terça-feira, maio 15, 2007

Apertem os cintos pois...


... as coisas vão ainda ficar piores. Isto é o que Howard Stringer o CEO da Sony deve estar a pensar e a dizer para os seus investidores. Hoje sai a notícia de que as perdas da Sony este semestre já não eram assim tão severas à muito tempo. Estimasse que perderam qualquer coisa como 630 milhões de dólares. As coisas não parecem vir a melhorar pois as vendas da PS3 apesar do que se diga e do que se possa pensar não são nada de fantástico e nada que permita a Sony continuar a vender o sistema por 600 euros, por isso também se espera que já este Verão a Sony desça o preço da PS3 em 20% que corresponde a 120 euros o que faria com que a consola custasse 480 euros.
Claro que é muito bom para o consumidor, mas para a Sony é o pior cenário com que se podiam encontrar.

A Xbox 360 apesar de vender mal no Japão está a fazer uma campanha bastante boa na América e na Europa e tem também o trunfo de ser o sistema next-gen mais disponibilizado pelo mundo inteiro, chegando a países como a Índia o que só ajuda a vender mais unidades.

A Wii está a bater a PS3 em todos os territórios.


Até mesmo a PSP não consegue lutar contra as vendas astronómicas da Nintendo DS, que nos últimos 15 dias vendeu mais de 500 000 Nintendo DS só no Japão!

O que é triste nisto todo era ver a arrogância que a Sony sempre tem tido antes de lançar a PSP e a PS3. E claro os Sony boys que agora andam a engolir sapos um cada vez maior que outro. Porquê? Eu explico...

A PSP era para finalmente tirar a Nintendo do trono e do monopólio das consolas de portáteis. Apresentava tudo o que era mais avançado na altura em que saiu, comparando com a Nintendo DS a PSP é um monstro. O preço também não era mau, mas ainda assim a PSP não consegue em nenhuma região no mundo vencer a Nintendo DS no que toca a vendas. A Sony pensou que bastava fazer uma PS2 portátil e tinham logo a batalha ganha, mas é isso mesmo que tem feito com que as pessoas fiquem longe da PSP. As pessoas não estão para jogar o mesmo que jogam em casa. O line-up da PSP embora seja vasto é só portes da PS2. Também a Sony falhou totalmente em ter feito uma consola tão pouco transportável e com uma autonomia demasiado baixa também. Mas o que é mau mesmo é não ter jogos.

A PS3 era para ser a consola mais poderosa à face da terra, o seu poder ia ser tão grande e as diferenças nos jogos tão evidentes que as pessoas iam a correr gastar 600 euros nela sem pensar duas vezes. Depois de muitos atrasos no seu lançamento, quando finalmente foi lançada as pessoas foram presenteadas com jogos ainda piores graficamente do que a Xbox 360. Sim a XBox 360 tem vantagem nos gráficos, apesar de tudo. O serviço online da PS3 também não é tão bom como o da Xbox 360 (única coisa fixe é ser de borla). E a PSN está às moscas enquanto que se for a sacar tudo o que sai todos os meses no Marketplace da Xbox 360 ia ficar sem tráfego de downloads num ápice.
Acho que o que levou a Sony a esta situação no mínimo embaraçosa para o líder de mercado foi a sua falta de humildade.

Mas não vamos continuar a falar da Sony. Amanhã sai o Halo 3 Multiplayer Beta e vai ser altamente. A Beta em princípio estará no marketplace amanhã por volta das 17 horas. Vai ocupar uns meros 917 megas. E vai durar apenas 3 semanas.
Depois devo fazer um pequeno vídeocast sobre a Beta mas só na Sexta-feira.

Sem comentários: