quarta-feira, janeiro 09, 2008

Mass Effect = Mass Awesome

Apesar de ter recebido um jogo espectacular pelo aniversário (Call of Duty 4), não consigo simplesmente deixar a meio o Mass Effect para ir andar aos tiros no médio oriente. Mass Effect é a última obra prima da Bioware e é sem dúvida o melhor RPG que já joguei até hoje.

Uma missão na Lua, podemos ver a terra... tão frágil... E por enquanto é tudo o que temos. É o nosso dever protegê-la.
Não que tenha jogado muitos RPG's ao longo da minha vida. Curiosamente foi a Bioware que me despertou para este mundo (sem contar com o pokemon porque na altura nem sabia que era um RPG lol), Star Wars Knights of the Old Republic, foi o primeiro jogo que me fez realmente interessar pelos RPG's. Aquela cena das nossas escolhas mudarem o modo como a história se desenrolava era muito fixe e depois tendo o universo de Star Wars como background, foi o suficiente para adorar o jogo de início ao fim e no final chorar por mais. A seguir veio o Fable e o Jade Empire, os odis muito bons... o Kotor 2 veio muito mais tarde e também vieram alguns Jrpgs que me desiludiram um pouco... Até que finalmente me chega outra Space Opera da Bioware, uma totalmente nova. Mass Effect é simplesmente espectacular.

Logo no início, temos de escolher como vai ser o nosso Shepard, apesar de muito boa gente meter o Shepard Default, eu ainda me dei ao trabalho de fazer um shepard, a ideia era fazê-lo o mais parecido comigo, mas claro está, isso foi impossível e foi um completo falhanço. Apesar de ter ficado com bom aspecto, não tem nada a ver comigo. lol.

Ora aqui está o meu Shepard. Como podem ver não tem nada a ver comigo. Mas até que não saiu muito mal.
Já devo contar com 26 horas de jogo, comecei por fazer a maioria das Side Quests para ganhar experiência, apesar de não serem tão espectaculares como a Main Quest, ainda assim estão boas, para side quests. Temos muitas missões onde vamos explorar planetas e nesses planetas temos sempre uma base, ou mina para explorar e onde se encontra o objectivo da side quest, apesar de parecer um pouco repetitivo, não existe uma side quest igual a outra e todas têm histórias bem diferentes. A única coisa que poderá ser chata é andar com o MAKO pelo planeta à procura de cenas, sim de início até tem piada, mas depois de algumas horas a fazer side quests, já não sobra muita paciência para estar a passar os planetas a pente fino em busca de bases ou de minérios.

Os pontos fortes deste jogo são mesmo a História, Som e jogabilidade. Acho que a Bioware fez um excelente trabalho com a cena de misturar shooter com RPG, acho que está muito bem feito, mete mesmo pica andar ali aos tiros com o nosso Shepard e depois poder fazer upgrades às armas de forma a tirar mais dano e a melhorar a mira por exemplo.
Depois o Som, temos uma das melhores Bandas Sonoras alguma vez produzidas, existe uma mistura de orquestra com sons sintetizados ao estilo de Vangelis, fica diferente e fica muito bem. Os efeitos sonoros também estão ao nível de uma produção cinematográfica.
A história é o elemento principal deste jogo, é o ponto mais forte. Eu podia falar da história, mas depois ia spoilar, daí que só posso dizer que é uma história muito boa, e ainda mais boa é como ela se desenrola. A bioware fez um trabalho excepcional com os diálogos e com as cut scenes cinematográficas. Mas para ter uma boa história, é preciso ter um bom suporte para essa história e aí a Bioware mais uma vez foi perfeccionista, ao ponto de, para cada espécie alienígena podermos aprender sobre a sua cultura, o seu sistema político, económico entre muitas outras coisas. Para além disto temos todo o background historial do universo de Mass Effect, como guerras anteriores, datas de quando as diferentes espécies entraram na Aliance, até vestígios arqueológicos de outras civilizações. Já para não falar em todas as informações sobre planetas, armas, colónias, naves espaciais, biotics, entre muitas outras coisas. E o que mais mete pica, é que quanto mais aprendemos mais experiência ganhamos, daí que é sempre interessante e benéfico perguntar a vários indivíduos coisas sobre a sua espécie e sobre o seu planeta.

Esta senhora Alien é uma Asari que se chama Shiala. Sabiam que os Asari conseguem viver por mais de 1500 anos?

Gráficamente é um jogo muito bonito, mas infelizmente sofre de alguns slowdowns e em certas partes demora um pouco a fazer o loading das texturas de alta resolução que o jogo consegue exibir. Mas em geral é um jogo visualmente poderoso, com uma artwork espectacular trazida à vida pelo motor Unreal 3 e claro está pelo poderio gráfico da Xbox 360.

A única coisa que me aborrece profundamente neste jogo é o sistema de items. Está simplesmente mal feito, muitas das vezes estamos a mandar fora items preciosíssimos para o lixo porque não temos espaço para mais items, antes de nos aventurarmos num planeta temos de vender ou transformar em Omni-Gel os items menos bons para depois não nos virmos a arrepender mais tarde. A outra coisa que me chateia um bocado é demorar imenso tempo para categorias de skill se desenvolverem como por exemplo as do Charm e do Intimidate. Existem muitas opções de fala que ao nível 30 já deviam estar disponíveis. E eu já estou no nível 32 e continuo com o mesmo skill de charm que tinha no nível 10.

Os humanos particularmente gostam dos atributos das Asari, são todas muito sexy's. Sabiam que elas são tanto machos como fêmeas? E conseguem acasalar com qualquer espécie? Bastante versáteis sem dúvida.

Mas são apenas pequenos problemas que são depressa esquecidos com o resto da espectacularidade do jogo. Pode não ser um jogo 10/10 , mas com certeza é um jogo que merece um 9 muito sólido. É daqueles títulos incontornáveis que qualquer possuidor de uma Xbox 360 devia ter. Simplesmente não consigo parar de jogar isto. Agora que venha o próximo grande RPG da Bioware.

Sem comentários: