quarta-feira, maio 07, 2008

Parte 4 - Jogos

Bom já vi que a Ps3 é um excelente centro de multimédia, com certeza deve fazer muito mais coisas que as que eu falei no último post, mas o que realmente interessa é: Então e é alguma coisa de jeito como consola de jogos?

Bem sim, definitivamente é uma boa consola de jogos, mas tem algumas arestas para limar. Também a PS3 sofre muito com certos produtores de jogos que não sabem utilizar as potencialidades da consola. Mas vamos por partes.

A primeira coisa que experimentei foi o Singstar, pois é o único jogo que tenho. Mas não vou falar dele, pois para testar uma consola de jogos não se usa o Singstar. A única coisa que deu para ver é que estava tudo em HD e tinha uma boa imagem, o som também era excelente.

Portanto o primeiro jogo a sério que experimentei foi a demo de Heavenly Sword. Foi um martírio sacar a demo. O demo ocupa 1 giga de espaço e demorou imenso tempo a tirar da Store. Neste aspecto a PS Store está mesmo muito mal. No marketplace da Xbox 360 saco as coisas com uma velocidade impressionante, nada comparado à velocidade de tartaruga com reumático da PS Store. Mas o pior mesmo é que mesmo depois de ter estado tanto tempo à espera para tirar o demo, ainda tive de esperar para instalar o demo na consola... Faz-me lembrar um PC completamente, desde quando é que se tem de instalar demos? This is living? No... This is waiting...


Depois finalmente lá consegui jogar o demo. Claro que foi rápido... a demo não nos dá mais do que 10 minutos de gameplay (nem chega a tanto), mas deu para ver que a PS3 é uma consola cheia de potência, o jogo apresentava uns gráficos excelentes, tinha alguns glitchs, mas é compreensível já que estamos a falar num dos primeiros jogos a realmente puxar pela PS3. O jogo em si não é nada de especial, parece um hack & slash banal, mas no entanto as personagens são quase reais, têm muitos efeitos faciais e muito detalhe. Fiquei impressionado. Pena é a falta de rumble no Sixaxis.

Hoje também saquei a demo de Haze, um First Person Shooter da Ubisoft, sim demorou imenso tempo a sacar e a instalar, mas pelo menos o demo não durou 10 minutos, foi um pouco mais do que isso, para além que temos também um modo co-op online.


Mas felizmente não testei a consola apenas e exclusivamente com base em demos, pois emprestaram-me 2 jogos completos para experimentar a consola. Um deles era o GT5 Prologue.

O GT5 prologue na minha opinião é uma autêntica bosta. Ya, é isso aí. É um demo, mas um demo extremamente chato e muito sinceramente tenho pena de todos aqueles que gastaram 40 euros por este jogo.
Para começar o mandatory install do jogo que ocupa nada mais nada menos que 6 gigas! É isso mesmo, 6 gigas... Para instalar o jogo demorei mais de 20 minutos. Só isto deixou-me lixado. No entanto as coisas ainda estavam para piorar ainda mais. Quando acabo de instalar o jogo ele avisa-me que tenho um update para fazer e eu meti a fazer o update. Mais uma vez estava bastante lento a sacar e não era de admirar pois este update tinha 400 megas de peso! Mas o que era ainda mais frustrante era estar a sacar o update e quando ia a meio puff... erro! Começa tudo outra vez.
Depois de muito tempo e paciência lá consegui sacar a patch e já estava pronto para o jogo. O jogo apresentava gráficos extremamente detalhados, mas também apresentava de vez em quando slow-downs e algum screen tearing. Eu sei que é work in progress o GT5p mas isto é um jogo que está a ser vendido nas lojas e que ainda por cima custa 40 euros! Era suposto o jogo correr a uns sólidos 60 fps.


Experimentei o online, e era bastante fraquinho, nem sequer tem suporte de microfone. Sinceramente não perdi lá muito tempo.
O comportamento dos carros estava bem reproduzido, mas ainda assim achei o Forza 2 um bocadinho melhor. Uma coisa excelente mesmo era o cockpit dos carros fielmente reproduzido. Estava espectacular.
E o que era um GT sem ter provas com carros de merda como o capuccino? Ya... Até porque andar a 130 km/h mete uma pica desgraçada... O meu carro faz muito melhor que isso.
O problema deste jogo é para além de ser um demo, ser um demo incompleto, uma experiência incompleta e com imensos problemas parvos, e aqueles mandatory installs são do pior mesmo.

Depois de todo o stress e raiva que ganhei com o GT5p, era bom que o próximo jogo fosse realmente excelente e por acaso, até foi. O outro jogo que me emprestaram era o Uncharted e é um dos melhores jogos para esta geração de consolas. A Naughty Dog está de parabéns.
O jogo apresenta um grafismo absolutamente espectacular, os efeitos de luz, as texturas, paisagens de floresta super detalhadas, uma draw distance incrível, efeitos de água excelentes... Simplesmente tudo o que aparecia no meu ecrã estava com uma qualidade muito acima da média.


Este jogo também é cheio de Win porque mistura dois jogos que eu adorei, se nunca jogaram Uncharted é pensar assim: Gears of War + Tomb Raider = Uncharted.
Ora devem estar a pensar que um jogo para ter todos estes detalhes e gráficos espectaculares devia precisar de um mandatory install de 10 gigas e um patch de 1 giga no mínimo. Mas não. Não precisam de instalar nada e não precisam de sacar updates nenhuns gigantescos, é só meter o disco e jogar. Os loadings nem são muito grandes.
Joguei o uncharted com DTS 5.1 ligado e aquilo é uma brutalidade em termos de som que nunca vi, até apanhei uns cagaços valentes por causa disso. O jogo também está completamente dobrado em Português de Portugal, está muito bem feita a adaptação e muito sinceramente gostei mais daquilo em Português do que em Inglês.
Também foi o primeiro jogo onde realmente experimentei o Sixaxis e os seus sensores de movimento. Haviam lá coisas como o lançamento da granada ou o equilibrismo que estavam muito bem pensados e até eram divertidos, mas havia lá outro que servia para tirar os inimgos de cima de nós onde tínhamos de abanar o comando para cima e para baixo e foi a primeira vez que me senti mesmo retarded a jogar um jogo, quem me visse diria que estava parvo.
Mas o problema deste jogo é que é extremamente curto. Em 8 horas passei-o. No entanto é com certeza um dos melhores jogos Next-gen que joguei.

A PS3 realmente é uma boa consola de jogos, mas talvez a sua complexidade deixe muitos devs a usar técnicas pouco ortodoxas para dar a volta aos problemas, pena a Sony permitir coisas como mandatory installs e tretas do género. Mas felizmente existem ainda alguns devs da PS3 que são muito bons e para além de puxarem a consola ao limite não precisam de usar aqueles truques baratos e chatos para ter bons resultados. Outra coisa que devia ser rectificada pela Sony era deixar de ser preciso instalar os demos.
Sim a PS3 é uma boa consola, mas ainda lhe faltam jogos, neste momento para cada jogo excelente na PS3 existem 3 na Xbox 360, no entanto agora que os developers já estão mais à vontade com a PS3 as coisas vão começar a ficar bastante renhidas. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Estou satisfeito com a compra. Tem ainda algumas lacunas por exemplo a falta de rumble no sixaxis, a lentidão da store e o ter de instalar demos, mas em geral é um excelente sistema de entretenimento.

Sem comentários: