro a bazar, é a vida.
Os outros blogs nunca visitei, além do outro, mas quando esse senhor chora porque ninguém lhe deseja os parabéns...eu faço um facepalm.
O cronicas aqui continua e ali ao lado, o Blário XD

Anónimo disse...

Ya é verdade, ENE3 hoje em dia é uma merda, noticias traduzidas á babelfish lol o que tem piada é que pensam que têm ali uma grande coisa

Luís Santos disse...

Por acaso curti bastante o teu blog do Blário, até já meti um link no meu blog para as pessoas irem lá. :)

Também acho que essa da birra por não termos dado os parabéns, não era digna de uma pessoa que tem o dobro da nossa idade... Enfim face palm all the way para essa atitude.

Unknown disse...

Oi Luís! Eu sou do Brasil e tenho um xbox360... Aqui não tem um blog parecido com o seu, que na minha opinião é ótimo. Por causa do seu caráter pessoal. Sempre leio, através de RSS, nunca tinha visto a cara do blog (E não é das melhores :D)...

Meu pedido é para que não termine com esse blog, por que você se tornou um mito da internet, se comparando ao mito brasileiro do
Eudes,
do blog de hq's.


Continue firme...

Luís Santos disse...

dJorus muito obrigado pelo teu suporte. Esse comentário vai-me dar força para continuar.

Abraços. :)

Luis Andrade disse...

Caro Jedimaster, o BumperKy continua de boa saúde, estou a ver que precisas de óculos para ver o meu blog!

http://bumperky.blogspot.com/

aparece!

Anónimo disse...

Eu acho que é melhor ires morrer longe. Porque o ENE3 tem especiais, tem análises, tem artigos e tem noticias. Tudo aquilo que já tinha quando tu estavas lá e agora até tem em mais quantidade.

E quem te disse a ti que o pessoal agora não ganha um tostão?

Anónimo disse...

Bom, e com este comentário podem ver a razão de muitos terem abandonado o barco do ENE3.

Apesar de terem análises e artigos e notícias não têm aquelas crónicas excelentes que tinham, as idas a eventos também nunca mais vi nada e bom no geral o ene3 é um receptáculo de notícias num site completamente datado visualmente.

Anónimo disse...

Aquele comentário é a razão de muitos terem abandonado o barco? Épa ao menos identifica-te, tou cansado de ver cobardes a esconderem-se.

A razão de não haver artigos de idas a eventos é porque simplesmente não há muitos eventos em Portugal. O país ainda é muito fraquinho para haver eventos de videojogos todas as semanas e meses.

Infelizmente a inveja é uma característica muito comum na nossa sociedade portuguesa. A inveja faz as pessoas falarem mal das outras, e do trabalho das outras, à toa sem sequer reflectirem um pouco.

Fico-me por aqui porque já estou a dar demasiada importância a coisas que não merecem importância.

Luís Santos disse...

Pronto pronto, vamos todos acalmar os ânimos.

Para que não comece aqui uma guerra, todos os comentários que aparecerem aqui a partir de agora serão apagados assim que os vir. (pois os comentários são postados directamente sem ser necessário a minha aprovação)

Obrigado pelos comentários e boa noite.