segunda-feira, julho 02, 2007

Splinter Cell


Um dos franchises que mais teve sucesso na Xbox original foi o Splinter Cell! Um jogo third-party da ubisoft que apresentava esperança aos developers da Xbox sobre o motor 3d Unreal 2 e foi um jogo que redefiniu completamente os jogos stealth.

O primeiro Splinter Cell chegou com muita pompa e fanfarra à Xbox, numa altura onde o Xbox Live começou a dar os seus primeiros passos, e numa altura onde eram necessários títulos de peso com urgência para consolidar a Xbox no mercado. A Microsoft conseguiu fazer com que o Splinter Cell fosse um Timed Exclusive, mas mais importante que isso, com o poder da Xbox, a Microsoft deixou bem claro: “ Se querem jogar Splinter Cell a sério, têm de ter uma Xbox.”

Daí ao sucesso tremendo de Splinter Cell na consola da Microsoft. Mesmo com um parque de consolas muito mais pequeno que o da PS2, Splinter Cell vendia melhor na Xbox que na PS2.

Ainda me lembro que foi um dos jogos mais difíceis para eu passar, ainda não tinha muita prática com jogos stealth e o Splinter Cell era um jogo Stealth bastante complexo e realista.

Devido ao sucesso tremendo do primeiro jogo, o segundo já estava na calha. Splinter Cell Pandora Tomorrow era uma maravilha técnica, puxando os limites da Xbox ainda mais além. Já não deu tanto trabalho para passar como o primeiro, mas o jogo estava fenomenal mesmo. Melhoraram os controlos face ao primeiro jogo, melhoraram o grafismo mostrando ao jogador ambientes no meio da selva… Mas mais importante que isso, introduziram pela primeira vez um modo multiplayer neste género de jogo, fazendo com que Pandora Tomorrow fosse uma sequela digna.

Mas o melhor ainda estava para vir, quando já pensávamos que a Xbox tinha chegado ao limite das suas capacidades lá havia alguém que ainda assim conseguia extrair às entranhas mais profundas da máquina o seu verdadeiro poder! Estávamos em 2005 quando a Ubisoft chocou toda a gente com Splinter Cell Chaos Theory. É talvez o jogo com melhor grafismo alguma vez feito na geração de 128 bits, era tão fenomenal que nos fazia olhar para a Xbox e exclamar “EU não sabia que eras capaz de fazer isto que eu estou a ver na minha TV!”.

Para muitos foi já uma pequena amostra do que uma consola de nova geração ia ser capaz de fazer. Para além de apresentar gráficos bons demais para ser verdade, introduzia um modo Co-Op pelo Live e com ecrã dividido! E ainda um modo multiplayer melhorado. Foi um espectáculo este jogo, uma verdadeira obra de arte.

Entretanto saiu um Splinter Cell para a PSP, uma espécie de best-of das missões de Sam Fisher, não cheguei a jogar e o jogo simplesmente não era talhado para ser jogado numa PSP onde a falta de um segundo analógico dificultava bastante o jogo.

Foi uma série que tenho seguido sempre com muita atenção, só mesmo o título da PSP é que me falta, de resto tenho a trilogia do Splinter Cell para a minha Xbox!

Entretanto chegaram as consolas de nova geração, embora já tenha a Xbox 360 faz já algum tempo, não comprei ainda o Splinter Cell Double Agent pois o preço era proibitivo. Felizmente agora conseguimos encontrar estes jogos a um preço acessível e se tudo correr bem devo receber a minha cópia ainda esta semana. Vou ver como se porta o senhor Sam Fisher na nova geração de consolas.

No futuro? Bom Splinter Cell Conviction está a ser preparado exclusivamente para a Xbox 360, e não tem cara de ser um timed exclusive, parece que Sam Fisher está de armas e bagagens para a consola da Microsoft permanentemente, no fundo vai para a consola e para a comunidade de jogadores que o mais admira e mais vibra com as suas aventuras. Vamos ver as novidades que Sam Fisher nos reserva na Xbox 360, na sua nova aventura Conviction.

Já agora sabiam que o goggle com 3 focos, era para ser descartado pelo próprio Tom Clancy’s?
É que na verdade não existem na vida real, óculos térmicos e com visão nocturna ao mesmo tempo… Mas como era um bocado mau em termos de jogabilidade ter de equipar uns goggles e depois os outros sempre que fosse necessário, os developers da Ubisoft convenceram o Tom Clancy’s a aprovar estes super goggles. Tornando-se assim na imagem de marca desta série com tanto sucesso e tanta qualidade.

Sem comentários: