domingo, fevereiro 06, 2011

Game Dev Story - iOS

Existem jogos que parece que foram feitos em laboratórios de alta tecnologia onde obscuros cientistas de bata branca remexem no nosso cérebro para descobrir a next big thing do vício. 

Game Dev Story é capaz de ser fruto de um desses laboratórios secretos.



Game Dev Story é um jogo feito para a plataforma iOS que dá vida aos vários aparelhos da Apple (iPod Touch, iPhone e iPad). Sim ainda não saiu na Xbox 360, mas já se sabe que muitos dos jogos que tiveram um sucesso incrível no iOS (Angry Birds, Flight Control HD) acabam por se espalhar para outras plataformas. Este é mais um bom candidato a aparecer no Xbox Live Arcade. 
O jogo é um simples SIM onde o objectivo é levar uma empresa de desenvolvimento de vídeojogos ao sucesso. 

Parece ser bastante inofensiva esta receita mas... vocês nem sabem onde se estão a meter. Isto é uma droga autêntica!

Começamos com uma equipa pequena de desenvolvimento. Temos de contratar programadores, designers, engenheiros de som, compositores, guionistas... O número de pessoas e de profissões vai aumentando à medida que a empresa vai evoluindo e à medida que os jogos vão-se tornando mais complexos.



Também à medida que o tempo passa e que a nossa equipa evolui (aqui podem evoluir o vosso staff de diversas formas e treiná-los para serem mais competentes) vão desbloqueando géneros de jogo e tipos de jogo. Por exemplo podemos fazer um jogo de acção com ninjas, ou um shooter com robots. Depois podemos distribuir pontos para a direcção que o jogo deve tomar. Se o jogo deve ser simples, se deve ser realista, se deve ser polido, ou se tem um universo rico... À medida que a nossa equipa de programadores faz jogos, vamos ganhando mais pontos para gastar na direcção e desenvolver jogos cada vez melhores. 

Começamos por desenvolver jogos para o PC onde existem poucas vendas já que a pirataria é muita. Também não se ganha tanto dinheiro já que os jogos PC normalmente são mais baratos. No entanto desenvolver para o PC tem a vantagem de ser mais barato e de não necessitar de licenças. À medida que vamos lançando jogos e que os euros vão entrando na nossa conta podemos começar a procurar licenças para desenvolver jogos para consolas. E aí sim, é que se faz dinheiro. No entanto atenção! Desenvolver um jogo para uma consola tem custos bastante elevados.

Para quem segue a indústria dos vídeojogos à uns anos, vai com certeza reparar que muitas das consolas que vão sendo lançadas têm a sua parecença com a realidade. Por exemplo vão a certa altura encontrar a Sonny com as suas populares Playstatus ou a Senga Uranus! São pormenores que vão fazer as delícias dos amantes de vídeojogos.



Também é excelente a forma como este jogo de certa forma nos dá um pouco do sabor amargo que esta indústria pode ter. Por exemplo quando desenvolvemos um jogo e por alguma razão os críticos dão uma má nota o que vai afectar as vendas. Ou a entrada e saída de consolas no mercado com licenças e custos de desenvolvimento cada vez mais elevados à medida que a tecnologia das consolas evolui. Ou o envelhecimento dos nossos fãs que faz com que tenhamos de apostar constantemente em publicidade e afins para cativar novos públicos. Ou simplesmente apanhar um membro da nossa equipa num mau dia enchendo o nosso jogo de bugs que depois mais tarde têm de ser solucionados o que demora o seu tempo e como sabem... tempo é dinheiro!

Também podemos lançar para o mercado a nossa própria consola. Mas ainda não experimentei essa parte do jogo pois os custos são bastante elevados.

Este jogo fez-me lembrar um jogo da SEGA para a Dreamcast chamado de SEGAGAGA. Este jogo mega raro foi uma espécie de um mimo da SEGA para os fãs, numa altura em que a SEGA se preparava para abandonar o barco do Hardware. Neste jogo tomáva-mos o controlo da SEGA e tínhamos de combater o domínio da Sony. Claro que os nomes das companhias não eram iguais, mas quem jogasse este jogo percebia claramente do que é que se tratava. SEGAGAGA tornou-se num dos jogos mais raros de sempre. Foi lançado em quantidades mesmo muito limitadas e transacionam-se cópias no Ebay na casa dos 250 dólares ou mais!



Mas Game Dev Story apesar de ser um jogo simples e viciante tem falta de algumas coisas para se tornar numa experiência mais real. Por exemplo falta a flutuação das vendas das consolas, falta o abatimento de custos de desenvolvimento e das licenças à medida que as consolas vão envelhecendo no mercado, falta o podermos colocar uma price tag nos nossos jogos. Falta por exemplo haver uma opção de port para outra plataforma de um dos nossos jogos lançado ou até uma opção de lançamento de um jogo para múltiplas plataformas simultaneamente. Falta a opção de pedir financiamento para fazermos jogos mais ambiciosos ou para poder comprar as licenças super caras das consolas mais avançadas. Bom na verdade falta muita coisa, mas todas estas opções iriam tornar o jogo demasiado complexo para a plataforma de que estamos a falar. 

Game Dev Story é um jogo bastante competente em termos de opções (embora pudessem ter ido mais além), muito simples e que vale bem os 79 cêntimos que custa na App Store. O grafismo e o som 8 bit retro é amoroso. Sem dúvida um jogo excelente para vos acompanhar tanto numa viagem longa como numa viagem de autocarro para a universidade ou para o emprego.




1 comentário:

Anónimo disse...

melhor jogo do ios lol alto vicio e a sequela ja esta feita falta apenas a traduçao para ingles