terça-feira, abril 17, 2007

Xbox 360 é um 0 em Portugal...


É realmente um ZERO!

Porquê?

Basta ir por exemplo a uma Worten de Leiria (Leiria que é uma capital de distrito e uma cidade bastante importante no nosso país), podemos ver que existe uma fina e ténue coluna onde estão lá jogos para a Xbox 360, em que metade desses jogos já têm mais de um ano e já estão mais do que jogados e o restante é só Fifas e PES... Bem e realmente fico frustrado ao ver isto.

XBox 360 neste momento tem uma user base maior que a da PS3 mesmo aqui em Portugal e no entanto a Sony entope as lojas com os seus produtos e jogos não deixando sequer espaço para a Wii/360, é assim que eles ganham a guerra aqui. Acho mal os únicos sítios onde posso ainda encontrar uma selecção decente de jogos sejam em Lisboa e claro lá fora em lojas online.

Muitas pessoas a quem eu indiquei a Xbox como consola dizem que aqui em Portugal é dificílimo encontrar jogos para a Xbox/Xbox 360.

É também realmente muita pena tanto a Microsoft como a Nintendo (Concentra) não apostarem mais em publicidades e começar a chamar á atenção aos grandes retalhistas que podem fazer dinheiro não só com as Playstations mas também com as outras consolas.

Até mesmo a PS3 que é uma consola que saiu ainda não fez 1 mês, já tem na Worten de Leiria todos os jogos de lançamento (ou quase todos) que saíram até hoje! O que é bastante incrível.

Bom mas noutras notícias têm andado aí uns artigos um pouco esquisitos sobre a Microsoft a estar a entupir os retalhistas a nível mundial com consolas para poder ter atingido a meta de 10 milhões de consolas até ao final deste ano. A sério... Como é que alguém pode pensar numa cena assim? Tipo eu não sei se é verdade ou não, sei que esta "técnica" foi e é utilizada para manter aparências e para viver das aparências na esperança que as pessoas começassem a comprar e os investidores a investir, mas eu se fosse um retalhista ou um vendedor não ia ficar com stocks impressionantes (eles falam de mais de 1 milhão de consolas shipadas para os armazéns das lojas!), vocês já viram quanto custa manter tamanha quantidade de consolas em armazéns? Mesmo que uma pessoa receba um carregamento de 100 consolas, é uma parvoíce ter tamanha quantidade de consolas em stock quando o custa para ter estes items estacionados é muito grande. Obviamente que os retalhistas não aceitaram esta flood de consolas se é que realmente existiu pois eu duvido muito. Eu se fosse retalhista mandava a Microsoft dar uma curva se ela me aparecesse com um carregamento de 30 ou mais consolas.


Mas também aviso que estes 10 milhões andam á muito tempo parados, enquanto que as vendas da Wii estão imparáveis e as vendas da PS3 desfrutam ainda do factor novidade no mercado Europeu por isso, nas últimas semanas têm vendido bastantes unidades estando já á beira de chegar aos 3 milhões, as da Microsoft não mudaram muito. A Microsoft precisa de fazer alguma coisa. Não é realmente necessário, mas acho que está mesmo tudo á espera de uma price drop. Embora no ponto de vista não necessite já que este ano vai ter um dos melhores line-ups de jogos alguma vez apresentados, mas com o tempo em que a consola está no mercado e com todas as notícias e rumores de price-drops, existe muito boa a gente a aguentar e a esperar pela descida de preços, e acho que a Microsoft devia fazer qualquer coisa a esse respeito. Nem que fosse baixar uns meros 50 euros em cada SKU.
A Microsoft deve estar a depositar a esperança toda no seu line-up e acho que tem razões para isso, mas se as coisas não saem como esperado, só lhes resta mesmo a price-drop.

Sem comentários: