terça-feira, julho 31, 2007

Green Machine?


Sim a Xbox 360 é a consola que tem no seu estandarte a cor verde. Mas isso faz dela uma consola que é amiga do ambiente? Aliás será que as empresas que fabricam hardware, desde a Sony à Nintendo têm estas preocupações ambientais?

É uma nova moda, e ainda bem que assim o é, sermos amigos do ambiente. Aos poucos as pessoas estão a ficar mais consciencializadas para separar o lixo, não desperdiçar energia, comprar electrodomésticos mais eficientes, comprar automóveis menos poluentes, etc. Algumas empresas já adoptaram muitas medidas ambientais, pois para além de ser bom para o ambiente, atrai mais clientes. Mas acho piada que nenhuma das fabricantes de consolas tenha chegado a uma conferência e ter perdido uns 10 minutos a falar neste assunto e que medidas é que estão a ser tomadas para fazer com que o hobby de jogar consola seja mais amigo do ambiente.

Todos nós sabemos que neste momento a Xbox 360 e a PS3 são duas consolas sedentas de energia, mesmo estando desligadas, elas gastam energia, incluindo a Wii. Ora para esse problema eu resolvo desligando a consola da tomada assim que não estou a utilizá-la. Mas mesmo assim quando a consola está ligada e quando estamos a jogar é enorme o nível de energia que a consola gasta. Ainda assim se são gamers e querem ser amigos do ambiente as consolas ainda são a melhor opção pois terem um PC para jogar gasta ainda mais energia.

Também com as next-gen vieram os comandos sem fios, enquanto que a Sony desde do principio optou por meter e bem baterias nos seus comandos, a Microsoft e a Nintendo não. Mas nesse caso podem comprar baterias de lítio poupando dinheiro nas pilhas e poupando no ambiente.

Também é bom saber que as companhias fabricantes de hardware continuam numa incessante busca de uma consola mais barata, ora nada melhor que reduzir o tamanho dos componentes que por sua vez reduz o tamanho de materiais usados, reduz a necessidade de energia e mais importante reduz o preço. Tanto a Sony como a Microsoft já anunciaram que estão a desenvolver versões das suas consolas next-gen usando um processo de fabrico nos seus circuitos internos de 65 nm, o resultado será consolas mais baratas e mais eficientes em termos energéticos ou seja, mais amigas do ambiente.

Mas uma empresa verde não se mede a ver somente se os produtos que vende são amigos do ambiente, será que a companhia em si é amiga do ambiente?

Por exemplo a Nintendo recicla o papel usado no seu dia a dia, limita o uso de papel a cores por ser mais complicado de reciclar, compra papel reciclado, recicla mais de 70% de todos os detritos usados nos seus escritórios, e promove a reciclagem de latas de alumínio e vidro na sua cafetaria. Também sabe-se que nos seus produtos 80% das embalagens usadas nos seus produtos são recicláveis, todos os manuais de instrução são feitos de papel reciclado entre muitas outras medidas amigas do ambiente.

A Microsoft também está ciente desta nova onda de ser amigo do ambiente. Neste momento por exemplo as caixas onde vêm as Xbox 360 são feitas de 65% de materiais reciclados. Também existe muitos estudos feitos na Microsoft que sensibilizam ao uso de menos combustíveis fósseis e ao uso de mais energias renováveis. Nos seus headquarters existem também várias políticas que protegem o ambiente. Outra medida de louvar feita pela Microsoft foi da instalação do maior sistema de painéis solares num dos seus campus.

Mesmo com estas medidas estas empresas gigantes ainda podem e devem fazer mais pelo ambiente, agora não percebo porque é que a Microsoft ou a Nintendo não dão mais ênfase nestas coisas durante as suas conferências, podiam e deviam fazer mais, pois é uma coisa que pode fazer com que aqueles clientes muito amigos do ambiente escolham a consola que acharem mais verde e nesta guerra de nova geração todas as armas devem ser usadas para conquistar mais clientes.

2 comentários:

André Pereira disse...

Gostei de ler e de facto preocupa-mse isto tudo a gastar X:
Acho que devo também desligar as consolas da ficha...thanks pela chapada virtual XD

Anónimo disse...

Artigo muito bom, gostei.