sexta-feira, outubro 12, 2007

Futuro da Xbox 360


Bom realmente cada semana que passa, mais uma bomba rebenta nas hostes da Microsoft. Estava tudo tranquilo, o Halo 3 estava a desfrutar de um sucesso estrondoso, quando vindo do nada. BLAM! Bungie fica independente. Não quer dizer que a Bungie vai deixar de fazer jogos para a Xbox 360, mas como a Bungie quer crescer ainda mais e como é impossível crescer apenas a dedicar-se a um único jogo de cada vez, eles vão aumentar a produção de jogos. Mas isso não quer dizer que os jogos saiem todos na Xbox 360. Aliás por enquanto a escolha natural da bungie será produzir jogos para a Xbox 360 porque já está habituada e tem o know-how de todas as ferramentas da Micro, mas no futuro a Bungie pode começar a a fazer jogos para outras consolas e tornar-se um developer multi-plataforma. Mas, por enquanto, e se a Micro jogar bem as cartas, pode ser que a Bungie se transforme numa espécie de Team Ninja, que é maioritariamente leal à Xbox 360.

Quando se aproximava a passos largos o lançamento de outro dos jogos mais esperados pelos fãs da Xbox 360, o PGR4, eis que a Activision compra a Bizarre Creations. Mais uma vez um grande developer que apesar de ter sido até à data independente, foi uma das Software Houses que mais contribuiu para o sucesso da Xbox 360 com o Project Gotham Racing.

Mas as más notícias parece que não param de chegar aos fãs da Microsoft. Ontem à noite caí a maior bomba de sempre. A Electronic Arts compra o duo Bioware/Pandemic... Mas pelo o que se sabe a Bioware só soube desta aquisição mais tarde, pois quem era dona da Bioware manteve-se calada até estar tudo tratado com a EA. Ora todos os fãs da Microsoft questionaram-se, então o que raio vai acontecer com a trilogia de Mass Effect?
Aliás eu não sei que repercussões esta aquisição vai ter nas vendas de Mass Effect. Já foi dito que Mass Effect é exclusivo da Xbox 360, mas Mass Effect é uma trilogia e se não se sabe ao certo se vão ser feitos os outros dois jogos, qual é a piada de comprar o primeiro se depois não iremos ter a continuação?

Aliás com todas estas aquisições de companhias que estavam a desenvolver jogos para a Xbox 360, os fãs já se começam a perguntar se isto não será o início do fim da Microsoft no mercado das consolas. Claro que isto é impensável, ainda para mais agora que a marca Xbox 360 nunca teve tão forte. Mas sinceramente a perda destes developers todos, está mesmo a afectar psicologicamente as hostes da Microsoft.

Ainda assim as internets são muito engraçadas. Se a Microsoft tivesse comprado a Bizarre, não tivesse deixado a Bungie ir e tivesse adquirido a Bioware todos diziam que a M$ comprava tudo e todos. Agora já dizem que a M$ devia ter comprado aquilo tudo e que o fim está próximo, por ter deixado estas empresas escaparem. lol.

É bom realmente é que num futuro próximo seja feito um anúncio que seja positivo para a Xbox 360, isto realmente desmoraliza um pouco as pessoas que investiram tanto dinheiro na consola da Microsoft e que já estavam habituadas a certos jogos. Vamos ver o que o futuro nos reserva e vamos ver se não caiem mais bombas para o lado da Microsoft.

4 comentários:

Glorioso disse...

Creio que todas estas aquisições e fusões não vão trazer grandes preocupações. A Bungie vai certamente crescer e isso nunca é negativo, no caso da Bizarre os direitos do PGR são da MS e não vão cair em "mãos alheias". O caso da Bioware ainda não foi explicado, mas não acredito que a trilogia não venha para 360, em exclusivo ou não pouco me importa.

Nastase disse...

Pois, até poderá não criar grande mossa, mas veja-se o caso da Sports Interactive e da Eidos: o Championship Manager era o santo graal dos jogos de gestão futebolística. Na separação das duas companhias, a Eidos ficou com os direitos da marca CM e a SI com o código e know-how do jogo. Resultado? O Football Manager é agora o melhor jogo do gênero. O CM? Mais vale nem se lembrar que esse jogo existe...

www.revolucaodigital.net

Anónimo disse...

Xbox 360 é um videogame excelente, porém, devido ao problema das três luzes vermelhas da morte (3rld) não vale a pena comprar o console. Meus amigos que o possuem compraram e agora não têm dinheiro pra consertar e não tem garantia também, pois videogame é destravado. Por isso, optei pelo PS3, pq mesmo sendo caros seus jogos, posso comprar um por mês sem pesar no bolso. Melhor gastar com jogos do que com consertos.

Anónimo disse...

quem escreve "a" xbox 360 é um otario
pq se fala "o" xbox 360
o xbox 360 é uma palavra masculina
bando de otarios
tem varios anos de videogames
e posso afirmar isso
esses caras q postam isso deve ser aqueles nerds troxas