domingo, junho 10, 2007

Episodic Content. Excelente ideia. Mas estará a ser bem utilizada?

Bom a Valve deve ter sido uma das primeiras empresas a vir dizer que o que os jogadores querem são jogos mais pequenos, mais baratos e que não demorem 2 ou 3 anos a serem feitos. Mas acho que o que a Valve está a fazer com o Half Life 2, não está a ser o que eles tinham pensado ou pelo menos o que eles deram a a entender aos jogadores.

O Half Life 2 Episode 1 já saiu á muito tempo mesmo, e ainda não saiu o HL2 EP2. Ora devia ser suposto estarem a sair episódios de Half Life 2 pelo menos de 6 em 6 meses, não de 18 em 18 meses ou mais... Pelo menos era esta a minha expectativa. Ainda pior, se estão a lançar episódios que não contêm uma história fixe, e que seja só mesmo para encher chouriços e para calar aqueles fans que querem sempre mais, acho que não vale a pena.

Já outro exemplo é o Sin Episodes, saiu o primeiro, que até não era mau, e até agora... nada de episódio 2. Tipo queria ver as caras das pessoas que investiram no Sin Episode 1 ficando com um jogo incompleto, e depois virem a saber que não vão poder jogar os próximos jogos num futuro próximom e secalhar nunca vão poder jogar o episode 2 porque foi cancelado devido ao pouco sucesso de vendas do primeiro.

O Sam & Max já é um bom exemplo de episodic content nos jogos, a meu ver têm saído com frequência e os fans sabem que não faltará muito para chegar o próximo episódio.

Pah e assim é que devia ser. A meu ver o episodic content só faz sentido se:
1º Tiverem uma história como deve ser e novidades suficientes para manter os jogadores interessados (coisa que a Valve falhou no seu HL2:Ep1)

2º Não demorar mais de 6 meses a ser feito, bolas um episódio que demore mais de 1 ano a ser feito perde o interesse, e depois quando finalmente o recebes ficas naquela: "Bolas demoraram tanto tempo a fazer o episódio e é só isto?" Se as empresas vão embarcar nisto do episodic content têm de primeiro ter a certeza que conseguem entregar ao público jogos de 6 em 6 meses ou menos.

3º Preço barato.

Bom e eu sempre quero ver por exemplo no caso do Halo, que também vai ter direito a episodic content se vou ter de esperar tanto tempo pelos episódios e se vou ser tratado com episódios da treta sem história nenhuma só mesmo para dizer que pronto temos um jogo de Halo novo.

Sem comentários: