domingo, outubro 17, 2010

Forza Motorsport 3 - Classe e requinte



Como um grande fã de automóveis este era um dos jogos que mais esperava para a Xbox 360. No entanto só o consegui arranjar bastante mais tarde e chegando um pouco Late to the party (como já começa a ser costume) será que ainda estão interessados em saber a minha opinião sobre este jogo?

Os que estão interessados aqui fica um resumo do que Forza Motorsport 3 é: Classe e requinte.



Forza Motorsport 3 não passa de uma evolução do FM2, é basicamente o mesmo jogo mas muito mais tweeked. Mesmo a nível de menus e da forma como prosseguimos na carreira são apenas pequenas adições que tornam a experiência de Forza Motorsport mais agradável. Navegar nos menus do jogo e explorar as opções é um mimo, tudo muito clean, muito arrumado, com música a acompanhar muito agradável e que podia tocar em loop durante anos que não me ia fartar. Depois temos também o nosso locutor que de vez em quando fala quando acabamos a season ou quando precisamos de outro carro, com o seu sotaque english adiciona mais pontos para a sofisticação e requinte do jogo.

No campo da jogabilidade fico um pouco confuso se por um lado em alguns aspectos o jogo ficou mais realista: (capotagens e travagem sem ABS mais realista), por outro lado o jogo parece-me menos penalizante para com certas atitudes que tomamos com os automóveis. Parece-me mais fácil de conduzir, mais fácil de agarrar o carro na estrada, bom, na verdade o jogo parece mais fácil do que aquilo que era antigamente. Só tenho tido realmente problemas nas classes R3 para cima em que é mesmo preciso ter mãozinhas para controlar os carros. Depois também existe o botão de rewind que torna tudo mais fácil e agradável. Travei tarde demais numa curva e espetei-me... Antigamente era restart imediato pois a perda de tempo mais os danos que afectavam a performance do carro significava que tinha acabado de perder a corrida, mas agora basta carregar no rewind e travar um pouco mais cedo para evitar o acidente. É uma adição muito bem vinda para um jogo deste tipo.



Continua a ser fantástica é a forma como consigo distinguir o comportamento dos vários tipos de carros que o jogo oferece. Sendo eu um seguidor do mundo automóvel e estando atento às críticas dos carros reais é com bastante agrado que quando experimento um carro no jogo as sensações que tenho são muito parecidas com aquelas que os críticos de automóveis descrevem quando testam os carros na realidade. Essa é realmente a magia de Forza e é o que mais me delicia no jogo.

Em termos gráficos é muito bonito se bem que podia ser melhor. Acredito piamente que existem muitas texturas que podiam ser melhoradas, isto também é porque jogo com o ecrã muito próximo de mim o que faz sempre com que se note os podres gráficos, mas overall é um dos jogos mais bonitos da Xbox 360. E a nível sonoro continua tão competente como sempre, com os sons dos carros gravados individualmente e com a estreia de música durante o gameplay que é uma agradável adição.

Apesar de ter sofrido alguns ajustes na forma como progredimos na carreira, é um modo que continua um pouco chato. Estou a caminho do nível 30 e já começa a ser um pouco penosa a progressão. Entra no campeonato principal, faz uma corrida, entra noutro campeonato secundário, faz 3 ou 4 corridas, ganha campeonato secundário, corrida do campeonato principal, repete o processo até completar uma season.
Acaba por ser o mesmo de sempre, só por dizer que existe ali um intervalo para experimentar pistas e carros novos, mas lá está, in the end é o mesmo de sempre.



Já o que me irrita solenemente é quando compramos um pack de DLC com carros novos (existem bastantes no Marketplace) temos de os comprar também com o dinheiro do jogo. Ou seja compramos um pack, queremos experimentar o carro X, porra! tenho de andar a fazer corridas para ganhar dinheiro dentro do jogo para comprar o carro e usá-lo. Isto é lame. Também irrita-me todos os DLC serem apenas mais conteúdo e não uma extensão do jogo. Porque não lançar juntamente no pacote de DLC novos torneios para o single-player a contemplar os goodies novos que vêm no DLC? Porque é que é um pack com carros e pistas que só vão poder ser usufruídas como deve ser em multiplayer? Porque não mais um boostzito à longevidade do jogo em Single-Player? Assim como a Bizarre fez quando lançou o seu pack extra para o PGR4.

Até porque a experiência multiplayer através do Xbox Live continua a ser uma enorme cagada. Não existe civilização no mundo do Xbox Live e ainda para mais reinam os carros tunados ao máximo para que seja praticamente impossível ter uma corrida justa. Antigamente era muito importante um jogo ter bons modos de multiplayer e não tenho dúvidas que Forza Motorsport 3 os tem, mas o online não é feito de modos de jogo e opções, é feito por pessoas e quando as pessoas são uma merda a experiência fica estragada. A única maneira de usufruir bem destes modos é ter amigos e combinar umas jogatanas unranked.



Portanto que nota é que podemos dar a um jogo que não é mais do que uma pequena evolução ao anterior? Bem o jogo anterior era estelar, este também o é só que bastante mais polido daí que para os fãs deste tipo de jogos é um must. No entanto para mim Forza 3 não deixa de ser um update. Vejam-no como a evolução de um FIFA 2010 para um FIFA 2011. Só mesmo os fãs a sério é que vão curtir, porque os outros tendo já o Forza 2 não têm grandes razões para investir em mais uma voltinha de Forza.

Sem comentários: