quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Rez HD

Já toda a nação Xbox 360 sabe que o tão esperado REZ HD chegou faz hoje uma semana ao XBLA. Foi talvez o jogo que fez famoso o Tetsuya Mizuguchi.


Bom eu nunca tinha jogado REZ, tinha visto sim imagens e tinha ouvido falar do jogo que era mesmo alta moca, que parecia que uma pessoa estava a ter uma alucinação depois de mandar uns bons charros abaixo... lol.

Também foi o jogo que iniciou o debate, que ainda hoje se desenrola, podem ser os jogos considerados arte? Bom no caso de REZ é mesmo arte em movimento.

Rez HD é a versão máxima de Rez. Simplesmente é um salto de gigante em relação às versões das máquinas menos poderosas onde o jogo viu a luz do dia pela primeira vez, Dreamcast e PS2. O jogo agora apresenta-se na esplendorosa alta definição 720p com Full Screen AA e wide screen. O jogo vem com o REZ original, ou seja, o REZ como viram em 2001, e realmente é um salto incrível no grafismo.
Eu podia tentar descrever o que vejo no ecrã enquanto jogo, mas é quase impossível, é como tentar descrever um quadro de Picasso. Só mesmo vendo é que se vê o quão fantástico é aquela orgia de gráficos vectoriais, inimigos estilizados, cor e luz. É daqueles jogos que nos deixam boquiabertos e a cada minuto dizer: Wow, wow, wow... awesome!

Depois vem a componente sonora, pois este jogo só funciona tendo a componente visual e sonora a trabalhar ao mesmo tempo, tira-se uma delas e REZ não passa de um jogo banal sem propósito. O som é espectacular, e como qualquer bom jogo do Mizuguchi o jogador à medida que vai jogando vai também criando som. Daí que é um festim aos sentidos ópticos e sonoros de uma pessoa.
A música trance do jogo de início começa calma e depois vai ganhando ritmo e fica a ser mais mexida e os gráficos cada vez mais loucos... quantos mais níveis passam mais frenético se torna para depois se chegar ao final completamente rebentado e maravilhado com a experiência que passou. Pode parecer estúpido mas podia-se fazer aqui uma analogia com sexo, começa devagar, depois vai acelerando e a ser cada vez melhor para depois no final ter-se um orgasmo e ficar-mos completamente desgastados mas a pensar na maravilhosa experiência que se acabou de ter.


Falando na jogabilidade, podemos verificar que os controlos são super simples e que a sistema de controlo é muito parecido com o de Panzer Dragoon, aliás, REZ é um Rail Shooter tal e qual como o Panzer Dragoon, o jogo é que nos leva e nós temos de destruir os inimigos que apareçam pelo caminho. Neste jogo é uma bênção, pois assim podemos desfrutar da melhor maneira os visuais e a música do jogo.

O jogo é curto mas tem um replay value muito grande, passar REZ não demora mais do que uma hora. Mas depois existem muitas opções de jogo que mudam alguns aspectos no que toca aos visuais e ao som. Também existem umas Lost Areas que são níveis especiais. Tudo isto são coisas que vos vão fazer passar o jogo várias vezes para desbloquear tudo, e podem pensar que é uma seca mas não é. Depois como Rez HD foi lançado no Xbox Live tem Leaderboards que vos podem levar a tentar fazer Score attacks. Por isso paradoxalmente pode-se dizer que este jogo é curtamente longo.

Falando no preço são 800 Mpoints. 10 euros... 10 EUROS!!! Melhor que isto só mesmo dado. É um jogo que visualmente está completamente actual, é um show, não fica a dever nada aos jogos AAA que saem agora a 60 euros nas lojas. É um must have.

Como é um pouco difícil descrever Rez HD, eu fiz um vídeo do jogo, onde podem ver a Area 1 no modo de jogo Beyond mode, Direct Assault ambiance, onde muda um pouco o estilo gráfico do jogo. Espero que gostem.

Sem comentários: