quinta-feira, agosto 02, 2007

MMOs. A nova corrida ao ouro desta geração?


Se na geração das consolas de 128 bits andava tudo em busca de serviços online e de fazer com que as pessoas começassem a competir online e a jogar juntas, acho que nesta nova geração vai andar tudo em busca de MMOs (Massive Multiplayer Online Games).

O estado actual de MMOs nas consolas é muito fraco, no mínimo. Não está muito melhor que a geração passada. Senão vejamos na Xbox 360 temos FFXI e Phantasy Star Online que são jogos originais da PS2. Neste momento são as únicas opções que temos no mundo das consolas.

Felizmente as coisas estão a mudar. A Sony, como seria de esperar, está na vanguarda no que toca a MMOs, eles até têm uma divisão específica para esse tipo de jogos. A PS3 vai ter o Home que não deixa de ser um MMO com toques de Second Life, mas é na sua essência, um MMO para juntar os fans da PS3 e meter as pessoas a conviver, e a viver a marca playstation.
Depois vamos ter um que se chama The Agency. Que é uma espécie de jogo de espiões.
E para além disto também foram feitos vários acordos com companhias de jogos que estão a desenvolver MMOs nomeadamente a NC Soft que é a responsável pelo Guild Wars.

Portanto penso que o que não vai faltar na PS3 são bons MMOs.

Quanto à Microsoft, não se sabe de grande coisa sobre MMOs, para além do FFXI e do PSU, também sabemos que um MMO de Conan está a ser feito e lá de vez em quando surge um rumor do port de WOW para a XBox 360, mas nada confirmado. Não se sabe de nada. Simplesmente neste departamento a Xbox 360 é quase um ZERO.

Mas porquê? Temos o serviço online mais maduro e melhor, temos agora uma consola extremamente poderosa e mais do que nunca a febre dos MMOs parece estar a aumentar. Sendo assim porque é que ainda não foi anunciado um MMO feito de raiz para a Xbox 360 e porque razão a própria Microsoft não está a desenvolver nenhum projecto MMO tanto First-Pary como Second-Party?

Lembram-se de True Fantasy Online? Um MMO que estava a ser desenvolvido pela Microsoft à uns tempos atrás para a Xbox? O que é feito disso?

Bom eu espero que na GDC a Microsoft anuncie algo. Eu por acaso não sou grande fã de MMOs, nunca me meti nisso, e neste momento não estou interessado, mas per sinto que vai ser uma das grandes chaves para esta geração de consolas. Tal como o chefe da Square Enix disse, as fundações para se fazerem jogos MMO já existem e já estão implementadas, mas é normal demorar tanto tempo até ver resultados no caso da Microsoft?

Sem comentários: