sábado, março 08, 2008

Lost Via Domus...


Finalmente saiu o jogo baseado na excelente série de televisão Lost, ou os Perdidos no nosso Português. O jogo chama-se Lost Via Domus, onde Via Domus é uma frase em Latim que quer dizer caminho para casa, mas a meu ver este jogo é mais um caminho para mediocridade vídeo jogável... Sinceramente depois de o jogar no meu PC é difícil encontrar pontos positivos neste jogo.

Primeiro vamos falar no único aspecto positivo que encontrei no jogo. Os cenários. Sim os cenários do jogo estão espectaculares, a ilha está muito bem representada, a praia, o crash site, a floresta, as estações... Tudo muito detalhado com uns efeitos engraçados de luz e água... 5 estrelas mesmo. Mas infelizmente as coisas boas sobre este jogo acabam aqui.
Ainda no departamento dos gráficos as personagens na sua maioria estão más, ou muito más, sim conseguem-se identificar com relativa facilidade os personagens da série, mas alguns estão longe de ser parecidos com os verdadeiros personagens. Se tivessem feito um mapeamento da cara dos artistas verdadeiros os resultados teriam sido muito melhores, e depois o problema das animações e expressões faciais que os modelos têm, deixam muito a desejar, principalmente depois de ver jogos como Mass Effect ou até mesmo o Half Life 2.

O jogo conta a história de um personagem completamente novo na série feito de propósito para este jogo, mas a história é um pouco desinteressante, apesar de ser bem contada e de deixar o jogador a querer saber o passado desta personagem. Mas no entanto não achei nada de especial, e depois o final é uma daquelas super tretas que nos deixa tipo: "WTF?"
O jogo também não nos dá respostas nenhumas aos mistérios da ilha, ou seja tudo o que se passa na ilha não é novidade nenhuma, é tudo localidades que já estamos fartos de ver na série e apenas os flashbacks e uma pequena estação com um reactor electromagnético qualquer é que são novidade. Também existem certas coisas que são um pouco estranhas. Por exemplo não conseguimos interagir com todo o cast de Lost, algumas personagens chave como o Desmond só aparecem uma vez no jogo e outras como Boone e a irmã nunca chegam a aparecer no jogo. Quando estamos na praia, ou seja no acampamento encontramos no máximo 5 pessoas por lá, tipo, na série cai um avião onde sobrevivem umas 30 e tal pessoas e só vemos umas 4 ou 5 no máximo ao mesmo tempo.

O jogo é muito curto, e é muito repetitivo no que toca aos puzzles, o fuse puzzle é repetitivo em quase todos os episódios do jogo por vezes repetem-no até 3 vezes por episódio o que é uma grande seca. Isto num jogo que não vos demora mais do que 5 horas a completar... é mesmo do pior. Quando não são estes puzzles são uns estúpidos testes de QI que aparecem quando queremos aceder aos computadores espalhados pelas estações e aparecem nos momentos mais inoportunos.

O jogo é super curto, é super repetitivo, não mostra nenhum segredo secreto da série de Lost, a história é um pouco treta, é um jogo linear, tem muita coisa que nos deixa mesmo Pissed. Este jogo é mesmo mau. Como fã de Lost fiquei desapontado e como jogador fiquei um pouco parvo como é que lançam um jogo assim. Isto não vale o dinheiro, se conseguirem arranjar o jogo emprestado como eu, tudo bem, mas mesmo assim nem sei se vale o tempo que o vão passar a jogar, eu pelo menos desejava nunca ter tocado naquilo.

Infelizmente mais uma vez jogos baseados em séries ou filmes suckam completamente. Este jogo não é excepção e faz-me espécie como é que houve analistas a dar 9/10 a este jogo. Para mim o jogo não vale sequer 5/10... É um mau jogo, muito mau mesmo.

Sem comentários: