quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Evolução da Xbox

No início os dino... lulz...

No início o logo da Xbox era para ser isto:

Azul e Cinza.

Se repararem o Símbolo era para ser o X do comando que por acaso se manteve azul. Aliás o primeiro protótipo da Xbox apresentado ao público era cinzento e bastante bizarro.


Aliás o Dead or Alive 3 que foi jogo de lançamento da Xbox, tinha um item que era esta Xbox espacial.

Claro que tanto o símbolo como a consola no final ficaram assim:


A consola tomou uma posição horizontal e um design mais terreno e modesto. Ainda assim foi muito criticada devido a ser grande e a não ser muito apelativa à vista.
O logótipo também sofreu uma mudança gigantesca. Foi adoptado o preto e o verde para diferenciar-se da Sony que era Azul e preta. O verde era uma cor que não tinha sido explorada pelas companhias de jogos até a microsoft chegar, daí que foi uma boa escolha para melhor diferenciar a marca das outras. Ainda assim a Xbox tinha um ar muito agressivo, as letras eram futuristas e bicudas, o próprio símbolo eram como se fossem dois cortes em forma de X e o verde era um verde "Nuclear". Sem dúvida o símbolo agressivo e ousado.

Com a chegada da Xbox 360 o logo sofreu outra vez uma mudança extrema. Desta vez quiseram fazer a Marca menos Hulk e mais Bruce Lee. As letras adoptaram uma forma mais redonda e simpática, os aneis verdes também dão um ar porreiro à imagem da consola, o verde é um verde mais limpo e simples, e o preto foi substituido pelo branco. O que era uma imagem de marca agressiva passou a ser uma imagem mais tranquila e bem disposta. Ainda assim em alguns aspectos a tradição mantêm-se. Desta vez o corte que faz o X foi feito numa esfera cinzenta que curiosamente é igual à que encontramos no comando da Xbox 360. O verde que sai dessa esfera continua a ser aquele verde brilhante "Nuclear".


Curiosamente este padrão de anéis verdes só foi usado de início e vê-se nas caixas das consolas.


A consola também sofreu muitas alterações estéticas para melhor na minha opinião. O branco é agora a cor pré-definida, embora já tenha saído também uma versão preta. É também mais pequena e mais fina que a anterior. Desta vez pode-se meter tanto na vertical como na horizontal. É totalmente configurável, pode ou não ter Disco Rígido, pode ou não ter cartões de memória e vários comandos, assim como a ligação de vários periféricos pelas portas USB. Penso que é um excelente trabalho tanto a nível de beleza como de funcionalidade.

E vamos continuar a ver como esta marca evolui, por hora está a ter um grande sucesso tendo em conta que é uma marca muito nova ainda. Vamos ver como se transformará no futuro.

1 comentário:

André Pereira disse...

Gosto da evolução :P
Mas não querias dizer Bruce Banner em vez de Lee? Sendo o Banner a versão calma do Hulk.