It's been a while!
Mas estou de volta.
Mesmo!
Então isto vai arrancar com algumas palavras sobre o Final Fantasy XIII, esse jogo que tem dividido as mentes e corações dos gamers de todo o mundo.
Para já joguei isto na PS3 mas como o jogo está disponível na Xbox 360, acho que estou mais do que qualificado para falar desta grande obra aos fanboys da Xbox 360.
Quando este jogo foi anunciado para a Xbox 360 todos os Xbots rejubilaram. Foi como tirar a coroa da cabeça da Playstation. O Final Fantasy estava para a PS como o Halo está para a Xbox, era como a estocada final no orgulho dos Sony fanboys, lembro-me que a internet quase que atingia o meltdown depois daquela E3 tão memorável.
O jogo saiu e parece que ficou mais na memória o facto do jogo ser catalogado como um jogo multi plataforma do que pelo jogo em si. O que é uma pena.
E básicamente quem diz mal do jogo são todos os que adoram os JRPG's com horas e horas de grind e de quests e sub quests de treta a todo o momento e de Game Overs porque não treinámos suficientemente o personagem ou porque não tinha o item X. Eu joguei o Final Fantasy X e outro JRPG cujo o nome não me recordo e jurei para nunca mais.
Até que sai o Final Fantasy XIII e ouvia-se um choro e uma torrente de posts a dizer que era o pior FF de sempre e que nem devia ser catalogado como JRPG. Ora esfreguei as minhas mãos de contente e comprei o jogo no Day 1 pois já sabia que ia ser este o JRPG que eu ia gostar de jogar.
E gostei!
Foi fantástico!
Sem dúvida para mim o melhor JRPG alguma vez feito e um dos melhores RPG's que joguei mesmo a contar com os Western RPG's que são os meus favoritos (tirando os da Bethesda que acho intragáveis).
O pessoal da Square Enix cagou simplesmente para todas as regras mais do que batidas e mais do que ultrapassadas que as pessoas achavam essenciais num JRPG. É tipo, as pessoas já estavam tão habituadas à porcaria, que quando saiu o FFXIII, elas estranharam e foram para as internets dizer mal da Square por não ter feito mais uma dose de porcaria. A todos os que disseram mal de FFXIII, pah deixem lá os vossos FFVII e Chrono Triggers e lembrem-se de que já estamos em 2010 e não em 1995.
A apresentação do jogo é fenomenal, os gráficos são mesmo puxados ao limite e é sem dúvida um dos jogos Multi com melhor aspecto que para aí anda.
O som também está excelente, a banda sonora é linda e tem mesmo músicas que não param de tocar no iTunes do meu Macbook Pro.
Ou seja a nível técnico a Square fez como sempre um óptimo trabalho, o perfeccionismo da equipa de desenvolvimento deste jogo é de louvar mesmo. Absolutamente impecável.
A mecânica de combate também é excelente, alguns dizem que o jogo joga sozinho, mas sinceramente acho que o sistema é bastante inteligente. Posso mandar atacar da melhor forma o que o CPU acha e não me chatear muito, o que é óptimo para aquelas batalhas de chácha que aparecem de vez em quando e para os bichos mais complicados podemos escolher e coordenar os nossos ataques usando estratégias para derrotar os inimigos da melhor forma. Isto é elevado ao cubo quando juntamos o papel que os nossos amigos desempenham nas batalhas: Meter um a healar outro a fazer debufs e outro a atacar e depois ir mudando consoante a forma como a batalha se vai desenrolando.
Foi um dos melhores aspectos do jogo sem dúvida, é um jogo com um sistema de batalha simples mas ao mesmo tempo muito profundo e muito recompensador quando usado correctamente.
As personagens e a história mais uma vez são memoráveis, aliás se há coisa que a Square sabe fazer é contar uma boa história. Já tinha reparado no FFX e é incrível que apesar do jogo ser completamente datado em termos de mecânicas de jogo a sua história era o suficiente para me manter agarrado. Existe claro quem diga que a história de FFXIII não é grande coisa, isso é sempre um pouco subjectivo para ser alvo de discussão, mas sem dúvida alguma que fiquei agarrado à história e não descansei enquanto não cheguei ao final do jogo.
Resumindo, não podia ter sido melhor Final Fantasy para estrear na Xbox 360. Com um sistema de combate completamente novo, um modo de progressão completamente diferente dos JRPG's e uma história, gráficos e som com o selo de qualidade Square Enix, este é sem dúvida um excelente jogo para qualquer jogador ter na sua colecção. Se forem fãs dos velhos JRPG's, BEHOLD! THE FUTURE IS NOW WITH FFXIII. Tentem joga-lo com mente aberta e reconheçam que muita da chatice dos JRPG's antigos só servia para estragar a experiência de jogo. O pessoal que detesta JRPG's tem aqui um com uma visão completamente actual das mecânicas dos jogos de última geração. Podem comprar o FFXIII á vontade que não se vão arrepender e tendo em conta que o jogo se encontra já a preço de amigo não existe desculpa para não o terem nas vossas prateleiras e vão ver que é um jogo digno de estar ao lado de outras bombas como Mass Effect 2, aliás o meu FFXIII só não está assim porque eu separo os jogos por plataforma. lol.
Xbox Fanboy over & out!