quinta-feira, novembro 23, 2006

Multiplayer Online. Mais jogadores = Mais divertimento?

Bem tenho andado entretido a jogar Gears of War multiplayer, desde já volto a sublinhar que é muito bom mesmo. Também vou aqui referir a grande jogatana que o pessoal do InsertCoin e eu fizemos online, foi mesmo muito porreiro, haviamos de formar um clan lolol.

Mas tenho andado a pensar pois Resistance o título mais apelativo da PS3 contém suporte online para 40 jogadores ao mesmo tempo. Batalhas com 40 pessoas soa muito bem, mas na prática não é lá grande coisa no caso do resistance. Por exemplo existem mapas no resistance que são enormes, até para 40 pessoas é estúpidamente grande, isso a meu ver é mau, pois mapas grandes dispersa bastante o pessoal e andamos tempo demais sem ver ninguém para fragar. A outra coisa que não sei se a Sony reparou é conseguir encher uma sala de jogo com 40 jogadores online é muito difícil.

Estavam todos á espera que a Bungie viesse a fazer com que Halo 3 tivesse também 40 ou mais jogadores online ao mesmo tempo, mas curiosamente a Bungie veio dizer que vai-se manter nos 16 players online. E muito sinceramente não fiquei nada chateado com esta notícia, desde que o multiplayer seja bom.

Comparando com Gears Of War que apenas suporte 8 jogadores, digo que só com este número bastante mais pequeno que os 40 de resistance, consegue ser bem mais claustrofóbico que o que possam pensar. Os mapas estão feitos de tal maneira que passa-mos pouco tempo sozinhos. Fico com aquela sensação que se Gears tivesse mais jogadores iria estragar um pouco a experiência de jogo. Existem mapas que até acho pequenos mesmo para 8 jogadores.

Sendo assim o que interessa aqui é que não basta vir com o maior número de jogadores online para o jogo ser um bom jogo multiplayer. Quem não souber balançear bem as coisas, número de jogadores e tamanhos dos mapas acaba por lixar a experiencia online e o divertimento da coisa.
Não estou a dizer que jogos com mais de 16 jogadores são maus, apenas digo que para suportar esse número de jogadores é preciso pensar em várias coisas e secalhar no final compensa mais ter menos jogadores em acção do que mais. Existem jogos com mais de 16 players online que funcionam lindamente.

E fica aqui o meu pensamento sobre esta cena do número de players online, é que pelas notícias e comentários que se tem feito pela net e pelos foruns parece que o melhor jogo multiplayer é aquele que tem mais jogadores ao mesmo tempo online e isso é simplesmente uma ideia muito errada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem pensar! Gears of War com mais pessoal seria simplesmente horrível. Assim com 8 pessoas pode-se fazer vários jogos seguidos e divertidos. Acho que é sempre melhor ter poucas pessoas do que muitas. Sempre consegue manter um melhor equilibrio entre equipas, como consegue ser algo mais "pessoal" ou amigo, onde convivemos com pessoas normalmente.

Btw, já te adicionei! :D Temos que fazer uns joguinhos pá! :P

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado