sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Inundações...


Hoje estava a passear pelos tops do Japão e Europa e tive de concordar com um comentário de um americano face ao panorama dos jogos que são vendidos nestas 2 regiões... É só merda. O Top Americano no entanto tem jogos com muito mais qualidade nos tops do que as outras duas regiões. Talvez porque o mercado americano tem um índice de Hardcore Gamers muito mais elevado e o mercado para casual gamers seja ainda muito pequeno. Mas ainda assim... ver os tops europeu e japonês cheios de Wii Play, brain trainings, math trainings, speech trainings, babies trainings, dogs, cats & horses training, etc, deixa um gajo completamente estupefacto.

Eu nem me considero muito um Hardcore Gamer, sim gosto de jogos, sim jogo várias vezes por semana, mas não me considero um agarrado, daqueles jogadores que têm de desbloquear todos os acheivements, ver todos os extras, estar bem posicionado nas leaderboards, ver todos os fins possíveis de um jogo... Eu gosto de grandes produções videojogáveis, mas o uso que lhes dou não é de um Hardcore Gamer. No entanto também não me posso categorizar como sendo casual gamer, sim já comprei o Braintraining entre outros jogos de conceito "não jogos", mas fiquei sempre arrependido e agora quero estar longe desses "não jogos", são experiências enfadonhas, experiências que um bom livro de charadas, puzzles, sodoku e palavras cruzadas não resolva, são secantes, repetitivas e nada boas para soltar a nossa imaginação para outras dimensões.

Eu gosto de comprar as chamadas grandes produções, é o que me satisfaz mais como gamer. Não há nada melhor que pegar num jogo grandioso como Mass Effect ou Halo 3 e passá-lo.

Também por vezes gosto muito de jogar jogos no XBLA, tenho alguns, podiam dizer que são jogos casuais, mas penso que os que eu tenho não se encaixam nessa categoria, Lumines e Poker Smash por exemplo, são jogos que eu tenho e adoro. Pode-se dizer que são jogos que se conseguem estender aos dois campos do hardcore e do casual, mas no entanto não são estes os jogos que se vendem mais.

Portanto, é com muita pena que vejo a Europa e o Japão a comprar estes jogos, se é isto que vende, então não tarda muito estes mercados vão estar inundados de porcaria videojogável e isso não é bom. Os gamers casuais, esse mercado que foi desbloqueado pela Wii e pela DS maioritariamente, não estão educados sobre este assunto e não conseguem distinguir o que é bom e o que é mau, não quero dizer que não haja aí muita gente que já jogue jogos à anos e que compre braintrainings, mas acho que não devem ser os braintrainings e afins a dominar completamente as tabelas dos tops.

Sem comentários: