sexta-feira, julho 11, 2008

Ninja Gaiden 2 Review


Eu finalmente cheguei ao fim de Ninja Gaiden 2 e devo dizer que apesar de ser um bom jogo, foi dos jogos que mais me desapontou até agora para a Xbox 360.

Este Ninja Gaiden 2 tinha uma tarefa bastante difícil pela frente que era ser uma sequela à altura do Ninja Gaiden 1 para a Xbox que para mim foi um dos melhores títulos de sempre a sair na Xbox. Ninja Gaiden para mim foi dos melhores jogos que joguei em toda a minha vida. Tecnicamente era absulotamente brilhante com gráficos que até ali eram inimagináveis numa consola caseira, era em termos de jogabilidade excelente, talvez o melhor jogo de acção em terceira pessoa alguma vez feito. A história não era nada de especial, mas foi daqueles jogos que ainda hoje me lembro de todos os bosses que tive de enfrentar, estavam todos espectaculares. Por isso na altura em que saiu para mim não havia nada melhor que Ninja Gaiden 1 e ainda hoje é um jogo perfeitamente actual. O jogo também era muito difícil, mas essa dificuldade era o que fazia de NG um dos jogos mais viciantes de sempre.

Devido a tudo o que Ninja Gaiden 1 conseguio ser na Xbox, era de esperar que Ninja Gaiden 2 fosse ainda melhor, afinal a Xbox 360 é um poço de potência e músculo gráfico e seria de esperar um jogo ainda mais fantástico que o anterior. Infelizmente esse não é o caso.

Em termos de jogabilidade o Ninja Gaiden 2 tem muitas melhorias face ao anterior, temos combos brutais e os finishing moves são espectaculares e ajudam bastante para que as batalhas sejam mais interessantes e frenéticas. Também verificou-se que o jogo estava mais fácil que o anterior os pontos de save agora também recuperam a nossa vida e no final de cada batalha recuperamos sempre algum dano, mas não pensem que o jogo é uma canja, tipo ainda é um dos jogos mais difíceis de passar.


Os gráficos são fieis ao Ninja Gaiden 1, ou seja apesar de tudo estar mais definido e das texturas serem um pouco melhores, à primeira vista não existe assim uma grande evolução nos gráficos, no entanto assim que começamos a batalha podemos ver que as animações estão muito mais fluídas e os efeitos de sangue e desmembramentos também são do melhor que já vi. No entanto não deixa de ser um pouco desapontante ver que a evolução gráfica tenha sido tão escassa. Ainda mais lixado fiquei quando em certas áreas de jogo comecei a experienciar slowdowns. Sinceramente era a última coisa que esperava de um jogo da Team Ninja, é que existe algumas secções que o jogo fica tipo em modo slow motion. Sim é raro, e durante o jogo todo só assisti a 3 ou 4 vezes este fenómeno, mas sinceramente ver um jogo deste calibre com problemas destes é de partir o coração.

Também está terrível a cãmara, sim a cãmara está igual à do Ninja Gaiden 1 e no Ninja Gaiden 1 não me queixei até porque carregando no gatilho esquerdo a cãmara posiciona-se para onde estamos virados e pronto apesar de não ser perfeito, funcionava bem. No entanto a cãmara de Ninja Gaiden 2 sofre de graves bugs em certas partes, principalmente em bosses o que pode comprometer completamente a nossa batalha. Já é pouco difícil lutar contra bosses, mas lutar contra bosses e contra a cãmara é demasiado mau. Mais uma vez é uma falha imperdoável num jogo que era suposto ser um dos bastiões da Xbox 360.

O Ninja Gaiden 1 também foi um jogo que me espantou bastante devido ao design dos níveis, havia puzzles e havia certas portas que no início não tinhamos acesso mas depois ganhavamos acesso e depois entravámos noutra secção da capital de Vigor. Para o mal ou para o bem desta vez os níveis são mais variados no entanto esses puzzles e cruzamentos de níveis não existem. Existem níveis que estão muito bem feitos a nível visual, mas são níveis completamente lineares, e a única coisa que temos de nos preocupar é em batalhar pois não existem puzzles nenhuns.

E como referi no segundo parágrafo ainda está gravado na minha memória os bosses de Ninja Gaiden 1, eram todos muito bem desenhados e espectculares, metiam respeito. No Ninja Gaiden 2 a maioria das boss fights são completamente banais, existem bosses que são uma autêntica anedota. Até se chegou ao comúlo de ter alguns bosses quase fotocópias de outros bosses de outros jogos como por exemplo o Armadillo de fogo que parece quase uma fotocópia dos monstros de Lost Planet, até alguns ataques são iguais e tudo! Não quer dizer que são todos assim, mas sinceramente só 3 ou 4 boss fights é que foram realmente memoráveis e épicas, o resto eram bixos sem originalidade nenhuma que estavam lá só para encher. Também não achei piada a alguns bosses que nos punham em algumas situações difícies para os matar, como por exemplo um que temos de o matar dentro de água... A ideia é gira, mas é super irritante, frustrante e nada espectacular.


Apesar disto ainda foi um jogo que gostei bastante, as batalhas eram muito boas, Ryu Hayabusa tem um leque de armas muito variado o que permite fazer batalhas sempre diferentes e brutais, e apesar das falhas técnicas e da falta de originalidade dos bosses, continua a ser um dos melhores jogos de acção em terceira pessoa alguma vez feitos. No panorama da Xbox 360 este é o melhor jogo de acção que podem comprar, comparando-o ao DMC4 é mil vezes melhor em quase todos os aspectos. Infelizmente para quem estava à espera de um jogo à altura do NG1, vai sair daqui completamente desapontado, pois NG2 está a Anos-Luz da magnificiência e perfeição do seu antecessor. Daí que leva um 8/10.

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