segunda-feira, dezembro 20, 2010

Next Gen onde estás?

Já foi à uns bons 5 anos que fomos gracejados com a que na altura era a nova geração de consolas. O grande mote era o HD. Gráficos com um detalhe e uma claridade de imagem nunca antes vista. Também se deu muita ênfase aos sistemas integrados online. Aliás é engraçado pois quando se fala da Xbox 360 e da PS3 ainda muitos se referem a elas como next-gen. Quantos anos vai ser preciso para catalogar estas consolas de apenas consolas e não consolas next-gen?

Passaram 5 anos e ainda nem sequer se ouviu falar ainda da nova geração. Sim todos nós sabemos que existem equipas tanto na Microsoft como na Sony a planear como serão as próximas consolas, mas ainda não existe nada em concreto.

E tão depressa não vai haver. Agora que tanto a PS3 como a Xbox 360 fizeram uma espécie de reboot às suas marcas (foram mudados logos e outras coisas) e agora que saíram os Kinect e os Move ninguém está a pensar na nova geração.

O que é pena. Digamos que já me sinto mais do que preparado para um Hardware mais poderoso. Esta geração a meu ver já deu o que tinha a dar, agora com o Move, kinect e o 3d essa percepção pode mudar um pouco pois são novidades que parece que dão uma pintura nova às consolas, mas os gráficos não têm sofrido melhorias.

Os jogos já nem sequer entram nos standards que as marcas no início estabeleceram. Ainda me lembro que um jogo da Xbox 360 tinha de ser obrigatoriamente em HD 720p. Muitos dos jogos que saem nem sequer são HD e cada vez mais se vêem exemplos disso. Upscale é o novo HD e isso não é de todo aceitável nos dias de hoje. 

E temos outro factor muito importante. A crise! A crise tem feito com que haja menos investimentos e as companhias não se sentem muito confortáveis a lançar-se numa nova geração de consolas. As vendas destas consolas continuam boas e são cada vez melhores mas isto é porque cada vez mais o público alvo dos jogos está a passar para um tipo de jogador mais casual (kinect e o move têm tido muito sucesso). Mas este público novo não se interessa por questões técnicas daí que a necessidade de estar a preparar uma nova geração de consolas é muito baixa.

O que irá acontecer aos Hardcore Gamers, que anseiam por uma nova remessa de hardware para acompanhar os tempos que correm? Bom, a meu ver o que vai acontecer é uma migração para a plataforma PC.

Embora mesmo aqui o PC se tenha retraído nos gráficos por culpa das consolas, o PC consegue fazer tudo e muito melhor que uma consola desta geração. E já não é preciso gastar 3000 euros num PC de topo para correr os últimos jogos. É possível arranjar um PC por 1000 euros que consegue dar conta do recado a 99% dos jogos que por aí andam sem problemas. 

Para além que os jogos PC são cada vez mais baratos graças a lojas de distribuição online como Steam.

Será que as consolas estão destinadas a um público cada vez mais casual e que os jogos hardcore tendem a desaparecer? Será que os hardcore gamers vão mudar-se para a plataforma PC revitalizando-a? E as companhias que faziam jogos Hardcore nas consolas será que vão mudar-se para o PC? Ou será que vão adoptar versões mais amigas dos seus jogos hardcore?

Muitas destas questões ainda não têm respostas e talvez sejam precisos alguns anos para as poder responder, mas sinto que vêem aí tempos de mudança. Vão haver mudanças que vão mudar radicalmente  a estrutura deste mercado e vai ser engraçado ver como é que as coisas vão evoluir daqui em diante. Não estou pessimista em relação ao futuro, mas estou bastante curioso.



Sem comentários: