sábado, março 17, 2007

Sony na GDC.


Pah não tenho falado muito na GDC mas hoje vou dar uns toquezitos neste assunto principalmente no que toca á Sony.

Portanto parece que a Sony esta GDC em vez de fazer asneira, finalmente fez um evento que decorreu dentro da normalidade... Muitos dizem que foi tipo a melhor keynote da Sony que foi altamente o Home e o Littlebig Planet mas tipo depois de tanta m&rda que fizeram, só o facto de fazerem uma coisa normal na percepção dos gamers parece que foi realmente a melhor keynote do planeta.

Vendo as coisas friamente, o Home é um um second life onde engloba acheivements, avatars e um mundo virtual onde podemos estar e passar o tempo. Podemos ver vídeos, jogar, conheçer pessoas etc, e vai ser em príncipio uma aplicação de borla. Claro que é muito giro isto, é diferente e demonstra que a Sony não foi só atrás da concorrência mas efectivamente conseguiu fazer um serviço que realmente trás algo de novo. Mas muitos gamers dizem que não vão querer participar naquele mundo e que querem como no Xbox Live, aceder aos conteúdos de forma rápida e eficiente. Porque estando a utilizar o home se quiserem ir ver um vídeo, lá vão ter de voçês procurar naquele mundo o vídeo. Claro que a Sony vai nos dar as duas hipóteses ou seja o Home mundo virtual ou uma cena parecida com o Xbox live que é só escolher e ver. Mas na minha opinião o Home não vai passar de uma moda, que no início vai ser giro e tal para experimentar, mas no longo prazo as pessoas vão-se fartar daquilo e depois vai tudo usar o sistema text based a lá Xbox Live.

Quanto ao LittleBig Planet, tal como todos os jogos esquesitos que são vendidos a full price este também não vai ser excepção no que toca ás vendas, ou seja, vai vender mal. O conceito é engraçado, mas aquilo é um jogo de plataformas e ponto final. Não trás grandes novidades no que toca a jogabilidade e coisas do género. O que trás de realmente muito bom é dar o poder aos utilizadores de criar os seus próprios níveis. Isso sim vai ser fixe. Mas lá está isto está condenado a ter vendas como o LocoRoco ou como o Okami, isto vai vender pouco e é jogo que sinceramente estava melhor no PS Store á venda por um preço simbólico em vez de ser vendido como um jogo full price nas lojas.

Finalmente falo de ratchet & clank. ISSO SIM! Isto sim é que todos deviam estar a falar, este jogo é que realmente mostra o poder da PS3 e a criatividade dos developers da Sony. E por incrível que pareça ninguem fala disto, toda a gente fala no Home e no LittleBig Planet que são só desvairos dos devs da Sony e que pronto, é fofo e giro mas são produtos de nicho. O Ratchet & Clank é o primeiro jogo da Ps3 em que eu olho e digo, sim senhor isto sim é Next-Gen. O resto tinha sempre falhas, ou cores pobres, ou texturas de merda etc, este não, este está no auge. Pena é não se ter dado tanto hype a este jogo como deram ao LBP e ao Home. Sinceramente acho que a Insomniac (que continua a ser um estúdio independente da Sony) devia também começar a fazer umas coisitas para Xbox 360.

Enfim só para acabar queria avisar a todos que neste momento não tenho Xbox Live Gold porque aminha subscrição expirou, por isso excusam de me mandar convites para jogar porque não vai dar para jogar online com a Silver Account. Quando tiver o serviço Gold de novo eu aviso.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Ratchet não foi falado na GDC porque não apareceu na GDC, tão simples quanto isso.

Luís Santos disse...

Então devia ter sido mostrado...

Pah tipo uma keynote só com produtos de nicho e não apresentarem um jogaço daqueles, foi uma beca estúpido.

Mandalorian disse...

São opções estratégicas. Por exemplo a Bungie também não mostrou nada de Halo 3 e Halo Wars.