domingo, dezembro 12, 2010

Splinter Cell Conviction - Sam Fisher is back!



Eu adoro Splinter Cell.

Foi daqueles jogos que ajudou-me mesmo a ser um grande fanboy da Xbox. No tempo em que a falta de exclusivos, e vá, de jogos de jeito, na Xbox começava a preocupar os consumidores eis que a Ubisoft lança na Xbox um jogo stealth que usava todas as capacidades da poderosíssima consola da Microsoft. E o jogo era mesmo bom. Tudo bem, que foi sempre um timed exclusive, mas ainda assim Splinter Cell para mim nem fazia sentido noutra consola, pois era mesmo na Xbox que o jogo brilhava.

Passado alguns anos Splinter Cell voltou mas desta vez voltou mesmo exclusivo da Xbox 360.

O que me agradou imenso. :)

Devo confessar que fiquei um pouco desiludido com o Splinter Cell Double Agent na Xbox 360 e fiquei também chateado por ter estado à espera tanto tempo por um Splinter Cell completamente feito de raiz para a Xbox 360. Mas a espera até que valeu bem a pena.

Tudo bem que a história do jogo começa muito mal. Um grupo de terroristas quer fazer coisas más ao governo americano mas por alguma razão acharam que tinham de matar o Sam Fisher que já estava na reforma e estava-se a lixar completamente para atentados & shit. Bom, têm os maus ficado quietos e a história acabava logo ali, mas não... foram-se meter com Fisher e obviamente, foi uma má decisão. Já vi muitas desculpas esfarrapadas para um herói ser chamado, outra vez, para entrar em acção, mas esta foi simplesmente a mais estúpida que vi.

O que vale é que a partir daí a história começa a melhorar e no final até devo dizer que a achei bastante interessante.

No entanto quando comecei a jogar notei logo duas coisas. O Sam está mais bruto. O Stealth aqui parece ter ficado em segundo plano. Reparei logo quando vi que não dava para assobiar para atrair os inimigos. O que é extremamente mau. Sim! Existe a possibilidade de enviar sticky cameras que fazem barulho, mas e se não as tivermos? E pior quando matamos um inimigo não o podemos esconder! Ora, isto em certas missões é muito mau, pois se forem detectados corpos é logo Game Over.

O mais irritante nisto é que antigamente o Sam podia fazer estas cenas e chegamos ao SC5 e o gajo desaprendeu as coisas mais básicas. Os fãs já estavam habituados a estas coisas e tiraram-nas. E pior que tudo é que fazem falta!



Apesar disto e apesar do Sam estar mais bruto, existem missões onde o Stealth realmente reina, mas existem também muitas partes, onde Sam simplesmente rebenta com tudo e todos sem dó nem piedade. 

Não é nada de grave, até porque temos sempre escolha se queremos fazer as coisas em stealth mode, ou não. Mas não deixa de ser um pouco estranho para os fãs de repente verem Sam a armar-se em Rambo. Aliás Sam agora consegue marcar inimigos e com um botão apenas consegue matar 2, 3 ou 4 inimigos de uma vez. É um show! :)

A nível técnico o jogo está lindo. A nível sonoro também.

A história como disse é muito boa e muito disso se deve ao facto de coisas como objectivos, conversas, pensamentos, memórias sejam projectados no cenário de jogo. Existem certos pontos na narrativa onde conseguimos mesmo saber o que Sam está a pensar e a sentir, o que dá um toque muito especial ao jogo.
A história até pode não ser nada de extraordinário, (porque efectivamente não é) mas está tão bem contada que uma pessoa deixa-se levar e fica completamente imersa e curiosa sobre o que vai acontecer a seguir.

Não joguei Multiplayer nem co-op. Sempre joguei SC em single-player e não era agora que ia começar a jogar em multiplayer. Por isso, se quiserem uma opinião sobre este departamento, devem dirigir-se a um outro site.

Splinter Cell Conviction pode ser um pouco disruptivo com os anteriores jogos, o que pode irritar alguns fãs, mas é um jogo muito bom. Bons gráficos, bons níveis, bom som e um storytelling exemplar fazem de Splinter Cell Conviction um dos melhores SC. Para mim, não chega a bater o Chaos Theory, mas é claramente superior aos outros capítulos da saga. 

Só espero é que não tenha de esperar muito mais tempo para o Splinter Cell 6. ;)




1 comentário:

Zé Bananas disse...

Realmente este jogo se fosse independente era genial mas como Splinter Cell nao corresponde muito aos titulos anteriores pois tem um ritmo totalmente diferente enfim parece cada vez menos um jogo de espionagem e cada vez mais um shooter normal. BTW Splinter Cell 6 está a ser desenvolvido por um estudio da ubisoft dirigido pela Jade Raymond, exprodutora do Assassins Creed.