domingo, novembro 26, 2006

Gears of War Review!


Vou agora tentar fazer uma crítica decente ao jogo, depois de o ter experimentado em todas as vertentes e depois de o ter passado até ao fim e gasto umas boas horas online acho que já estou apto para falar sobre o jogo sem aquele hype inicial que nos invade sempre que compramos um jogo novo onde parece ser tudo um mar de rosas.
Bem Gears of War é quase um mar de rosa.

Começando a falar pela parte visual do jogo, o jogo tem uma apresentação muito boa, tem menus simples e sem grandes efeitos onde no fundo vemos a roda dentada com a caveira vermelha. É engraçado porque o jogo tem uns menus tão simples, e depois quando entramos no jogo os nossos olhos quase que não acreditam no que estão a ver. Este é sem dúvida alguma o jogo com melhores gráficos que já saiu em qualquer plataforma. Aproveitando o poderoso motor gráfico Unreal 3, este jogo é capaz de vos entregar uma experiençia visual com níveis nunca antes atingidos, sendo talvez o primeiro jogo que aproveite decentemente as capacidades da Xbox 360. Também é importante dizer que não vi bugs gráficos nem coisas esquesitas acontecerem, vê-se que a Epic teve muito cuidado a polir o jogo. Frame Rate é estável a maioria das vezes e no multiplayer corre como água. Outra coisa de notar que é verdadeiramente extraordinária é que no modo Co-Op não se vê degradação gráfica esperada por estarem a jogar com ecrân dividido. Sinceramente já estive a olhar para um e para outro e não consigo ver diferenças.
Os gráficos são tão bons que as cut-scenes apesar de usarem o motor de jogo são bem melhores que muita CG que anda por aí. Com motores de jogo destes simplesmente não existe necessidade de ter vídeo CG para fazer cut-scenes.
Voltando-me para a direcção de arte a Epic criou um mundo fantástico. Só de olhar para a arquitectura dos edificios parcialmente destruidos, ver os modelos das personagens, até as armas são bonitas. Aliar detalhe gráfico deste com uma direcção de arte de topo vai fazer com que estejam constantemente de boca aberta enquanto jogam.

No departamento sonoro também só tem coisas boas. Liguem este menino a um sistema sorround e vão ver o que é que eu estou a falar. A banda sonora é boa, não é assim uma banda sonora que fique no ouvido como a de Halo, mas cumpre muito bem a sua função. Em termos de vozes e de efeitos sonoros está lá tudo. Toda a qualidade que seria de esperar de um jogo de topo.

A jogabilidade de Gears of War é bastante simples. Temos os controlos básicamente iguais ao de um shooter com umas nuances aqui e ali. Existe muito uso ao butão A neste jogo, serve para correr se o mantiveram precionada e ficarem colados aos objectos espalhados pelo cenário para estarem abrigados do fogo inimigo, também serve para saltarem para a frente ou para os lados. Ora o que acontece ás vezes, e se jogarem isto multiplayer vão decerteza encontrar este defeito mais vezes do que gostariam, é que ás vezes querem saltar e ele faz couver, outras querem correr e encosta-se, ou seja o butão A não devia servir para isto tudo. Tirando esta pequena falha, que com algumas horas de pratica pode ser colmatada, está tudo muito bom. É um grande shooter sem dúvida e um desafio enorme até para os jogadores mais experientes. Passar este jogo não é pêra doce principalmente no modo de dificuldade INSANE. A nível de AI também está bastante bom, os inimigos nos modos de dificuldade mais difíceis tentam flaquear-vos e atacam sem misericordia, voçês não têm um minuto de descanso. Os vossos companheiros de equipa também são muito competentes. Claro está que de vez em quando lá existem uns trolhas tanto da parte inimiga como na vossa equipa que saiem do couver e vão atacar feitos rambos e depois claro está são chacinados. A sério este jogo é táctico, não é um shooter sempre a aviar. Irem a correr e a disparar á rambo contra o inimigo = morte certa. Por isso antes de adquirerem este jogo e se gostam é de entrar a matar em vez de planear as coisas com calma e usar técnicas de flanqueamento então podem riscar este jogo da vossa lista.

A história do jogo é talvez o calcanhar de aquiles do jogo, muito banal e conta com muitos clichés que já encontrei em outros jogos da Epic, como por exemplo o famoso caso de um sobrevivente que pensa que vai ser salvo, mas depois é obrigado a ajudar a equipa e no processo tem uma morte trágica. Sim, é um uma pena que este jogo não tenha uma história mais elaborada mas sinceramente o jogo é tão fixe que isto quase passa despercebido ao jogador. Mesmo assim uma coisa é certa quando acaba-mos ficamos com uma vontade imensa de saber mais sobre o jogo, e o que vai acontecer a seguir, ficamos com vontade de comprar Gears of War 2 só para ver o que se vai passar a seguir. Imaginem isto como um filme de acção bem bom, onde os efeitos especiais, os actores, cenários e acção são tão bons que dispensa de uma história mais reboscada e diferente.

Na parte do multiplayer os mapas estão fantásticos, nível gráfico estão brutais, a nível de diversão também. Isto é um jogo que é para ser jogado em equipa e dá no máximo 4 jogadores para cada equipa, e meus amigos isto vicia. Mesmo eu que não sou grande jogador no online de GOW não me pude deixar de encantar pelo Gears online. Existem 3 modos de jogo diferentes, e vários mapas. Uma coisa também exelente neste jogo é que a palavra Lag não entra no vocabulário de Gears of War. Ainda não joguei uma partida onde o Lag me afectasse. Existe por vezes um problema a entrar num jogo multiplayer, ás vezes existem connection lost, mas depois de 2 ou 3 tentativas lá conseguimos entrar.

Falando na parte da longevidade o jogo é bastante curto, o modo off-line passa-se bem numas 10 horas. Passarem o jogo em todos os modos de dificuldade e achar as cog tags todas vai-vos deixar jogo para umas boas 25 horas dependendo da vossa habilidade. Se tiverem Xbox Live e se gostarem de jogar online então vão ter virtualmente jogo que vai durar até sair Gears of War 2. Também não se esqueçam do modo co-op e dos vários acheivements.

Portanto no geral este jogo merece as grandes notas que levou. É o melhor jogo que a Epic fez até hoje. Merece ser considerado a Killer App da Xbox 360 e sem dúvida que merece ser comprado por qualquer apreciador deste género.

Gráficos: 10
Som: 9
Jogabilidade: 9
Longevidade: 8

Nota final: 9

Sem comentários: