quinta-feira, novembro 01, 2007

Enzo Ferrari vs Maserati MC12


Este grande nariz, o símbolo do tridente, aquela enorme boca, são algumas características únicas que fazem qualquer apreciador de carros, exclamar: Olha é um Maserati!


Mas poucos sabem que o Maserati MC12 é quase como um irmão do Enzo Ferrari. A Maserati foi adquirida pela Ferrari já faz uns anos, passado algum tempo a Ferrari decidiu levar a marca Maserati de novo às corridas de competição automóvel, mais propriamente os campeonatos da FIA GT.


Aproveitando a plataforma, o motor e a caixa de velocidades do Enzo Ferrari, criaram o MC12. Mas ficou um pouco aquém do Enzo, em termos de performance.

O MC12 é mais comprido, aliás, demasiadamente comprido, é mais alto e um pouco mais leve que o Enzo Ferrari (pesa menos 30 kilos que o Enzo). Apesar do motor ser o mesmo que o do Enzo, o Maserati MC12 tem menos 21 cavalos. Mesmo assim ter um carro com 630 cavalos é uma loucura. E já agora, este carro não trás rádio...
Vai dos 0-100 em 3,8 segundos e tem uma velocidade máxima de 330 km/h.


Depois o Enzo Ferrari... O já mítico Enzo Ferrari. O carro que os engenheiros da Ferrari tiveram tanto orgulho nele que decidiram dar-lhe o nome do fundador da marca. É um carro maravilhoso. Era para ser chamado F60 apesar da Ferrari só ter feito os 60 anos de existência este ano (e o Enzo foi lançado em 2003). Dentro da Ferrari chamam-lhe o F131.


Foram feitos 400 Enzo Ferraris, sendo o número 400 leiloado para ajudar as vítimas do Tsunami, com um valor de quase 1 milhão de euros.


O carro tem um motor V12 baptizado com o nome do Filho do Fundador da Ferrari o Ferrari Dino Engine, consegue debitar 651 cavalos de potência que traduzido para português significa que pode ir dos 0-100 em 3.14 segundos e consegue atingir uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.

Ambos são extraordinários, mas não há dúvida alguma que o meu favorito é mesmo o Enzo Ferrari. É o melhor carro alguma vez construído pela marca do cavalo empinado.

Sem comentários: