sábado, janeiro 26, 2008

My top 10 gamer mistakes.

Todos nós cometemos erros na nossa vida, erros como, ter bebido demais, não ter tido coragem para dar um beijo a uma rapariga que gostavam, ou não ter estudado para um exame. Mas e na nossa vida de gamer? Na nossa espécie de second life, no nosso hobby favorito que são os jogos? Alguma vez pensaram nos erros que cometeram enquanto jogadores? Não me refiro a erros do tipo, ter saltado em vez de disparar no Halo 3 o que provocou a vossa morte. Refiro-me a escolhas que tiveram de fazer e quais as que foram uma má jogada.

Ora vou apresentar então o meu Top 10 de erros durante a minha vida de Gamer. Claro que dei muitos mais erros que 10, não sou assim tão leet, mas estes foram os que mais me vêem à memória.

Erro número 1 - Ter atirado fora as caixas e os manuais dos jogos da Sega Saturn.


Numa altura em que estive a arrumar o quarto e a arranjar espaço para a minha tralha no meu armário tive a ideia que na altura parecia ser excelente de mandar para o lixo as várias caixas dos jogos saturn e os manuais. Primeiro ocupavam espaço e segundo toda a gente sabe o quão merdosas eram as caixas dos jogos da Saturn. Então meti os jogos em caixas de CD normais que eram bem melhores para proteger os respectivos jogos e as caixas originais e os manuais foram todos parar ao caixote do lixo. Claro que na altura não era tão adepto de jogos como sou hoje, não tinha aquela noção de guardar tudo original e de coleccionar os jogos daí que mandei as caixas e os manuais sem dó e piedade na altura. Mas agora que o bicho dos jogos está bem desenvolvido cá nas minhas entranhas, sinto que foi talvez a maior estupidez que fiz na minha vida de gamer.

Erro número 2 - Vender a PSP.


A compra da PSP na altura, não foi uma compra ponderada, tinha uma DS e estava satisfeito com ela, tinha a Xbox e estava satisfeito e tendo satisfeitas as duas necessidades de consola caseira e consola portátil não estava mesmo nos meus planos comprar a PSP. Mas tive a oportunidade de comprar uma e como tal aproveitei. Ora de início fiquei contente mas à medida que o tempo ia passando e não havia maneira de sairem jogos decentes para a consola, decidi vendê-la a um amigo. Até foi um bom negócio e na altura o dinheiro serviu para comprar a Xbox 360 daí que não fiquei muito arrependido. Mas agora com a saída de jogos como Wipeout Pulse e Patapon e aos preços que são praticados os jogos da PSP no mercado Português, tenho pena de neste momento não ser o possuidor de uma PSP.

Erro número 3 - Comprar a PS2.


Foi uma estupidez. Ainda hoje não posso acreditar como fui comprar uma PS2. Aliás quem fez questão de comprar uma até foi a minha irmã, mas ainda hoje fico a pensar porque raio fui comprar aquilo. A consola neste momento só serve para jogar Singstar e isto só acontece umas 3 vezes por ano. Na altura até tentei gostar da consola, comprei vários jogos, muitos deles vangloriados pelos Sony Fanboys como se fossem os melhores jogos do século. Cada um deles que experimentei se transformaram em desilusão, um atrás do outro... FFX, GT4, .Hack, FFX-2, God of War... Tudo jogos que ou eram maus, ou muito maus, ou desiludiram, ou já tinha jogado melhor na Xbox. Daí que desisti de comprar jogos para ela e neste momento só serve mesmo para o Karaoke.

Erro número 4 - Comprar o LocoRoco.


Dar 50 euros pelo LocoRoco foi também uma estupidez, mas numa altura que andava desesperadamente à procura de um jogo novo para a PSP e numa altura em que o LocoRoco era também vangloriado por todo o lado devido à sua originalidade, lá comprei o jogo. De início gostei, a música e o grafismo eram adoráveis... Mas à medida que fui jogando comecei a ver que o jogo era apenas um devaneio artístico transformado em jogo e como tal não valeu de perto o dinheiro gasto nele. Acabou por ser uma experiência que no final me levou quase a atirar o jogo à parede devido à repetição de níveis e das músicas. Acabei por despachar o jogo logo que pude.

Erro número 5 - Comprar o Ridge Racer 6.


Porque razão fui eu gastar 35 euros num Ridge Racer 6 em segunda mão para a Xbox 360? Porque um dos melhores jogos que joguei na PSP era o Ridge Racer. Curti imenso o estilo arcade do jogo e a banda sonora. Mas foi um erro pensar que a experiência de jogo na portátil fosse tão boa como na consola. Não quero dizer que a versão 360 fosse mal feita, ou tivesse sido um port mal feito, mas o Ridge Racer 6 era exactamente igual ao que tinha jogado na PSP... Sem tirar nem pôr. Daí que cheguei à conclusão que o RR é um jogo excelente para uma consola portátil para mandar uma corrida enquanto estamos à espera de um autocarro, e que ao comprar um RR não precisamos de comprar mais RR nenhum, porque são todos basicamente iguais. Só por dizer que uns têm mais uma pista ou outra e outros mais um carro ou outro, mas aquilo acaba por ser sempre o mesmo jogo. Ou seja... burrice minha ter investido dinheiro nisto, mas também despachei-o logo que tive a oportunidade.

Erro número 6 - Comprar o Brain Training.


A NDS estreou comercialmente um conceito de jogos que não são jogos. Brain Training não pode ser considerado um jogo ou pode, se considerarem fazer contas, decorar palavras e afins um jogo. Acho que não é coisa que valha 30 euros e foi daqueles jogos que só teve piada nas primeiras duas semanas, depois de ter metido a minha família toda a jogar aquilo foram só preciso 3 semanas para que as pessoas largassem o jogo e nunca mais se lembrassem dele.

Erro número 7 - Não ter comprado uma Mega Drive.


Todos temos remorsos por não ter comprado uma consola X ou Y, acho que todos os gamers gostariam de ter uma daquelas divisões que alguns gamers têm completamente forrada de jogos e consolas. Mas a consola que mais pena tive de nunca ter comprado foi a Mega Drive. Foi uma consola que marcou uma geração de jogadores e sinto um vazio por nunca ter jogado coisas como Streets of Rage ou Sonic & Knuckels naquela altura. Isto porque na altura toda a gente à minha volta falava das maratonas de sessões com o primo ou o amigo numa mega drive e o quanto se tinham divertido naquela tarde, e eu não tinha uma e realmente ficava de coração partido. Daí que uma das coisas que mais me arrependo foi de não ter comprado uma Mega Drive.

Erro número 8 - Comprar jogos para o telemóvel.


Realmente cheguei ainda a comprar muitos jogos para telemóvel, mas nunca comprei nenhum que tivesse ficado na memória por boas razões. Todos os jogos que comprei para telemóvel ou eram maus ou eram mesmo uma grande bosta. Daí que todas as vezes que andei sem guita no telemóvel por causa de ter comprado um jogo foi um castigo que eu mereci completamente.

Erro número 9 - Não ter comprado o Panzer Dragoon Saga


Numa visita que fiz ao Algarve, tinha ido visitar um centro comercial, e não é que vejo lá numa pequena loja o Panzer Dragoon Saga? E o que é que eu fiz? Nada! Não comprei o raio do jogo. Um dos melhores jogos de sempre que saiu até hoje. Um jogo que não é raro encontrar-se no ebay à venda por 100 ou 150 euros! Ainda hoje me está gravado na memória essa dia solarengo no Algarve, onde eu não comprei provavelmente o melhor jogo para a Sega Saturn e quiçá de o melhor jogo de sempre.

Erro número 10 - Ter jogado o demo de Unreal Championship 2 e ter comprado o Unreal 2 para a Xbox.


A Xbox tinha jogos espectaculares, daí que quando vi o Unreal 2 para a Xbox pensei que devia ser também um grande jogo... Mas não... É o pior jogo que eu alguma vez joguei naquela consola. Era o pior porte de sempre de um jogo que eu vi. Tinha imensos bugs, gráficos e animações nojentos, uma história de merda... Meu Deus se conseguirem achar uma coisa boa naquele jogo avisem! A outra coisa que me traumatizou, foi ter visto os tipos da Midway misturarem Unreal Tournament com Mortal Kombat. Pah que merda descomunal...

E pronto foram estes os 10 piores erros que fiz na minha vida de gamer, tenho muitos outros, mas para bem da minha saúde decidi só meter 10.

1 comentário:

Anónimo disse...

Genial post and this post helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.