domingo, junho 24, 2007

Forza Motorsport 2 Review



Foi com muita ansiedade que esperei pelo lançamento deste jogo. No dia em que o comprei, tive uma frequência de Estatística I na minha universidade e depois de a ter feito e de ter passado aquele friozinho na barriga que todos nós temos antes de uma prova importante (BTW tive boa nota na prova e é mais uma cadeira feita), sai disparado da frequência em direcção ao local onde a minha cópia de Forza Motorsport 2 estava.

Mas ainda tive de aguentar até chegar a casa. A ansiedade era mesmo muita.

Depois de ter passado o hype inicial e depois de ter passado já bastantes momentos fixes no jogo vou dizer o que realmente acho do jogo.

Assim só para começar, este é o melhor jogo de automóveis que eu já joguei. No meu curriculum vitae de jogos de automóveis já me passou pelas mãos Forza Motorsport 1, Sega GT, Gran Turismo 4, Toca Race Driver, etc. De todos os jogos que já joguei Forza 2 é claramente o mais completo e o melhor.

Graficamente o jogo está soberbo. O jogo corre a 720p nuns constantes 60 FPS. O jogo apresenta modelos de carros bastante detalhados, apresenta texturas com bastante qualidade, efeitos de luz espectaculares. Também como já é costume os carros sofrem danos tanto a nível exterior como interior. Eu acho que aqui neste departamento só existem 2 coisas a apontar. Existem um pouco de falta de Aliasing no jogo. Ou seja nota-se um pouco de Jaggies o que é mau para um jogo deste calibre. Outra coisa que notei é que numa corrida de vez em quando existem uns slowdowns quando estão vários carros a chocar ao mesmo tempo. O jogo a nível gráfico está muito acima da média e espreme bem a Xbox 360, mas não é perfeito. Mas ninguém vai ficar indiferente á beleza que é o circuito de Nurburing, neste jogo, ou o circuito de Laguna Seca, ou Maple Valley ou o de New York por exemplo… São cenários absolutamente deslumbrantes. Ou seja apesar daquelas duas falhas que podem ser arranjadas com um pequeno update ao jogo, o jogo é o mais bonito que anda por aí.

A nível sonoro também só tenho coisas boas a dizer. O jogo tem de longe a melhor selecção de músicas que compõem a banda sonora. Temos grandes nomes da música na OST de Forza Motorsport 2. Artistas como Benni Benassi, Chemical Brothers, Prodigy, N.E.R.D., LCD Soundsystem, Paul Oakenfold, The Crystal Method, Faithless (I can’t get no sleep!!!), Gnarls Barkley, e muitos mais que não são tão conhecidos mas que têm grandes malhas também. Ou seja nunca curti tanto estar a perder tempo na auction house ou a fazer uma skin para um carro, pois ouvir esta OST é um must!

É um pouco mau não termos hipótese de meter a música do jogo a tocar enquanto estamos a correr numa corrida, embora também não seja muito mau porque ouvir o som do carro é um espectáculo, é lindo ouvir os pneus a protestar numa curva mais apertada ou quando nós apertamos o acelerador com mais violência, ouvir o assobio do turbo… É brutal mesmo.

Mas para aqueles que não conseguem passar mesmo um jogo deste tipo sem música de fundo, sempre podem usar o disco rígido da consola, ou o vosso leitor de Mp3 e usar o leitor de música do sistema operativo da consola. Ou em termos sonoros. Este jogo leva a nota máxima.

A nível de jogabilidade é imperdoável para quem não usar as assistências. Uma travagem brusca demais sem o ABS ligado e lá vão vocês pastar, num carro demasiado potente, a falta de controlo de tracção pode fazer vocês despistar-se facilmente e pastar mais um pouco.

Se usarem as assistências o jogo é mais dócil com o jogador, mas ainda assim não o podem abordar como se fosse um Need For Speed ou PGR.

A informação de física dos pneus das suspensões ou seja a telemetria do carro é actualizada 120 vezes por segundo, ou seja é quase demente o nível de informação que o jogo usa para simular a condução de um carro o mais fielmente possível.

Se mandarem uma porrada no carro, lá vão ficar com a direcção desalinhada ou pior que isso ficar com o motor pifado. Não existe um game-over no meio da pista, mas já maltratei o carro suficientemente para ele ficar praticamente parado no meio da pista. A única hipótese foi sair da corrida através do menu do jogo.

Ou seja neste departamento não tenho nada de mau a assinalar, o jogo é lixado por natureza e é um grande desafio até para o jogador mais experiente.

Agora falando um pouco do skin editor, ou seja é basicamente o mesmo de Forza 1, mas com o poder da Xbox 360 podemos fazer skins com mais de 6000 layers! Ou seja dá para fazer coisas belíssimas com este editor. Não é preciso procurar muito para verem verdadeiras obras de arte criadas por este editor. Os menus e as ferramentas deste editor estão melhoradas, ou seja é muito mais agradável de se usar este editor que o do jogo anterior.

O online também é espectacular, é bem capaz de ser o jogo Xbox Live com o melhor net code alguma vez feito. Nunca entrei numa partida com lag. Os jogos correm sempre muito bem. Podemos fazer torneios online, podemos criar career races onde ganhamos dinheiro online. Temos a auction house onde podemos comprar e vender carros por leilão. É muito completo o online deste jogo. O jogo está brutal mesmo no aspecto do online. Único erro a apontar é que às vezes quando saímos de um lobby demora imenso tempo a voltar para o menu do online. Tipo, erro um pouco parvo…

Só digo que este jogo está fantástico, se tiverem o volante oficial da Xbox 360, ainda melhor. Infelizmente não posso dizer nada sobre isso já que não tenho nenhum, mas quem tem diz que é brutal. Toda a gente que tem gasolina de 100 octanas a correr nas veias em vez de sangue, deve comprar este jogo. Está espectacular, adapta-se a vários níveis de skill do jogador e tem uma curva de aprendizagem bastante porreira para os menos dotados. É o melhor jogo de carros que se pode comprar. E só na Xbox 360. ;)

Gráficos: 8.5/10

Som: 10/10

Jogabilidade: 9/10

Longevidade: 9.5/10

Online: 9/10

Nota final: 9.5/10

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda joguei pouco mas concordo com essa análise, menos na parte dos gráficos porque aquilo é jaggies a dar com um pau. A banda sonora é fantástica, talvez das minhas preferidas de sempre, é pena realmente não se poder ouvir durante as corridas mas o estrondo dos motores compensa.
E a parte online está brutal, fiquei mesmo impressionado por não sentir nenhum lag, e a parte dos torneios também está excelente.

Dos melhores da 360, agora era bonito era lançarem um patch com anti-aliasing que aquilo quase fere os olhos.

Luís Santos disse...

Realmente já se fazia sentir o problema dos Jaggies no demo, embora no jogo final tenha sido atenuado.

Um patch podia resolver isso.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís Santos disse...

Caro senhor anónimo, voçê pode vir para aqui sempre que quiser descarregar a frustações que têm acontecido na sua vida de merda, eu continuarei a apagar os seus comentários. A sério não me custa nada.

Por isso esteja a vontade, diga toda a caralhada que quiser, voçê não me afecta minimamente.

Mas já agora vou lhe dar o conselho de arranjar uma vida e parar de foder o juízo aos outros.

Mando-o cordialmente pró caralho. E tenha um resto de bom dia.