segunda-feira, fevereiro 18, 2008

R.I.P. HD-DVD

Já todos devem saber que as coisas para o lado do HD-DVD não estão lá muito famosas. Desde que no início do ano a Warner Bros, anunciou que ia ser exclusiva ao Blu-Ray, as coisas pioraram de dia para dia.

Para começar o discurso do HD-DVD na CES 2008 foi cancelado, logo depois da bomba da Warner Bros ter caido. De seguida a Netflix que é uma das maiores cadeias de aluguer de filmes na América deixou de suportar o HD-DVD e vai passar a alugar somente filmes Blu-Ray no futuro. A seguir notícias do completo domínio do Blu-ray aqui na Europa. E agora, a última e talvez o golpe de misericórdia, foi a maior cadeia de super-mercados da América, o Wal-Mart, ter anunciado que não vai vender mais HD-DVD's.

Espera-se a todo o momento que a Toshiba faça um press-release a admitir a derrota. Mas até agora a Toshiba só reagiu dizendo que ainda não tinham desistido. No entanto sabe-se que vai haver uma reunião do campo do HD-DVD e muito provavelmente essa reunião vai resultar no desfraldar da bandeira branca e assim a vitória do formato Blu-Ray.

A Microsoft apoiava o HD-DVD e foi um dos que mais suportou o formato. Chegou a lançar o add-on do HD-DVD para a Xbox 360 e tudo. Pode-se pensar que a Xbox 360 agora está condenada por não ser capaz de ler Blu-Ray's, mas para a Microsoft não importava quem ia ganhar a guerra. Apesar da iminente derrota do HD-DVD, a Microsoft tem o maior catálogo de filmes HD no marketplace. E em breve esse sistema de pay per view de filmes vai chegar a todos os cantos do mundo. Ainda hoje foi anunciado mais um acordo com a Paramount que vai trazer filmes como Transformers e Disturbia para o Marketplace.

Claro que como sistema de aluguer de filmes o Marketplace vai ser a melhor opção para quem tem uma Xbox 360, mas para aqueles filmes que nós temos de ter para ver em casa mais do que uma vez, não resta outra hipótese aos utilizadores da 360, do que a compra de um leitor Blu-Ray. Para além que aqui em Portugal a maioria das pessoas não tem ligações à internet que consigam fazer o download de filmes HD de 5 gigas mais rápido do que ir à rua e alugar o filme numa loja. E também temos de ter em conta os limites de downloads.
Apesar do serviço ainda não estar disponível em Portugal, quando estiver, não deverá ter assim um sucesso estrondoso.

Daí que todos os jogadores da 360 portugueses que queiram ver filmes em HD na sua nova televisão HD que compraram de propósito para jogar Gears of War em todo o seu esplendor, a única hipótese que a meu ver é viável, é sem dúvida a compra de um Leitor de Blu-Ray. Mas comprar um Leitor de Blu-Ray não é assim tão fácil. E vai ser um assunto que irei abordar no próximo episódio.

Sem comentários: