sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Jogos estão longe de serem para todos.


É engraçado mas por acaso nunca tinha pensado o que seria se tivesse algum problema com a minha visão, ouvidos e membros... Aliás quem não os tem geralmente não pensa nisso. Também espero nunca os vir a ter. Mas existem pessoas que os têm, e essas pessoas tal como eu gostam de jogos. Não consigo imaginar-me a jogar sem poder ver, ou sem poder ouvir ou sem poder agarrar num comando.

Mas existem pessoas cegas, surdas e com problemas nos membros que jogam e gostam de jogar, e alguns deles são jogadores mesmo muito bons.

A 1up.com fez um artigo sobre este assunto que me deixou a pensar, de certa maneira deixou-me sensibilizado e triste por saber que os jogos não são para todos. Por exemplo uma coisa tão simples como meter legendas num jogo seria o suficiente para que todos os jogadores que são surdos ou têm problemas de audição pudessem desfrutar dos seus jogos. Já é mau o suficiente não poder ouvir as bandas sonoras que os jogos apresentam hoje em dia, mas além disso não conseguir saber nada da história do jogo por não ter legendas é do piorio mesmo. É uma coisa que todas as Software Houses deviam ter em conta.

Para os invisuais por exemplo bastava uma espécie de narrador para descrever o que se passa ao jogador para ele poder navegar pelos níveis do jogo. Claro que isso não resolvia nem metade dos problemas, mas já era uma ajuda.

As pessoas que têm problemas no movimento das mãos e dos dedos podia haver alguém que criasse uma outra forma de controlar o jogo. Acho que não seria muito difícil alguém inventar um comando que não necessita-se de ser interagido pelas mãos.

Também fala no artigo um problema que afecta também uma grande parte de jogadores que é o problema Motion Sickness, no artigo existem alguns conselhos para evitar ou atenuar esse problema.

Depois de ler o artigo e de reflectir um pouco para mim, e enquanto escrevi este texto, dei-me conta da sorte imensa que tenho por não ter nenhum dos problemas que estes jogadores especiais têm. E agradeço a Deus por não ter nenhum daqueles males e espero nunca vir a ter. Mas todos nós podíamos também tornar o mundo dos jogos mais acessível para estas pessoas. Espero muito sinceramente que as Software Houses leiam este artigo e que façam os jogos cada vez mais acessíveis para todos. Os jogos devem ser para todos!

Sem comentários: