terça-feira, fevereiro 27, 2007

Xbox Live Arcade Death & Rebirth

Vamos ter de admitir, o Xbox Live Arcade este ano não começou lá muito bem. Semanas sem jogos na quarta feira, lançamento de packs de expansão para jogos já existentes e os jogos que lançaram são reciclagem de clássicos da velha guarda, ou seja nada de realmente novo.

É realmente pena o Xbox Live Arcade ter passado 2 meses na penúria. Também é bom que a Microsoft se ponha a pau pois o WiiConnect e a PS Store estão em grande. Na Wii saem em média 3 jogos novos para download por semana e são jogos de grande peso. Na PS Store estão a ser preparadas grandes bombas como Warhawk multiplayer e Flow. Já para não falar no Tekken e no GTHD.

Existem duas coisas que eu acho mal no Xbox Live Arcade. O limite de megas que cada jogo tem de ocupar. 50 megas hoje em dia é muito pouco, embora tenham conseguido feito maravilhas com esses 50 megas como é caso do Novadrome, Small Arms e Roboblitz acho que é tempo de começar a expandir esse limite. Por exemplo se alguém quiser lançar uma coisa tipo GTHD no Xbox Live Arcade tem as pernas cortadas, para além que não fazia mal nenhum ver jogos de grande calibre também disponíveis no XBox Live Arcade.

Outra coisa que está mal a meu ver é a Microsoft não suportar o XBLA. Por enquanto não existem nenhuns títulos first party no XBLA o que é muito mau a meu ver. Se formos a ver o caso da Playstation a maioria dos títulos no seu serviço de downloads é de Software Houses internas da Sony. Acho que não fazia mal nenhum mesmo, a M$ a marcar passo no XBLA porque deixar tudo para as third parties não é lá muito saudável a meu ver.

E outra coisa é o tempo que demora a ser certificado um jogo no serviço XBLA antes de ser disponibilizado para o público. É muitooooooo tempooooooo mesmo.... Acho que sim os jogos devem ter todos os requisitos de qualidade preenchidos mas acho que deviam acelerar mais o processo.

E eles vão ter mesmo de acelerar mais porque com a quantidade de coisas que estão a sair na Wii e na PS3 em breve XBLA é o serviço com o catálogo mais pequeno e para uma consola que já está no mercado à tanto tempo isso é muito mau sinal.

Mas apesar disto tudo parece que finalmente as coisas vão mudar de figura no mês de Março. Com a GDC são esperados muitos anúncios, assim como muitas novidades que possivelmente irão ser logo postas online para download. Por isso não me admirava que no mês de Março fossem lançados mais jogos XBLA do que nos últimos 3 meses. Amanhã sai já Alien Hominid e para a semana muito provavelmente vai rebentar o Worms HD. Vamos ver se este mês de Março a Microsoft mete o XBLA outra vez na boca dos gamers.

Sem comentários: