sexta-feira, março 21, 2008

Betas... A controvérsia desnecessária...


Por incrível que me possa parecer, porque realmente já que penso nisso, é incrível... desde da Beta de Halo 3 que tenho entrado em todas as Betas sem grandes problemas... Mas epah sinceramente nunca tive assim um querer descomunal de entrar numa Beta. Sim comprei o Crackdown não por causa da Beta de Halo 3 mas sim porque é um dos melhores jogos feitos nesta geração de consolas. Não fiz grandes cenas para entrar na Beta de Call of Duty 4, aliás foi tipo: "Hei estão a dar keys neste site!", fui lá meti o meu email pouco depois tinha recebido uma key para entrar.

Ontem começaram a dar Keys para a Beta de Battlefield Bad Company, primeiro gerou controvérsia pois a Beta é exclusiva da Xbox 360, logo não faltou muito para o grito dos fanboys de PC e PS3 por essas internets fora se ouvir. Mas depois as public key's foram todas dadas em menos de 2 minutos... aliás diz-se que essas keys nunca chegaram a existir. Agora para entrarem na Beta precisam de ser membros do IGN insider que é a pagar.

Eu entrei na Beta graças ao Manny-Calavera, ele tinha uma conta da IGN que acho que não era a pagar, ele emprestou-me a conta dele e consegui arranjar uma Key. Apesar de uma conta normal de IGN parecer funcionar, no site onde davam as key's não mostrava essa informação daí que deixou muita gente lixada com a cena.

Hoje fui ao Xbox Portugal e vejo lá um texto do Bruce Frederico a falar de uma chulice por parte da IGN e da EA para entrar nestas betas. Depois do texto o ranting todo de pessoas que ficaram deveras ofendidas por esta atrocidade.

1º Hello!? Tipo é só uma estúpida Beta que somente tem um modo de jogo e dois mapas... Tipo pode haver muita gente que queira jogar isto, mas... tanta merda por causa de uma coisa destas?

2º Podemos mesmo estar a condená-los por causa do que eles fazem? Antigamente nem haviam Betas, agora só porque a EA se associou a um site para distribuir as Key's e esse site dá privilégios aos membros que pagam pelos seus conteúdos, vamos dizer que é uma chulice? Tipo se querem entrar na Beta têm de ser membros, as betas não são nem podem ser para toda a gente, aquilo é um programa de teste, não pode permitir que milhões e milhões de pessoas se liguem e mandem abaixo os servidores estragando a experiência a toda a gente.

3º No artigo fala-se de lucrar com betas. Tipo se querem entrar mesmo, mesmo na beta, têm de se registar no site, acho que é o mínimo que se pode pedir para aquele serviço, as pessoas é que têm de ver se vale a pena pagar para ter acesso a uma beta, não é que eles estejam a obrigar as pessoas a pagar pela Beta...

Vocês devem estar a pensar: "tipo este gajo tá a dizer isto porque já entrou na Beta", sinceramente não estou assim tão excitado quanto isso, claro que é fixe poder entrar na beta, mas se eu não entrasse não ficava nada chateado, muito provavelmente nem vou passar mais do que uma ou duas sessões a jogar aquilo.

Agora é realmente estúpido uma coisa que li hoje no site kotaku, que é a EA cobrar a partir do MP do Xbox Live dinheiro por armas novas para usar na beta. Isto se for verdade é um bocado estúpido, mas lá está, só as pessoas pobres de espírito ou que não sabem o que hão-de fazer ao dinheiro é que vão comprar essas armas. Assim como é estúpido as pessoas se irem registar no site da IGN a pagar só para entrar na Beta. Mas sinceramente eu espero que isto não passe de um rumor parvo.

Não é que isto seja chular o pessoal, eu acho que o facto da Beta estar a ser disponibilizada para os membros do IGN e para o pessoal que fizer a pre-order do jogo tem todo o direito de entrar na Beta, agora essas micro transacções para ter armas novas na Beta é uma parvoíce. Acho as micro transacções uma coisa excelente, pois por apenas 5 ou 10 euros normalmente recebemos conteúdos extra que realmente estendem a longevidade dos nossos jogos, mas venderem conteúdos para betas ou desbloquearem o conteúdo que já está no jogo pela troca de alguns euros é também condenável... Mas lá está só compra quem quer, e se à gente que compra estes conteúdos é estúpida, e assim cada vez mais coisas destas vão aparecendo no marketplace.


Portanto... Chill Out. Have fun!

1 comentário:

André Pereira disse...

Quando os videojogosa afectam as pessoas a um certo nível é triste : <
Se tivesse a consola também concorreria para dizer: "Hey, estive ali!"
Mas não chorava, nem nada, quero ver se já tenho a consola para a beta do Left 4 Dead! Isso sim, matarei.