segunda-feira, maio 07, 2007

Devs System Wars!


Já se sabe que os fans de uma consola, pah vão sempre para os fóruns dizer a minha consola é a mais fixe de todas, depois criam blogs como o meu a dizer que a consola X é a melhor porque não sei quê, mas pronto, isso é normal.

Na minha opinião o fenómeno fanboy começou na batalha épica entre a Nintendo e a Sega, onde havia bastantes rivalidades entre as duas companhias e com certeza que haviam muitas bocas e campanhas de publicidade a denegrir o adversário de uma certa forma. Claro que com a Internet este fenómeno explodiu, pois agora temos chats e merdas tais, onde várias pessoas de diferentes facções se juntam e andam à porrada verbalmente. Mesmo assim apesar disso tudo gosto de ver estas guerras, desde que sejam bem argumentadas e não coisas do estilo: "Ahh a minhah consola é melhore porke tem 7 precessadors e um leitore de blue-rai !1!!!111!!1"
Mas quem começa com isto não são as pessoas, são as próprias empresas, não há publicidade melhor que meter os próprios consumidores a falar das consolas e se forem bons opinion makers podem converter, e convencer muitas pessoas a juntarem-se a ela e comprarem a consola X em vez da Y.

Foi assim que me converteram, eu como quase 90% da população Portuguesa, estava com ideias de comprar a PlayStation 2 porque era bué da bué, mas depois analisando bem os prós e os contras vi que a Xbox era a melhor opção embora também tenha de admitir que naquela altura quem comprava uma Xbox tinha de ser muito corajoso e ter alguma fé. Posso dizer que tive, apostei num new comer sem experiência nenhuma no mercado, gostei e voltei a comprar e se amanhã saísse uma Xbox 720 eu voltava a comprar.

Bom mas agora o que é giro também são os próprios developers virem juntar-se á festa fanboy, pah sinceramente é parvo porque toda a gente é fanboy, até mesmo que tem as 3 consolas gosta sempre mais de uma em relação a outra por causa de Je ne c'est quoi. As pessoas tendem sempre a identificar-se mais com uma marca do que com outras, e é aí que se vê qual é que preferem mais. Gosto muito de ver aqueles pseudo-diplomatas nos fóruns, que não são fanboys porque têm as consolas todas mas depois consegue-se sempre ver claro como a água que apesar de ter as 3, existe uma que é melhor que as outras todas. Bom mas adiante...

A Rockstar veio dizer que estava com dificuldades em fazer o GTA4 na Xbox 360 porque existe quem não tenha HD na consola (Core versions) e depois o DVD com 9.4 gigas é limitado para o que querem fazer. Pah eu não sei mas penso que mais uma vez a Rockstar devia estar muito bem calada, porque existe um jogo chamado Oblivion que é grande comó car")(! e está a ser feito um jogo chamado Mass Effect que se cumprir o prometido vai ser mesmo muito grande.
Pah claro que estalaram uma pequenas guerras aqui e ali. Pah os developers por mim podem dizer o que quiserem, pah é lixado de meter o jogo num DVD? Pah pode ser... Mas já há quem o fez e não se queixou, por isso é que acho que deviam ter mais cuidado com o que dizem.

Bom claro que pouco tempo depois a Ubisoft veio dizer que o Splinter Cell Conviction (exclusivo Xbox 360) era impossível de se fazer na PS3. Pah também digo já se é para fazerem a merda que fizeram com o SC4 que está um verdadeiro escarro na PS3, acho que mais vale eles ficarem-se mesmo pela Xbox 360 pois pelo menos ai o SC4 parece um jogo next-gen. Mas também mais uma vez essa treta de ahh jogo X não pode ser feito na consola Y porque não sei quê, para mim é um argumento de treta. Obviamente que explodiram mais umas flame wars por essa internet fora. Mas pah eu digo, que venham mais Devs dizer coisas destas porque nunca me ri tanto a ler as guerras nos fóruns, pah então os fóruns americanos são de partir a rir mesmo.

Sem comentários: