segunda-feira, agosto 25, 2008

Reviews


Noutro dia estive a ler um artigo de um tipo qualquer que falava sobre game reviews, infelizmente não tenho o link, mas o artigo falava que a maioria dos analistas, estavam já pré-formatados para dar uma nota específica a certo jogo dependendo do seu hype. Ou seja imaginem que um site ou uma revista não tinham dado um 10/10 ao GTA4... Podem pensar, "oh qual era o problema?", mas o problema seria, que esse site ou revista ia ser queimado vivo por uma legião de fãs zangados que não entendem como será possível um jogo como GTA4 levar uma nota abaixo das suas expectativas. E quem fala de GTA4 fala também de outras grandes franchises como Halo, Metal Gear Solid, Gran Turismo, etc.

É pena haver tanta pressão no lado dos analistas de jogos, a culpa também é dos jogadores que exigem notas altas para aqueles jogos que estão anos e anos à espera e depois querem ter ainda uma espécie de marca oficial de um site ou revista que diga que o jogo é mesmo bom, e como se essa marca fosse impedir de um fã de Metal Gear Solid deixar de comprar o MGS4 por exemplo, mas infelizmente as coisas funcionam assim.

Também tenho de admitir que quando fazia review's no Ene3, sentia essa pressão, como era um site demasiado próximo e sustentado por uma comunidade de jogadores Hardcore, era uma tarefa que exigia bastante responsabilidade. Para além disso como eram muitos analistas e como cada um fazia a sua análise também ficávamos dependentes das notas que os outros davam a outros jogos. Por exemplo, dar um 10/10 ao Bioshock, e depois dar um 9/10 ao Halo 3, a meu ver era injusto, daí que a solução que tinha era dar notas um pouco acima daquilo que eu achava para que o jogo tivesse a nota justa, tendo em conta o hype e tendo em conta os outros jogos que tinham sido avaliados anteriormente. Claro que naquela altura era novo naquelas andanças e penso que hoje em dia tenho uma forma diferente de olhar para os jogos, ou seja, realmente transmitir ao jogador o que senti ao jogar e dar-lhe a minha opinião sincera sobre esse jogo. Não é que não tenha feito isso no ENE3. Porque se formos a ver só a indústria dos jogos é que é afectada por todas estas pressões tanto pelas pessoas que fazem os jogos como pelas pessoas que compram os jogos.

Pegamos no exemplo do cinema, se formos ao metacritic existem lá filmes que tanto levam um 8 da revista X como levam um 0 da revista Y. O tipo que fez a review do filme do site X até achou piada, divertio-se e gostou e deu uma nota, enquanto que o tipo Y estava à espera de um filme mais intelectual ou assim e deu um 0 e mais nada. Agora imaginem a clusterfuck que seria se o site X tivesse dado ao GTA4 um 8/10 e que o site Y tinha dado um 0/10! Simplesmente o site Y ia ser crucificado por uma legião de fãs raivosos enfurecidos. E mesmo o site X não escapava de levar umas críticas por não ter dado um 9/10 ou um 10/10... Mesmo que fosse tudo justificado pelo analista, mesmo que o 0 fosse mais que justificado, na realidade do mundo dos jogos, o homem que tenha dado essa nota passado um dia ia aparecer morto no seu apartamento.


Recentemente temos também o exemplo de Too Human, um jogo que tem sido alvo de muitas críticas mas também de muitos elogios, é um daqueles jogos que ou se gosta ou se odeia, mas mesmo assim, os que gostaram do jogo quando vêm notas de 4/10 ou 5/10 começam logo a fazer vídeos e posts contra o site X e Y que tenham tido aquela opinião do jogo. É que nas internets basta isto para que o vosso site de jogos saia com a imagem completamente denegrida por causa de uma nota que por acaso não foi de acordo com os fãs.

Tudo isto me faz um pouco triste, é pena que os analistas não possam realmente dizer aquilo que acham sobre o jogo, muitas das vezes vê-se eles a perguntarem aos colegas de trabalho que nota hão-de dar, qual será a mais justa (eu sei porque também fiz isso), e isto porque se eles dão uma nota abaixo daquilo que se espera, eles estão lixados, o que é pena.


Continuando nos exemplos, o Braid é um jogo que tem sido criticamente aclamado como um dos mais inovadores jogos de sempre, uma verdadeira pérola, conquistou o coração dos fãs e da imprensa, e por causa disso tem colecionado imensas notas de 10/10. Ora na minha humilde opinião o Braid apesar de toda a sua genialidade e apesar de ser um jogo bastante bonito e polido, não passa de um jogo de nota 8/10 ou até mesmo de 7/10. Sim não é um mau jogo, mas também não é nem de perto um jogo excelente. Deviam haver hints ao longo do jogo para não ficarmos presos em certos puzzles, existem alguns puzzles que são bastante irritantes, o jogo é pequeno, o final... enfim nem deixa o jogador com sensação que passou o jogo, o som não é tão genial quanto isso. Enfim é uma série de aspectos que estão longe de serem bons, e ontem quando cheguei ao fim de Braid fiquei tipo... "Ok... então este é que é o melhor jogo XBLA?"
Mas já se sabe que se eu tivesse um site de reviews ou se fosse um analista e desse uma nota destas ao jogo já tinha sido crucificado. Infelizmente Braid e muitos outros jogos já têm uma nota nos imensos sites e revistas, mesmo antes de saírem, ás vezes quase que basta andar pelos fóruns para saber as notas que os jogos vão ter no futuro. É triste que as análises sejam assim corruptas por tantos factores externos... Porque é que as análises de jogos não são como as da música ou de filmes? Será que ainda é muito cedo para nos deixarmos de merdas e cada um analisar o jogo como acha?

Sem comentários: