quarta-feira, junho 20, 2007

Grande entrevista com Bottles!


Quando a loja W foi fundada.... Eu assim pah! E se eu fosse chatear o Bottles (Gestor da Loja) e perguntar-lhe umas cenas etal para fazer aqui uma espécie de entrevista?
Passado uma série de semanas (mais de 1 mês) finalmente vão ter aqui em primeira mão... A entrevista do ano sobre video-jogos cá em Portugal!

Fala um pouco sobre a tua pessoa, para o pessoal te conhecer melhor.

Sou um gamer como muitos dos leitores do teu blog e do forum IC, e que tive a felicidade de entrar no mundo dos videojogos e agora de participar efectivamente no desenvolvimento dele.

Como surgiu a ideia de abrir a loja?

A ideia já vem de há bastante tempo atrás. Sempre tive a vontade de criar uma loja adequada aos jogadores e que pudesse demonstrar sem favoritismos os produtos a toda a gente. Esta ideia reforçou-se porque também trabalhei durante dois anos numa loja de videojogos, e por isso as coisas tornaram-se ainda mais interessantes.

Porquê o nome da loja ser W?

Tem alguns significados esta letra, mas de inicio a loja tinha o nome de projecto Wild World que representa para mim muito bem este meio em que vivemos. No entanto essas duas palavras eram um bocado complicadas de se dizer, e por isso decidi juntar o W das duas letras e soou-me bem. A palavra Gamestore vem por arrasto, para explicar que é uma loja de videojogos.

Foi muito difícil abrir o negócio?

Muito! Isto levou praticamente um ano até conseguir abrir a porta da loja ao público! Infelizmente ainda há muita burocracia e por isso as coisas tornam-se complicadas.

Já reparei que o teu conceito de loja de jogos está mais virado para a cultura dos jogos em geral do que limitares-te apenas a vender jogos, achas que isso vai atrair mais pessoas a tua loja? Achas que as pessoas têm a noção que o mundo dos jogos hoje em dia não se limita apenas ao jogo em si? O que achas que vai vender mais os jogos ou o merchandising relacionado com eles?

Os jogos claramente. Tudo o que rodeia os videojogos é ainda muito pequeno no nosso país. Só há bem pouco tempo é que este tipo de materiais começou a surgir nas lojas e por isso ainda não tem muita força, mas é preciso mostrar às pessoas estes produtos diferentes e que completam bastante a experiência de um jogador. É, sem dúvida, uma forma de atrair mais pessoas, e de, ao mesmo tempo, complementar os jogos com outros produtos relacionados.

Assim de repente que tipos de produtos vais ter á venda na tua loja sem ser jogos.

Bandas sonoras, t-shirts, porta-chaves, action figures, art books... e posters!

O que toda a gente quer saber é se vais ter á venda action figures do Halo!!!

E não é que vamos ter algumas para breve?!!! Estejam atentos ao blog!

Fala-me um pouco dos eventos que vão existir na tua loja? Achas que o pessoal vai aderir?

Até ao momento já organizamos alguns torneios onde tivemos uma participação bastante aceitável! Estes são os momentos em que temos a loja cheia! Para além dos torneios, já realizámos uma mesa redonda onde discutimos a nova geração, e também para breve iremos realizar novas mesas redondas com novas atracções! Organizar um Cosplay também está nos nossos planos, assim como palestras.

Já organizas-te pelo menos dois torneios, um da Mega-Drive e outro da Wii, faz um prognóstico sobre o que se passou lá, achas que as pessoas gostaram, que outros torneios vão fazer?

Como disse em cima, os torneios têm uma adesão bastante grande, e temos aqui visto pessoal com grandes prestações! Felizmente temos sempre mais do que um grande jogador, e isso torna as fases finais bem disputadas! No final todos ficam contentes, e claro que os vencedores ainda mais porque ganham os nossos prémios! Para breve vamos realizar um torneio Mario Kart 64 e alguns torneios online...

Fala-me nos teus planos de World Domination. Gostarias de abrir lojas da W noutros pontos do país?

O ideal era poder chegar a todos os gamers! Mas tem que se andar devagar... até porque a concorrência é muita e bem feroz!

Qual a tua consola favorita de todos os tempos?

Nintendo 64.

E o jogo?

Legend of Zelda Ocarina of Time.


Das 3 consolas next-gen qual achas que vai ganhar a guerra? Qual a que tu gostas mais?

É uma pergunta muito complicada mas que até acho que tem uma resposta simples. Nenhuma se deve declarar a grande vencedora porque parece-me a mim que as coisas vão andar bem repartidas. No entanto, se olharmos para os números de vendas acho que a Wii tem um andamento bastante forte para ter um grande sucesso. Ainda não tenho a PS3, mas em relação às outras duas o que posso dizer é que adoro as suas experiências. Fiquei apaixonado pelo Live da 360 e pela diferença da Wii.

E das portáteis? Qual a que mais curtes?

A DS, apesar de ter ficado abismado quando vi a PSP à minha frente por causa daquele ecrã fabuloso!

Um comentário sobre o estado do mundo dos jogos aqui em Portugal. Melhor/Pior que á uns tempos? O que pode melhorar?

Muito melhor, mas ainda com um longo caminho a percorrer! Estamos muito longe de ter uma cultura de videojogos como tem a França, para dar um exemplo, mas aos poucos estamos a melhorar. Existem também certos entraves à evolução, como o selo do IGAC, que não deixa muitas vezes que os jogos sejam colocados à venda na altura certa, ou os preços, que em muitos casos são mais altos que no resto da Europa... Os gamers pouco podem fazer para alterar estas coisas, mas os distribuidores e lojistas é que devem fazer um forcing para mudar para melhor.

Dá uma boa razão para ao pessoal para ir visitar a tua loja.

É um espaço de convívio, onde podem falar connosco e participar nas nossas actividades! É essencialmente um espaço de videojogos, novos e antigos! É um espaço para todos os gamers!

Obrigado Bottles por teres respondido ás questões e boa sorte para o teu negócio.

Bom para quem não sabe onde fica a loja, podem ir ver o Blog oficial da Loja que está na minha list de links no lado direito do blog. Por isso não percam a oportunidade de visitar esta excelente loja onde tudo sobre o vosso hobby favorito pode ser encontrado.

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bons torneios se organizam nesta loja. Tenho pena de não haver nenhuma aqui para cima.

bottles, boa sorte com a tua W Gamestore! :D

Mandalorian disse...

Já pareces aqueles gajos da bola, "prognósticos só no final do jogo". Faz-se um prognóstico antes de acontecer uma coisa e nunca depois. De resto bom trabalho com a entrevista. É disto que o povo quer.

Luís Santos disse...

Lol... Ya era mesmo para gozar com esses bonecos da bola que tanta bacurada dizem. Aqui também se diz muitas bácuras mas algumas são de propósito.

Unknown disse...

ó mandas, onde é que eu fiz prognósticos depois do jogo?! O_o

Leandro Pinto disse...

Boa sorte com a loja; é sem dúvida um projecto muito interessante.

Tenho pena de morar tão longe; se não passava por aí e ganhava esses torneios todos :D

LEANDRO_PT (IC)

Luis Magalhaes disse...

Grande entrevista Jedi, é isto que se quer. =)

Anónimo disse...

Boa iniciativa a entrevista =).
Comunidade portuguesa precisa de conhecer o que por cá há e é assim que se espalha a palavra.!