terça-feira, novembro 14, 2006

Episódio 7 - PS3!

Já saiu a PS3 no Japão.

YEAHIIiiii!

100000 consolas foram para as lojas japonesas desaparecendo num instante... Depois claro está de os donos das lojas terem chamado a polícia para controlar as pessoas que desesperadamente tentavam gastar 600 euros à parva.

Mesmo assim não achei nada de especial, foi um lançamento morno. Não se venderam muitos jogos. Aliás existem pessoas com PS3 que nem sequer têm um jogo. O que é normal tendo em conta que não havia assim nenhum jogo de jeito a acompanhar o lançamento da consola.

A net foi invadida com várias reviews de vários jogos da PS3. Achei particularmente interessante a review de THP8, onde não existe online para a PS3 mas existe para a PS2 e onde a versão PS3 sofre de imensos slowdowns, muitos mais que a Xbox 360. Mais interessante ainda é que temos de instalar um ficheiro de 300 megas no disco da consola para ficar com tempos de loading iguais aos da Xbox 360. Eu bem avisei que o leitor de BR da PS3 ia ser muito leeeennntooooo...

Mais engraçado são os ficheiros que temos de instalar se quisermos no Ridge Racer 7 ou Genji. São 5 gigas! Para cortar tempos de loading que de outra forma iam durar mais de 30 segundos.
É as vantagens de ter a hard-drive para todos diz a sony... Mas de que me serve ter 5 gigas de informação para um jogo ficar com tempos de loading minimamente aceitáveis, se depois fico sem espaço para todas as outras fantásticas opções de multimédia como filmes e música.
Eu digo que isto é uma granda banhada mesmo. A Sony não devia ter lançado a PS3 com uma drive tão lenta. A Xbox 360 mesmo sem usar disco rígido bate completamente em tempos de loading a PS3 e quando existe um disco rígido ligado á Xbox 360 ela também irá aproveitá-lo para fazer os loadings mais rápidos.
Eu diria até que a Sony viu-se mesmo obrigada a meter disco rigido na PS3 em todos os modelos não pela desculpa que "ia dividir a userbase" mas sim porque a sua drive de blu-ray é muito lenta.

Também não demorou muito até um grupo de Japoneses fazerem uma autópsia da PS3. Eles desmontaram e mostraram ao mundo as entranhas daquela gigantesca consola.
O que eu notei é que vai ser uma grande chatice para os hackers meterem lá chips e cenas parecidas. Aquilo está tudo muito bem apertadinho não deixando quase nenhum espaço para meter chips. Também notei que até chegar á board principal da consola é preciso desmontar a consola todinha. Pareceu ser um processo muito moroso.
Fiquei foi estupefacto com o sistema de refrigeração da consola. Uma gigantesca ventoinha assistida por canais de cobre é o que faz a consola não derreter. Outra coisa gigante é a powersupply daquilo. Não admira que a consola tenha dimensões de baleia.

Agora é esperar para ver como corre o lançamento americano. 400000 consolas já devem estar prontas para chegar ás lojas. Vamos ver se lá não estala uma guerra civil por falta de stock de PS3. lol.

2 comentários:

Unknown disse...

Antes uma fonte do tamanho de uma baleia dentro da consola que uma do tamanho de uma baleia a ocupar-me espaço atrás da TV...

Luís Santos disse...

Realmente é bem melhor ter uma consola do tamanho de um elefante do que ter uma consola pequena e bonita mas com o fonte escondido atrás da TV.

Olha a minha PStwo tem a fonte atrás da TV...

Enfim existe pessoas que tem de defender a marca até nas coisas más que têm. lol. Sony Fanboys FTW!