segunda-feira, julho 23, 2007

Forza Motorsport 2 vs Top Gear


Tenho andado a jogar muito Forza Motorsport 2. Com o evoluir da minha progressão no jogo vou tendo acesso a provas que requerem carros cada vez mais exóticos e mais potentes. Alguns são carros perfeitamente banais, como por exemplo Mitsubishi Lancer Evo 8 ou Subarus Imprenza WRX, outros já pertencem a um patamar mais elevado. Então a minha última pancada é, à medida que vou comprando carros novos para participar em provas vou ver de seguida ao youtube o que é que os rapazes do programa televisivo Top Gear (para quem não sabe é um programa de automóveis britânico de grande qualidade) acham do carro.

E os resultados são no mínimo impressionantes.

Por exemplo Ferrari F430, antes de ir saber a opinião dos rapazes do Top Gear, já era fan do carro. O carro comporta-se muito bem na estrada, mesmo tendo um motor tão potente. É um dos carros que me dá mais gozo conduzir, pois é muito rápido e manobrável. Depois fui ver ao youtube o que é que o Top Gear achava do carro e é impressionante a opinião deles ser tão parecida com a minha, apesar de nunca ter conduzido um Ferrari F430.

Ontem comprei um Chevrolet Corvette Z06 para participar numa prova de carros americanos da classe A. Eu detesto tudo o que são provas de carros americanos, pois são bestas incontroláveis, parece que são carros que só servem para andar em linha recta, de resto são um horror em termos de comportamento na estrada. Felizmente o Corvette Z06 não é assim, fiquei surpreendido por estar a conduzir um carro americano que fosse tão manobrável na estrada. De seguida fui ver o que é o que o Top Gear tinha a dizer sobre ele. Espanto! Disseram exactamente aquilo que eu achei, é um carro americano muito potente como todos os outros carros americanos, mas insolitamente é dócil em estrada e bastante manobrável. Deve ser o único carro americano de produção que realmente dá gozo em conduzir.

Também estive a ver o que eles diziam sobre o TVR Sagaris, o último modelo da TVR que saiu e o meu carro favorito da TVR. Apesar de ser um carro completamente exótico em termos de design e de nem sequer ter coisas tão básicas como ABS é um carro bastante bom em termos de comportamento na estrada. E segundo a Top Gear, TVR Sagaris é o primeiro TVR que é mesmo controlável, e o mais agradável de ser conduzido. E bate certo, ainda noutro dia comprei um TVR Tuscan R e vi-me grego para o conduzir, por outro lado o TVR Sagaris já é muito mais dócil e sem dúvida o melhor TVR de sempre.

Isto é só para terem uma ideia do quão próximo é o Forza Motorsport 2 da realidade. É fenomenal termos percepções sobre o comportamento do carro num jogo tão parecidas com a realidade. Mesmo sem nunca termos conduzido um TVR Sagaris, ou um Ferrari F430, com o Forza Motorsport 2 podemos ter uma ideia mais próxima da realidade de como são essas máquinas do que qualquer outra pessoa. Portanto quase que se pode dizer que só quem andou mesmo, por exemplo, num Ferrari F430 e o quem jogou uma cópia do jogo Forza Motorsport 2 é que sabe como o carro em questão se comporta.

Sem comentários: