terça-feira, fevereiro 19, 2008
Blu-Ray Wins!
É oficial! A Toshiba acabou de informar que o HD-DVD vai ser retirado do mercado, dando assim a vitória ao Blu-Ray. Como tinha dito ontem, isto não era surpresa nenhuma. Sendo assim a batalha de formatos HD acabou e os consumidores já podem comprar sem medo um leitor de alta definição.
Mas a compra de um Leitor de Blu-Ray tem muito que se lhe diga. Uma coisa que o HD-DVD tinha de bom é que era um formato que já estava completamente desenvolvido em termos de software e todos os leitores de HD-DVD corriam os discos de HD-DVD sem problemas de compatibilidade no que toca aos extras. Com o Blu-Ray não é bem assim.
No início o campo do Blu-Ray decidiu que até Outubro de 2008, senão estou em erro, os fabricantes de leitores Blu-Ray só são obrigados ao Player Profile 1.0, que basicamente consegue ler Blu-Ray's e pouco mais. A partir dessa data todos os fabricantes vão ter de ser compatíveis com o Player Profile 1.1 que permite ver extras mais avançados e tem opções de ver os filmes e os extras com Picture in Picture entre outras coisas (isto eram coisas que o HD-DVD fazia desde o day 1). Mas ainda vai existir outro player profile ainda mais avançado. Infelizmente não sei em que data todos os fabricantes vão ter de se adaptar a este novo player profile 2.0 que permite sacar conteúdo extra da internet.
Analisando o mercado só existe um leitor de Blu-Ray à venda em Portugal que tem o profile 1.1. É a Playstation 3. A Panasonic também já lançou um leitor com o Player Profile 1.1, o Panasonic DMP-BD30 mas este modelo ainda não chegou a Portugal.
Num teste entre estes dois leitores de Blu-Ray o da Panasonic ganha, mas não por muito, mas é também um pouco mais caro que a PS3. A PS3 neste momento custa 400 euros e o leitor da Panasonic deve sair no mercado Português a 500 euros.
Eu por mim, o leitor de BR com o player profile 1.1 é o suficiente. Não sou um comedor de extras que necessite do player profile 2.0 para sacar ainda mais extras da internet. No entanto fiquem a saber que a Playstation 3 é o único leitor de Blu-Ray à prova do futuro, já que vai conseguir suportar o Player Profile 2.0 com um mero update à firmware.
E pronto, tenham em atenção os leitores de Blu-Ray que andam por aí a 300 euros. Que para além de serem muito lentos a ler e a carregar os filmes, só suportam o player profile 1.0.
Por falar em lentidão, a maioria dos leitores de Blu-Ray ainda são um pouco lentos a carregar filmes. Por exemplo já vi análises de leitores BR que demoravam 2 a 3 minutos para carregar um filme!! Felizmente estes dois leitores player profile 1.1 que vos apresentei, são bastante rápidos a carregar os filmes.
E pronto ficaram aqui com um pequeno guia, para quando forem ás lojas comprar os vossos leitores Blu-Ray de alta definição.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário