terça-feira, março 06, 2007

Crackdown ULTIMATE REVIEW!


Bom desculpem lá ter estado tantos dias sem fazer nenhum update ao blog mas estive bastante ocupado. O meu tempo livre este fim de semana foi completamente consumido pelo Crackdown!

Eu vou ser sincero com vocês, quando este jogo foi apresentado ao público pela primeira vez fiquei do tipo: "Boa mais um jogueco de treta" Embora tivesse um dos criadores de GTA envolvido no assunto o jogo apresentava maus gráficos para uma next-gen e um feeling de mais um clone de GTA sem alma e coração. Mas foi preciso ser lançado um vídeo com o jogo a correr no modo co-op para realmente captar a atenção das pessoas.

Mas então o que raio fez esta besta passar a bestial? O que é que fez este clone de GTA ganhar alma e coração e mais importante ter conseguido ganhar um lugar especial no coração do vosso fanboy favorito?

A começar pelos gráficos muito estilizados, o cell-shade neste jogo está realmente muito bem conseguido. Dá um estilo de herói de BD ao jogo. Aliás o vídeo introdutório do jogo faz lembrar uma BD. Depois é mesmo de louvar aos deuses da tecnologia e dos magos de código o feito de terem conseguido fazer com que a cidade esteja visível estejam onde estiverem. Ou seja vocês se subirem ao topo da agência que é o edifício mais alto da cidade conseguem ver a cidade inteira. O jogo tem uma draw distance ENORME. Também é espectacular podermos atravessar a cidade de uma ponta a outra e não encontrarmos nunca um ecrã de loading.
Outra coisa realmente espectacular é que esta cidade está a fervilhar de vida humana. Chegamos ás praças principais que são enormes cheias de automóveis e de pedestres e tudo isto sem perda de frames. Depois claro as explosões e a física do jogo são de topo. Portanto apesar disto não parecer um jogo com gráficos super hiper detalhados como Gears of War, é indescutível a beleza deste jogo e todos os feitos técnicos que conseguiram ser alcançados fazem de Crackdown um dos jogos mais bem feitos tecnicamente.

Um jogo do estilo GTA necessita de uma grande selecção de música e neste jogo não falta. Consoante os distritos da cidade onde se encontram a música muda. Portanto existe um distrito latino, outro industrial composto por russos e ucranianos e finalmente a china town do jogo. Na parte latina da cidade é Rap e rock sul americanos que predominam nas estações de rádio do jogo. Na parte industrial do distrito predomina música techno industrial, pessoalmente gosto muito das músicas deste distrito, depois o da china town também é uma espécie de música electrónica mas mais virada para o drum & bass tendo outras músicas um toque de chill. Portanto a nível sonoro o jogo satisfez-me completamente fazendo com que a parte de condução fosse mais agradável.

Na jogabilidade é que o jogo brilha mesmo, nós somos uma espécie de super polícias e a nossa missão é purgar a cidade de 3 grandes gangs que a controlam, os Los Muertos, The Volk e os Shai-Gen. Á medida que nós vamos eliminado inimigos vamos evoluindo as nossas capacidades. Podemos evoluir a nível de agilidade permitindo-nos saltar muito alto e correr muito rápido, a nível de explosivos permitindo com que a detonação de granadas e lança rockets cause imenso dano e explosões magníficas, a nível de condução onde controlamos melhor e conduzimos mais rápido qualquer carro e além disso permite também com que os 3 carros da agência feitos especialmente para nós ganhem uns upgrades (ou seja tanto vocês como os vossos veículos tornam-se em máquinas infernais de destruição maciça), também podemos evoluir a nossa força que nos possibilita pegar em objectos enormes como camiões e atirá-los contra os nossos inimigos e finalmente podemos evoluir as nossas habilidades de disparar armas. De início vocês quase que não se distinguem entre polícias normais, e ao contrário da demo demora bastante evoluir o nosso herói. Portanto vai ser um pouco chato e difícil começar o jogo, mas quando começam a evoluir o jogo também evolui em termos de divertimento. Outra coisa fantástica deste jogo é a capacidade que tem em viciar um jogador em quase todas as tarefas que existem: Matar gangsters é viciante e muito fixe, apanhar orbs também é altamente, fazer car stunts e corridas é muito porreiro também, quase tudo neste jogo é bastante divertido de se fazer.
Até mesmo subir a prédios torna-se num desafio bastante estimulante para o jogador. Isto é uma cidade que tem tanto de horizontal como de vertical e subir alguns dos edifícios torna-se num desafio bastante interessante, já que os prédios mais altos são autênticos quebra-cabeças para se chegar ao topo.

Talvez a única falha a apontar seja a AI que é um bocado burra, mas que proporciona por um lado excelentes momentos de pura comédia principalmente nas auto-estradas onde se contemplam constantemente acidentes a alta velocidade. Ou seja acho que os criadores do jogo deram a estes cidadãos 90% de histeria e pânico e apenas 10% de inteligência. Outra coisa que acho que podia estar melhor é os combates corpo a corpo que se limita apenas a pontapés, gostaria que no futuro houvesse possibilidade de poder dar socos e quem sabe a possibilidade de fazer umas combos.

Em termos de história o jogo quase que não tem uma. Digo quase porque realmente para os mais atentos verificam-se algumas surpresas no que toca àquele mundo em questão. E quando finalmente tiverem limpo a cidade toda vão descobrir algo que vos vai chocar imenso (eu pelo menos fiquei chocado). Digamos que o jogo assim como está, ou seja, com quase ausência dessa coisa fútil que é o enredo é suficientemente bom para vocês se sentirem motivados para continuarem a jogar e as surpresas que o jogo tem em certos momentos são bastante engraçadas.

Online o jogo está muito fixe, a possibilidade de poder jogar isto em Co-Op faz com que Crackdown seja muito mais que um mero clone de GTA. O jogo corre muito bem online, qualquer pessoa pode entrar no vosso jogo a qualquer momento (se quiserem claro) e juntos podem ir combater o crime, ou então matarem-se um ao outro á porrada.
Ou seja o jogo tem uma longevidade bastante grande. E mesmo que cheguem ao final do jogo vocês podem activar a opção de "crime on" e a cidade volta a estar assolada de gangsters, mas atenção quando eu digo assolada, é mesmo mesmo assolada. Portanto é um jogo que tem uma longevidade enorme.

Crackdown, no início era o mero clone de GTA, mas passou então a ser a nova referência para jogos do estilo GTA, imensamente mais divertido que GTA, imensamente mais bem conseguido que GTA e com Co-Op, mesmo com a ausência de um enredo, este na minha opinião é o novo rei do género. E para além de ser um grande jogo e super divertido, com ele vocês vão ter acesso imediato á Halo 3 Multiplayer Beta o que é sempre uma grande mais valia.

Bom e depois deste super testamento só posso dizer que é um jogo mais que recomendado e todos os fãs de GTA vão gostar disto de certeza, este jogo por incrível que pareça conseguiu replicar o mesmo sentimento de liberdade e poder fazer tudo o que me dá na gana que tive quando joguei pela primeira vez o GTA, sim aquele GTA a 2d que revolucionou o mundo dos jogos.

Sem comentários: