quinta-feira, dezembro 08, 2011

Deus Ex: Human Revolution Review



It's been a while!

Hoje trago-vos a minha crítica ao jogo DEUS EX: HUMAN REVOLUTION, um jogo da EIDOS Montreal e da SQUARE-ENIX. 

Nunca tinha jogado um Deus Ex antes. Quando saiu o primeiro Deus Ex não tinha computador que o conseguisse correr e quando finalmente adquiri computadores com a potência necessária o jogo já estava muito datado. Lembro-me que o primeiro Deus Ex tinha sido muito aclamado pela crítica e depressa conquistou um lugar entre os melhores Shooters de sempre. Depois lembro-me de experimentar a demo do Deus Ex 2 na Xbox. Fiquei bastante interessado no jogo já que os gráficos eram realmente muito bons, mas depois nunca cheguei a comprá-lo. Eis que é anunciado o Deus Ex: Human Revolution. Não foi um jogo que tenha esperado ansiosamente que chegasse, nem sequer era fã da serie, mas como este Deus Ex se tratava de uma prequela ao original, dicidi comprar. E sem dúvida alguma que foi uma excelente decisão.



Para quem não sabe Deus Ex conta-nos uma história de ficção científica onde os humanos podem comprar "Augmentations" para melhorar alguns aspectos físicos e mentais do seu corpo. Queres saltar 9 metros? Compra umas pernas novas! Queres levantar 1 tonelada? Que tal implantes de músculos robóticos para uma força extra? Queres conseguir processar mais informação mental? Comprar um Neuro computador que ajuda o teu cerébro. No mundo de Deus Ex qualquer aspecto humano pode ser potenciado graças à tecnologia. No início as "Augmentations" foram criadas com um intuito de ajudar as pessoas que por alguma razão perderam capacidades físicas (paraplégicos, cegos, surdos, etc.) mas como se sabe os humanos querem sempre mais e os que já eram saudáveis queriam ter capacidades sobre-humanas. Poderosas empresas de tecnologia foram criadas e depressa tornou-se costume entrar em guerras de espionagem e terrorismo industrial. Mesmo a própria sociedade sofreu grandes transformações. Para adquirir "Augmentations" era necessário dinheiro e depois era necessário mais dinheiro para comprar uma droga que impedia os implantes sintéticos de serem rejeitados pelo corpo humano, isto levava a que muitas pessoas morressem.

Portanto, a história é mesmo boa e muito interessante. Quem gosta de ficção cientifica depressa vai ficar interessado neste novo universo criado pela EIDOS. Para além de ter uma história muito bem pensada e que nos faz pensar, tem a capacidade de nos emergir neste mundo. Muitas foram as vezes que uma sessão de 1 hora se transformou numa de 4 horas. Sempre que peguei neste jogo nunca dei pelo tempo passar, o que começa a ser raro nos dias de hoje.



Para além da história, o ambiente que o jogo nos transmite está na mouche. As cidades, os personagens e a direcção de arte estão espectaculares. Pode não mostrar os melhores gráficos do mundo, mas estes estão sem dúvida bastante bons. A música também está "spot on".

Deus Ex: Human Revolution é um jogo que consegue misturar vários géneros num só e em cada um desses géneros consegue ser excelente. 

1. É um excelente FPS. O jogador tem à sua disposição vários tipos de armas e de granadas, só tenho pena da Eidos não empregar um pouco mais de tempo no feeling de disparo das armas, é tudo muito estático e claramente abaixo dos padrões dos últimos FPS que saíram. Mas é só um pormenor. 

2. É um excelente RPG. Ao longo da viagem de Jensen, o jogador vai ganhando experiência e dinheiro para comprar Praxis Kits que possibilitam desbloquear novas habilidades, assim como aumentar as suas capacidades físicas e mentais. Parece bastante banal, mas o sistema de upgrades das augmentations de Jensen é dos melhores que eu alguma vez vi num jogo. Quando se faz um upgrade consegue-se  realmente sentir a diferença no gameplay e muitas destas augmentations mudam radicalmente a forma de avançar nos níveis. É muito frequente, quando um jogador faz uma nova augmentation conseguir aceder a áreas que antes não tinha acesso, ou mudar o ambiente do jogo a seu favor. É realmente um dos aspectos mais bem conseguidos em Deus Ex.



3. Exploração/Aventura. A meio do jogo, e depois de ter adquirido um certo número de augmentations é que tive mesmo a noção da excelência de Deus Ex em termos de level design. Cada área tem dezenas de formas de passar. Muitas vezes existiam 5 maneiras diferentes de entrar numa sala. As augmentations também possibilitavam o desbloqueio de novas áreas nas Cidades, era só uma questão de voltar mais tarde com as novas capacidades. Muitas dessas áreas tinham surpresas bastante boas.

4. Stealth. Para quem gosta de jogos Stealth, Deus Ex é simplesmente imperdível. É possível passar o jogo todo sem matar ninguém e é possível passar o jogo sem ser detectado e sem disparar nenhum alarme. claro que existem sítios que é praticamente impossível de fazer isto, mas com muita paciência, com um bom conhecimento dos níveis e com as Augmentations certas é possível passar o jogo todo completamente indetectável. 

Resumindo, este para mim é sem dúvida o melhor jogo que joguei em 2011. Sim, sei que ainda me faltam jogar muitos jogos deste ano para dizer com 100% a certeza que este é o GOTY de 2011, mas uma coisa é certa, Deus Ex: Human Revolution é um dos melhores jogos desta geração. Uma história excelente aliada a uma boa jogabilidade em múltiplas disciplinas dos videojogos e em conjunto com um level design de outro mundo fazem de Deus Ex Human Revolution um dos meus jogos favoritos de sempre. É um jogo altamente recomendado.

1 comentário:

Anónimo disse...

WOW just what I was searching for. Came here by searching
for lizards

Feel free to surf to my blog - kitchen cabinet