sábado, outubro 21, 2006

Episódio 3 - Marcar o passo

Já corre a notícia da Microsoft estar a desenvolver aquilo que será a consola que irá suceder á recém chegada Xbox 360. Sim, neste ramo das tecnologias não existe mesmo tempo a perder.
Não existe tempo a perder para quem quer ser líder.

Ora corre a notícia que a Microosft deve em breve meter-se no negócio dos CPUs. Quando a Microsoft se mete numa coisa mete-se mesmo a sério. Sinceramente não sei onde é que eles vão buscar know-how para fazerem chips que sejam competitivos com os da IBM/AMD/Intel, mas eles lá devem ter alguma carta debaixo da manga.

Também ouviu-se dizer que a a consola deverá sair em 2009/2010. Passado 4/5 anos do lançamento da X360. Podem pensar que é pouco tempo, mas como sabem 4 anos no mundo da informática é muito tempo mesmo. Enquanto que a Sony vêm com a história da treta que a PS3 irá durar 10 anos... Bem mas isto não tem nada a ver. Este anuncio da sucessora da Xbox 360 estar já a ser fabricada é uma picada forte á Sony que ainda não tem a PS3 nas lojas e vê-se que financeiramente já está bastante debelitada o que a ia impossibilitar de começar já a desenvolver a PS4. Já para não falar que o que era bom para a Sony era que a PS3 estivesse no mercado mais de 5 anos sem ter uma Xbox 720 1000 vezes mais poderosa que a PS3 no mercado. Portanto fazendo as contas até chegar a próxima next-gen a XBox 360 esteve no mercado 4/5 anos e a PS3 apenas 3 anos! 3 anos não chega para a Sony fazer o mesmo sucesso que fez com a PSone e a PStwo. A meu ver se a Microsoft conseguir meter no mercado a sucessora da Xbox 360 no mercado em 2009 a Sony está basicamente metida em grandes trabalhos, podendo mesmo retirar-se do mercado.

Portanto esta estratégia pode ser a chave para finalmente a Microsoft conquistar as salas de estar de todo o mundo. Sony não aguentará o passo da Microsoft, eles neste momento já estão como um cão cansado com a lingua de fora a cair para o lado, enquanto que a Microsoft está no modo velocidade de cruseiro práticamente imparável.

Só para ficarem com a ideia que agora quem marca o passo da indústria é a Microsoft, a Sony já não tem condições para o fazer.

4 comentários:

Anónimo disse...

A Sony não pode deixar as consolas :(

Anónimo disse...

Crónica bastante interessante mas no entanto a meu ver um pouco exagerada.
Eu li algures que a Microsoft ia tentar fazer um chip para a sua próxima consola e não entrar no negócio dos CPU. Nem imagino a própria Microsoft aventurar-se de cabeça em concorrência com a IBM, Intel ou AMD.
Sobre a MS estar a produzir a proxima consola, também apenas li que já se encontrava a pensar nela. Mas isso não é nada de especial ou de novo. Todas as grandes empresas, quando lançam um produto começam logo a pensar e a trabalhar no seu sucessor. No entanto muito pode e irá mudar no planeamento de uma Xbox 3.
Ainda é muito cedo para dizermos que a Xbox 360 vai encostar a PS3 a um canto. Mas tudo aponta para que a Xbox vai num bom caminho! Não é a consola que vende, mas sim os seus jogos... E nisso, a Microsoft anda a apostar realmente forte e feio.

Parabéns pelo blog e continua a escrever as tuas crónicas. Que apesar de não concordar com algumas das coisas que escreves, não deixo de ter interesse em o ler. :)

Luís Santos disse...

Bem... Talvez tenha interpretado mal a cena da M$ fazer o CPU, mas o CPU da Xbox 360 é feito pela M$ e pela IBM embora a participação da M$ nesse campo seja pouca. Não sei como eles irão abordar o caso na próxima xbox 3.

A questão fundamental aqui não é achar normal que estas empresas estarem a pensar nas sucessoras. A questão fundamental é que se tudo correr como planeado a PS3 só irá estar 3 anos no mercado quando chegar a Xbox 720... Isso ia ser o pior cenário para a Sony.

Mas obrigado pelo apoio, é bom saber que existe pessoal que gosta de ler estas crónicas. E claro cada um com as suas opiniões e é bom que quando não concordem com algo deixem um comentário para tornar este blog ainda mais interessante.

Abraços.

André Pereira disse...

O que senti a ler esta cronica: ouch x.x
Nos somos o que mais sofremos :X
Boa cronica