segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Wet - Review

Apesar do nome parecer bastante sugestivo, ainda para mais quando se faz uma pesquisa no google com esta palavra, Wet acabou por ser uma agradável surpresa. Na verdade, Wet não tem nada a ver com miss's tshirts molhadas ou outras coisas com caris sexual, Wet refere-se a uma pessoa que tem sangue nas suas mãos e neste jogo vamos ter litros e litros de sangue a passar pelas nossas.



Todos os jogadores ávidos que conheço têm uma certa relação difícil com os bargain bins. Porquê? Porque das duas uma, ou os jogos que estão lá são maus, ou se forem bons já os jogámos à 1 ano atrás. Wet foi um jogo retirado de uma dessas ilhas de jogos amontoados a baixo preço e muito sinceramente quando o comprei nunca pensei que fosse gostar tanto. Foi uma compra por impulso. Quando cheguei a casa fiquei uns bons minutos a olhar para o jogo e a pensar, mas porque raio fui comprar isto? Quando o jogo foi lançado tinha sacado o demo e achei-o bastante banal, nunca mais me lembrei dele até o ver no bargain bin.

Wet é um shooter em terceira pessoa cheio de acção e muito slow-motion à mistura para dar um ar mais cinematográfico e cool à coisa. Na verdade este jogo faz esse papel muito bem, pois os criadores quiseram-no mostrar como se fosse uma série de televisão na década de 70/80. Wet até tem um filtro de filme velho nos gráficos e em certos momentos do jogo mostra anúncios de TV antigos. Aliás os produtores deste jogo não se acanharam a ir buscar influências aos filmes do Quentin Tarantino e de Clint Eastwood dando a Wet um ar bastante único. Se uma das vossas principais queixas no mercado são que os jogos hoje em dia parecem todos iguais devido ao uso dos mesmos motores gráficos, direcções de arte desinspiradas e OST's Hollywood Style, neste jogo não vão encontrar nada disso. É um jogo fresco e único, uma verdadeira rebelião dos produtores em relação ao que mais se faz nesta indústria.



Infelizmente apesar deste jogo ser bastante original, não se livrou de uma certa não originalidade em relação à sua mecânica. Este jogo é quase uma cópia de Stranglehold, no entanto, apesar das muitas influências, as novidades inseridas conseguem tornar Wet ainda mais frenético.
Também foi pena não ter havido um budget maior para este jogo, nota-se perfeitamente que o tempo gasto no motor gráfico foi escasso, os gráficos são dignos de uma PS2 ou Wii em vez de uma consola com os cavalos de potência de uma Xbox 360 ou PS3.

Entramos na pele de uma anti-heroina sexy chamada Rubi. Muito rude e muito boa na arte de matar é das melhores mercenárias do mundo, quando as coisas ficam feias, Rubi é a pessoa indicada para limpar. Ao longo da aventura, o jogador é levado a vários locais desde a China Town em São Francisco até a Londres e Hong-Kong. Apesar dos locais serem variados, os cenários podiam ser mais distintos. Em termos de jogabilidade e se conhecem já Stranglehold, já sabem o que vos espera, muitos e muitos tiroteios com acrobacias mirabolantes em câmara lenta e um sistema de pontos que nos encoraja a matar os inimigos de várias formas e com estilo. Para além das várias armas que a Rubi dispõe, temos também uma catana para matar os inimigos que se aproximam perigosamente ou para despachar um inimigo que tenha resistido ao tiroteio.



Wet é um jogo bastante linear, andamos de corredor em corredor a despachar inimigos até chegarmos a uma arena onde temos de bloquear portas para que os inimigos parem de fazer respawn. Esporadicamente temos secções de tiro com uma metralhadora fixa e algumas secções que se passam na auto-estrada onde saltamos de carro em carro a matar gatunos da mafia.
Para além destas variações existem secções que transformam os gráficos do jogo por completo. Estas desencadeiam-se quando Rubi dispara na cabeça de um inimigo que se aproxima perigosamente e ela fica com a cara cheia de Sangue. Aqui a música transforma-se, os gráficos ficam estilizados à lá Killer 7 e temos de fazer a maior Kill Chain que conseguirmos para ganhar pontos que servem para melhorar armas ou desbloquear novas habilidades para a Rubi. Estas secções são sem dúvida os pontos altos do jogo.



Os únicos let downs para mim são mesmo a falta de batalhas com inimigos mais evoluídos e os gráficos que são fracos. Mas para compensar é um jogo bastante divertido e com uma jogabilidade simples e directa. Não demora muito para o jogador começar a matar inimigos com grandes acrobacias. Também não posso deixar de constatar que o final deste jogo foi um dos mais pobres, esperava uma batalha mais interessante mas tudo o que tive foi uma cut-scene acompanhada de quick timed events. Esperava algo mais excitante.

No final desta grande aventura de Rubi, fiquei fã. Por vezes os jogos baratos e que não tiveram grande sucesso comercial são mais interessantes do que muitos Juggernauts da indústria que vendem milhares e milhares de cópias. É um título experimental, que quebra todas as regras estabelecidas pelos grandes blockbusters e tenta fazer as coisas de uma maneira diferente. Apesar da grande maioria destas experiências falhe a nível comercial, pelo menos criou-se uma coisa diferente e temos de dar Kudos aos developers que fazem e lançam para o mercado este tipo de jogos alternativos. Wet pode não ser o jogo mais forte a nível técnico e pode ter os seus problemas, mas é um jogo divertido, com uma art work diferente e uma jogabilidade simples e viciante. Quando virem este jogo numa dessas bargain bin's dos hipermercados, não hesitem em levar uma cópia para vossa casa. Vale a pena.

Sem comentários: