terça-feira, maio 29, 2007

Não tenho nada para fazer....


Não tenho tido grande coisa para fazer. Ultimamente a minha vida de gamer tem sido bastante branda não tendo tocado em jogo nenhum desde sexta-feira.

Já a Beta de Halo 3 multiplayer vai a mais de metade, faltando apenas uns 11 dias, e ainda não me fartei de jogar aquilo, apesar de não ter tocado em jogos já faz uns 3 dias. A beta tem sido a melhor de sempre em que eu participei, As partidas são todas muito renhidas, muito divertidas, sempre com muita variedade e resmas de Halo Moments que nos fazem contar as nossas aventuras aos nossos amigos. É realmente pena que a Beta não dure mais tempo, pois o tempo que tenho passado com a beta é realmente muito bom. Se a Beta já tem este poder sobre mim e muitos outros gamers espalhados pelo mundo, acho que quando sair o jogo final vai ser qualquer coisa de extraordinário.
Tenho andado a ver as opiniões de vários gamers, em blogs internacionais e todos dizem coisas como: "Jogo que me faz estar até ás 6 da manhã agarrado, é porque é um jogo mesmo muito bom.". Penso que ninguém agora sente falta de Halo 2 multiplayer.

Também tenho andado de volta do Half Life 2 Episode 1. Mas também já não mexo nele já faz um bom tempo. Mas tenho de ver se o acabo o mais rápido possível. Deve ser daqueles jogos bons mas ao mesmo tempo suficientemente mau para que o jogador queira chegar o mais depressa possível ao fim para depois desinstalar do computador. Devo também em breve comprar uns joguitos para PC, que me falharam na Xbox, como por exemplo o StarWars Republic Commando que está a 9 euros na Worten.

Também já saquei o demo de Colin Mcrae Dirt, que infelizmente me deixou bastante desapontado, ainda não é desta que compro um jogo de Rallys como deve ser para a Xbox 360. Sinceramente prefiro o Colin Mcrae da Xbox e PS2 em termos de jogabilidade do que o Dirt. A nível gráfico está muito bom, mas de resto tem um gosto esquisito e muito sinceramente nunca tive estes sentimentos de indiferença para o Colin Mcrae anteriormente. O jogo não é mau, mas está longe de ser bom, e para mim não vale a pena.

Agora quero é que venha o Forza Motorsports 2 e o Shadowrun.

sábado, maio 26, 2007

Forza Motorsports 2 mini-preview


Bom um amigo meu já teve a dar uma voltinha pela versão final de Forza Motorsports 2, e já estive com ele através do messenger a trocar umas impressões e posso dizer que o jogo final está bem mais fixe que o demo, já que o demo tinha assustado esse meu amigo, e agora que recebeu a versão final não para de elogiar o jogo.

Começando pelos gráficos, sim... a versão final de Forza Motorsports 2 está bem melhor graficamente que o demo. Andava aí meio mundo já todo lixado pelo demo não ser nada de especial graficamente, essa gente que fique descansada pois a versão final do jogo apresenta um boost gráfico tremendo. Claro que isso vem com um custo que é de existir loadings um pouco demorados, segundo os comentários dele.

Também verifica-se que os danos no carro estão brutais, mesmo muito bem reproduzidos, e que existem milhões de opções para modificar os carros, pintá-los e etc.

Também diz que a jogabilidade é boa, é um puro sangue de simulação automóvel e deve agradar a todos os amantes de automóveis.

Agora é só esperar até que eu ponha as mãos no jogo, para ver pelos meus próprios olhos.

quinta-feira, maio 24, 2007

Fanboy in the land of PC's!


Bom ainda noutro dia a minha mãe finalmente comprou um portátil para ela, agora finalmente posso trabalhar a tempo inteiro no meu fiel Samsung X20, claro que agora pouco mais faz o meu PC se não mesmo trabalho. Ainda posso jogar muita coisa nele, mas dos jogos que têm saído agora para PC que eu quero jogar, já não funcionam muito bem no meu Samsung.


Portanto como estava a dizer, veio cá para casa outro portátil, apesar de ser um portátil maioritariamente para trabalho, compramos um Toshiba A100-376 com uma placa gráfica bastante avançada para portáteis que é nada mais nada menos que uma Geforce 7600. A ATI X600 do meu portátil é completamente cilindrada pelo Behemoth que é a Geforce 7600.

Finalmente podia jogar o Half Life 2 episode 1, sim tecnicamente o meu velho portátil devia correr na boa esse jogo, que já não é propriamente a última novidade em jogos (e gráficos), mas por alguma razão só conseguia jogar Half Life 2 e quanto ao Episode 1 fiquei bastante irritado por nem sequer funcionar no meu portátil (culpa da merdice que é o Steam e dos bugs que povoam o Episode 1). Mas eu guardei o jogo e esperei que um dia um portátil mais capaz fosse capaz de correr o jogo, ou que um dia a Valve se desse ao trabalho de resolver os problemas.

Bom o portátil da minha mãe corre o jogo na boa, consigo meter o jogo com tudo ligado excepto o full AA, numa resolução de 720p! Ainda assim o jogo já não espanta mesmo nada graficamente.
Mas a cena que irrita são os loadings demorados, e a merdice do steam que ao sairmos do jogo parece que encrava, e eventualmente lá aparecem uns breaks marados sem razão aparente. Eu não percebo como é que passado este tempo todo não tenham ainda corrigido estes erros, como é que ainda não fizeram um Steam que não tivesse tantos bugs. É horrível. Ainda gostava de comprar o HL2 Ep2 devido ao Team Fortress 2 e ao Portal, mas se é para jogar com tantos bugs e merdices, mais vale é esperar que a versão Xbox 360 esteja á altura, ou então não comprar rigorosamente nada, até porque eu ainda estou para perceber porque raio HL2 é considerado um dos melhores FPS de sempre.

Jogando o Episode 1 eu fico mesmo com ideia que é um jogo de encher chouriços, a história daquilo até agora não tem sido nada, mas rigorosamente nada interessante. Nem sequer é um shooter já que ainda não peguei numa porra de uma arma (ando só com o gravity gun) e já gastei umas 3 ou 4 horas naquela merdice. Outra cena que me irrita é de o jogo não ter cinematics nenhumas, cut-scenes = 0 e o Gordon Freeman ainda não aprendeu a falar... O que irrita bastante, já que em certos momentos do jogo acho que ficava mesmo bem um dialogo entre as personagens. Tipo qual é a piada de estarmos a jogar com outra pessoa, mesmo sendo um NPC e ela falar para a gente e nós não dizermos nada? Que raio de merda é esta?

Depois ainda são capazes de dizer, ahh e tal mas os fans do HL1, e o camandro o gajo não falava no HL1 e não sei quê... Porra não vamos por aí, quer dizer que passado estes anos todos do HL1 não se faz uma fala para o personagem principal porque em 1998 o jogo original não tinha falas? Bom talvez em 1998 não tivesse grandes falas e cinematics, porque nesse tempo a Valve era pequena, e essas coisas simplesmente não entravam nos planos das empresas nessa altura porque a tecnologia era limitada, os recursos também e pronto os jogos saiam assim. Mas agora a Valve é gigante, a tecnologia evolui consideravelmente e no entanto não foram capazes de dar voz ao Gordon e de fazerem uns diálogos. É que é tão inumano, tão frio que só dá vontade de entrar no jogo e dizer assim para o Gordon: FALA CAR&$%O! Meu granda C"6A, FALA!!!

Por isso até agora tem sido fraquinho o HL2 Ep1, mesmo assim vou chegar ao fim daquilo (já que paguei a merda do jogo agora é aguentar até ao fim) e depois vou desinstalar a bodega que é o steam. Não sei se compro o HL2 Ep2, eles vão ter de fazer muito melhor do que fizeram no HL2 Ep1. Também é um caso onde mostra como lixar uma coisa boa que é o episodic content. Porquê? Porque é suposto receber um episódio novo para aí de 6 em 6 meses, nem tanto, e o Ep2 já está a ser feito à uma data de tempo e ainda não saiu. Para além disso se é para dar mais um nível para encher chouriçada com uma história chata e níveis ainda mais chatos, acho que mais vale é estarem quietos com o episodic content e começarem a fazer o Half Life 3.

segunda-feira, maio 21, 2007

Estão para comprar uma consola nova?


Então aqui vai uma espécie de artigo que vai falar sobre quais as consolas onde vale a pena neste momento ser investido o vosso dinheiro, que tanto vos custou a ganhar.

Se estão a pensar comprar uma consola Next-Gen, sem dúvida alguma que a Xbox 360 é a consola que neste momento mais vale apostar, não só por ter já no seu catálogo jogos bastante bons e variados, como também vai receber em breve muitos títulos que com certeza vão ser espectaculares e obrigatórios para qualquer jogador. Portanto podem já contar com Gears of War, Viva Pinata, Oblivion, DoA4, PGR3, Lost Planet, Dead Rising entre outros. E no futuro vão poder contar com Forza Motorsports, Mass Effect, Fable 2, Halo 3, GTA4, Splinter Cell 5, Assassins Creed, Blue Dragon, Lost Odyssey entre muitos outros títulos AAA que em breve vão chegar á consola da Microsoft. Quase todas as grandes franchises estão também na Xbox 360 faltando apenas o Metal Gear e o Final Fantasy. De resto Virtua Fighter 5, GTA4, PES6, Devil May Cry e Ace Combat vão aparecer na consola da Microsoft. Aliando estes jogos todos ao excelente serviço online da Microsoft, acho que a Xbox 360 é a melhor opção para next-gen.

A PS3 também ultimamente tem mostrado alguns jogos importantes e bons, como por exemplo Lair, Heavenly Sword, Ratchet & Clank, SOCOM entre outros mas na minha opinião ainda não é o suficiente para apostar na PS3, penso que 600 euros é um preço demasiado grande, e nenhum dos jogos que referi ali em cima são suficientemente bons para que se gaste tamanha quantia de dinheiro. É uma questão de esperar por uma price drop porreira e acima de tudo esperar por jogos mesmo bons e originais.

A Wii tem desfrutado de fortes vendas, mas nem por isso tem sido alvo de bons jogos. Já faz mesmo um tempo desde que não sai um jogo bom na Wii, e no futuro não vejo assim nada de espectacular a chegar á Wii. Definitivamente não é uma boa altura para investir numa Wii a meu ver.

Mas por outro lado se ainda não têm uma Nintendo DS então estão á espera do quê? Para além da consola e os jogos serem bastante acessíveis em termos de preço, a NDS desfruta de muitos títulos completamente obrigatórios já disponíveis no seu catálogo e ainda vão chegar muitos outros que prometem ser grandes malhas. Já disponível têm jogos como Meteos, Another Code, Hotel Dusk, Elite Beat Agents, Trauma Center, Final Fantasy 3, New Super Mario Bros, etc. Estando quase a rebentar estão jogos como o Pokemon, Zelda, etc. Acho que vale bem a pena a compra desta máquina.

A PSP também se tornou numa máquina bem apetitosa, embora a PSP esteja a já algum tempo no mercado nem por isso tem uma lista vasta de jogos realmente bons no seu catálogo, mas o que está para vir está prestes a mudar o panorama da PSP em 180º, para além que o preço dela ter baixado para um nível bastante aceitável, na última conferência da Sony mostraram jogos que realmente parecem ser bons e pensados de raiz para a PSP, Syphon Filter, God of War, Final Fantasy Crisis Core, Wipeout Pulse, são algumas das grandes malhas que vão chegar á PSP, depois temos já disponível Lumines, Wipeout Pure, Ridge Racer, Ratchet & Clank que são jogos bastante competentes para a consola portátil da Sony. Penso que ao preço que os jogos da PSP estão, ao preço a que a PSP está e vendo no horizonte uma boa dose de bons jogos, penso que quem investir agora numa PSP, não se vai arrepender. Eu próprio estou a ponderar a compra (outra vez) de uma PSP.

Espero que isto tenha ajudado.

sábado, maio 19, 2007

O ataque aos Piratas.


Parece que é de propósito estando o filme Piratas das Caraibas At world End tão próximo do lançamento a Microsoft fez “massive damage” a muitas pessoas que jogavam na sua consola pirateada.

Simplesmente todas as pessoas que jogavam com cópias nas consolas, ou seja todos os que tinham as consolas hackadas para correr jogos piratas foram banidos do Xbox Live permanentemente. Até foi simples pois o último firmware update conseguia ver quem tinha hacks na consola enviando á Microsoft o serial number da consola. Assim a Microsoft já não deixa que essa consola aceda ao Live nunca mais.

Muita gente ficou aborrecida, mas não sei porquê, até porque eles sabiam bem que o que estavam a fazer era ilegal e que corriam o risco de uma coisa destas acontecer um dia. Mas o que é que a maioria dos piratas vai fazer? Vai logo tudo a correr comprar outra Xbox 360 só para jogar no Live.

Já li em fóruns mesmo muitas pessoas irem a correr comprar outras Xbox 360 para jogarem na net, ficando com uma hackada para experimentar os jogos, e a nova consola ligada ao live só para jogar os jogos que valem a pena online, comprando os originais.
Pois lá está a Xbox 360 neste momento é uma consola que merece o investimento.

Sendo assim a Microsoft ficou a ganhar pois mais consolas vão ser vendidas, as produtoras de Software também ficam a ganhar pois agora a Xbox 360 é quase 100% á prova de hackers e para além disso a venda de software legítimo também vai aumentar.

Foi a meu ver uma excelente medida por parte da Microsoft.

sexta-feira, maio 18, 2007

VideoCast número 4 - Halo 3 MP Beta

E pronto, o prometido é devido, mais uma vez, e aqui está mais um videocast das crónicas de um xbox fanboy. Hoje o vídeo é dedicado á Multiplayer Beta de Halo 3. Vão poder ver um vídeo de uma match King of The Hill com os meus comentários.



Espero que gostem.

quinta-feira, maio 17, 2007

Halo 3 Multiplayer Beta


Finalmente o grande dia chegou.

Hoje de manhã já andava tudo num grande alvoroço devido a já estar disponível a Halo 3 Multiplayer Beta, quem recebeu as Keys da Bungie, que dão acesso á Beta, já estava todo satisfeito a sacar o jogo. Eu felizmente sou um dos felizardos com essa key. No princípio não estava para estar a gastar a key pois tinha a possibilidade de fazer o download através do Crackdown, mas ao que parece houve um problema com o download da beta através do Crackdown e só agora recentemente é que a Bungie disse que já tinha encontrado solução para o problema e que daqui a 3/6 horas o assunto estaria resolvido. Ou seja daqui a breves horas a população de Halo 3 Multiplayer Beta vai passar de 2700 para várias centenas de milhar, pois se bem me lembro Crackdown vendeu mais de 900 000 cópias.

Bom eu como estava farto de esperar fui buscar a key e usei-a. Pensei que o Download me durasse uma eternidade já que devia estar meio mundo a sacar, mas por incrível que pareça fiz o download em apenas 15 minutos. Já outros não tiveram a mesma sorte.

Depois de ter feito o download lá iniciei a Beta. Logo no ecrã de loading aparece Halo 3 Beta -> Loading -> Love, Bungie... lol um toque engraçado.
A beta é composta por apenas 3 mapas, todos eles bem fixes. Temos uma montanha de modos de jogo desde Slayer, King of The Hill, OddBall, V.I.P., domination etc... Existem também modos em equipas e por aí fora...
Existem montes de armas... Algumas regressadas do Halo 1, quase todas do Halo 2 e ainda umas exclusivas do Halo 3. Existem também montes de granadas, e também temos o Moon Goose, Warthog e o Ghost no departamento motorizado.

Bom mas claro está como isto é uma Beta fica um pouco a desejar nas opções de criar partidas, pois a bungie quer testar mais o matchmaking.

Uma coisa que chegou a ser implementada na Beta é o de podermos jogar com ecrã dividido a 2. Surgem duas barras pretas no canto do ecrã o que faz com que ambos os jogadores fiquem com a mesma área de jogo e sem o jogo completamente esticado como acontece no Halo 2. O jogo corre bastante bem a 2 jogadores ecrã dividido e podemos jogar online com um amigo. Por isso podem convidar pelo menos um amigo para jogar com vocês e juntos enfrentarem adversários online.

Sei lá existe mesmo muita coisa para falar, o que eu sei é que com esta variedade toda de armas e granadas etc, reparei que aquele factor de ahh aquela arma é mais poderosa que as outras é praticamente inexistente. Com o leque de armas ao nosso dispor é praticamente impossível o adversário ter sempre vantagem... Existem as Shield Granades que nos podem dar cover por breves momentos, existe a Spike granade que pode ser colada a um adversário trespassando-o por milhares de agulhas, existe a land mine para lixar o pessoal que vem com veículos e os mais distraídos que vêm a pé e depois ainda temos uma Power Drain Granade que simplesmente suga o escudo ao adversário deixando-o completamente imune ao vosso ataque. E finalmente existe um grav lift que como o nome indica possibilita darem um saltozinho para sítios mais altos sem problemas nenhuns. E reparem que só estou a falar nas granadas... só este equipamento é o suficiente para que o adversário esteja a ser constantemente surpreendido.

Nas armas temos a Laser Gun que é de longe a arma nova que eu mais curti, eu pensei que matar com ela seria praticamente impossível mas é bastante boa a arma, demora bué a carregar mas se mantermos a mira em cima do adversário tempo suficiente ele não tem hipótese, é morte certa. Também é excelente para destruir veículos e todos os seus ocupantes. Eu com ela não me saiu nada mal, já cheguei a fragar 3 seguidos com essa arma. Depois o regresso da MA5C ICWS ou seja a rifle do Halo 1, nós começamos sempre com essa arma, e o que mais me surpreende nela é que é uma arma bastante boa mesmo. Pronto tem as suas limitações como é obvio mas penso que está no ponto e foi sem dúvida um grande regresso. Outra coisa engraçada é a possibilidade de pegar nos torrets que estão espalhados pelo mapa ao estilo do Lost Planet. Ficamos lentos, ficamos pesados mas temos um fire power bastante grande.

Agora falando dos veículos, pena não terem feito a física dos veículos como no Halo 1, onde metade da diversão do MP de Halo 1 era mesmo controlar os veículos com aqueles saltos enormes e tal... Mas penso que no geral estão melhores que no Halo 2. Ainda não andei muito neles mas por exemplo o Moon Goose é uma moca do caraças de conduzir e para além disso pode levar duas pessoas, uma conduz e a outra pode disparar a sua arma. É realmente muito divertido e consegue-se mandar saltos muito grandes com esta moto 4 lembrando um pouco dos saltos incríveis que se fazia no Halo 1. O Ghost está praticamente igual ao do Halo 2 o que é pena e o Warthog não mudou muito também.

Falando de gráficos, realmente não espantam mas sim o jogo tem gráficos porreiros. Tudo em HD é outra coisa, muito fluido sem breaks nem nada. Aliás se estavam á espera de um Beta cheia de bugs e de problemas nos gráficos acho que vão ficar desapontados pois o jogo corre que nem água e até agora não vi qualquer glitch nos gráficos nem nada. Mas como disse isto não espanta nada, mas já se vê na Beta algumas coisas que deixam qualquer um de boca aberta. E isso é o tamanho enorme dos mapas com uma draw distance ainda maior, água e a neve. E claro tudo isto não é nada comparado ao jogo final.

Agora falo de uma opção que é a de podermos gravar o vídeo do nosso jogo na consola e mostrar aos nossos amigos, é muito engraçado, mas no caso da beta só podemos ver o vídeo tal e qual como jogamos, não podemos rodar a câmara nem nada, o que é pena, mas no jogo final já vai ser possível fazer isso.

Dos jogos que joguei foram todos bastante bons, gostei imenso de jogar nesta beta, pensava que a experiência fosse povoada por bugs e merdices que iam estragar o online mas o jogo corre que nem água, não existe sequer lag naquele jogo, pah está mesmo muito bem feito o jogo e tomara que todos os FPS que andam por aí no mercado fossem tão bons como este e tivessem um net code tão bom como este. É realmente fantástico.

Ainda podem participar na Beta comprando o Crackdown. Sinceramente acho que vale a pena, não só porque estão a perder a Beta mas também porque estão a perder um dos jogos mais divertidos e viciantes de sempre que é o Crackdown.

Podem contar com um vídeo e com os meus comentários sobre esta beta no meu próximo videocast.

terça-feira, maio 15, 2007

Apertem os cintos pois...


... as coisas vão ainda ficar piores. Isto é o que Howard Stringer o CEO da Sony deve estar a pensar e a dizer para os seus investidores. Hoje sai a notícia de que as perdas da Sony este semestre já não eram assim tão severas à muito tempo. Estimasse que perderam qualquer coisa como 630 milhões de dólares. As coisas não parecem vir a melhorar pois as vendas da PS3 apesar do que se diga e do que se possa pensar não são nada de fantástico e nada que permita a Sony continuar a vender o sistema por 600 euros, por isso também se espera que já este Verão a Sony desça o preço da PS3 em 20% que corresponde a 120 euros o que faria com que a consola custasse 480 euros.
Claro que é muito bom para o consumidor, mas para a Sony é o pior cenário com que se podiam encontrar.

A Xbox 360 apesar de vender mal no Japão está a fazer uma campanha bastante boa na América e na Europa e tem também o trunfo de ser o sistema next-gen mais disponibilizado pelo mundo inteiro, chegando a países como a Índia o que só ajuda a vender mais unidades.

A Wii está a bater a PS3 em todos os territórios.


Até mesmo a PSP não consegue lutar contra as vendas astronómicas da Nintendo DS, que nos últimos 15 dias vendeu mais de 500 000 Nintendo DS só no Japão!

O que é triste nisto todo era ver a arrogância que a Sony sempre tem tido antes de lançar a PSP e a PS3. E claro os Sony boys que agora andam a engolir sapos um cada vez maior que outro. Porquê? Eu explico...

A PSP era para finalmente tirar a Nintendo do trono e do monopólio das consolas de portáteis. Apresentava tudo o que era mais avançado na altura em que saiu, comparando com a Nintendo DS a PSP é um monstro. O preço também não era mau, mas ainda assim a PSP não consegue em nenhuma região no mundo vencer a Nintendo DS no que toca a vendas. A Sony pensou que bastava fazer uma PS2 portátil e tinham logo a batalha ganha, mas é isso mesmo que tem feito com que as pessoas fiquem longe da PSP. As pessoas não estão para jogar o mesmo que jogam em casa. O line-up da PSP embora seja vasto é só portes da PS2. Também a Sony falhou totalmente em ter feito uma consola tão pouco transportável e com uma autonomia demasiado baixa também. Mas o que é mau mesmo é não ter jogos.

A PS3 era para ser a consola mais poderosa à face da terra, o seu poder ia ser tão grande e as diferenças nos jogos tão evidentes que as pessoas iam a correr gastar 600 euros nela sem pensar duas vezes. Depois de muitos atrasos no seu lançamento, quando finalmente foi lançada as pessoas foram presenteadas com jogos ainda piores graficamente do que a Xbox 360. Sim a XBox 360 tem vantagem nos gráficos, apesar de tudo. O serviço online da PS3 também não é tão bom como o da Xbox 360 (única coisa fixe é ser de borla). E a PSN está às moscas enquanto que se for a sacar tudo o que sai todos os meses no Marketplace da Xbox 360 ia ficar sem tráfego de downloads num ápice.
Acho que o que levou a Sony a esta situação no mínimo embaraçosa para o líder de mercado foi a sua falta de humildade.

Mas não vamos continuar a falar da Sony. Amanhã sai o Halo 3 Multiplayer Beta e vai ser altamente. A Beta em princípio estará no marketplace amanhã por volta das 17 horas. Vai ocupar uns meros 917 megas. E vai durar apenas 3 semanas.
Depois devo fazer um pequeno vídeocast sobre a Beta mas só na Sexta-feira.

sexta-feira, maio 11, 2007

Videocast nº 3 - Demo Forza Motorsports 2

O prometido é devido e aqui está um belissimo video do demo mais popular deste momento. O video tem os meus comentários e conta com 16 minutos de pura adrenalina automóvel.

Car porn.

Crónicas de um Xbox Fanboy Videocast3


Desculpem, mas só agora consegui meter o video up. Houve uns pequenos problemas técnicos. Espero que gostem.

quinta-feira, maio 10, 2007

Spring Update e Forza Motorsports 2 demo!


Para quem tem a Xbox 360 ligada á grande WWW, já deve ter com certeza reparado que está aí um novo firmware update para a consola. Já se sabe que de 6 em 6 meses sai um update á firmware importante, e não é como nas consolas da Sony que saem quase de mês a mês... até chateia... Mas como disse este novo Spring update era esperado por milhões pois dá uma nova funcionalidade à Xbox 360 que é a habilidade de se poder ligar ao Messenger.

Na minha opinião é uma função bem mais importante do que ter um browser para navegar na net... porque na minha opinião não existe nada melhor do que navegar num PC. Mas com o Messenger na 360 podemos estar sempre em contacto com os nossos amigos e família através da Xbox 360. É muito bom poder receber mensagens enquanto estamos na brincadeira. Por acaso uma cena que eu fazia bué, era jogar consola e ter o portátil ao lado ligado no messenger. Por enquanto ainda não é muito fixe usar o messenger na 360 porque é muito mau estar a escrever com o comando da 360, mas existe a possibilidade de ligar um teclado por USB (infelizmente não tenho nenhum, isto é só portáteis cá em casa), por isso decidi esperar que o teclado QWERTY add-on do comando da 360 venha para as lojas, pois facilitará grandemente a escrita e não tem o tamanho gigantesco de um teclado normal de PC.

Para além disto, também foram corrigidos muitos bugs, adicionado uma opção para eliminar o problema das cores washed out que assombrava quem tinha a consola ligada a TVs HD por cabo VGA, fazendo agora com que o HDMI vs VGA esteja agora muito mais empatado do que estava.
Outra coisita é a adição de uma nova blade do Marketplace ao Dashboard da consola.
Portanto, mais uma vez a Microsoft lançou um update que acrescenta uma funcionalidade que a meu ver vale ouro, e que toda a gente vai adorar e usar.

Bom e ontem quem não ficou na cama até tarde pode ser um dos primeiros a sacar e a experimentar o demo de Forza Motorsports 2 o verdadeiro simulador automóvel.

O jogo é absolutamente fenomenal!

Apresenta gráficos do mais detalhado que eu já vi, é simplesmente doentio o nível de detalhe dos carros, o nível de efeitos gráficos como reflexos, bloom, etc, está espectacular e tudo a correr a uns suaves 60 frames por segundo.

O som deste jogo também é do melhor que já foi feito até hoje. Mais uma vez não existe banda sonora in-game (embora possamos meter MP3 a tocar no music player da 360), mas olhem que a falta de música para mim não é uma coisa má, porque com a melodia dos motores dos carros, dos pneus a chiar, das travagens, dos choques e raspões, e das chicanes faz com que a música seja uma coisa supérflua e não desejada de todo. Sinceramente com este jogo dei-me conta que se calhar estava na altura de eu fazer um upgrade ás minhas velhas colunas 2.1 para umas 5.1, pois este jogo com surround deve ser extraordinário.

A jogabilidade também é brutalmente realista. Tipo neste jogo se fazes merda, fazes mesmo merda e vais contra o muro. Com as assistências ligadas o jogo é mais soft para com o jogador, mesmo assim não podem jogar como se joga no PGR3 por exemplo senão perdem. Agora quando vocês desligam as assistências, aí é que está tudo lixado... Aquilo é preciso ter calma e concentração para não lixar a corrida por, exemplo devido a uma simples aceleração um pouco mais forte do que devia na saída de uma curva... simplesmente o resultado é um pião. Existem carros que com as assistências desligadas são bastante dóceis de conduzir como por exemplo o Lexus IS350 (Classe C) ou o TVR Sagaris (Classe A), mas por exemplo o Mercedes SLR (Classe A) é praticamente impossível de conduzir sem as assistências, o carro simplesmente não perdoa, e necessita ser conduzido por um jogador extremamente experiente. E claro qualquer carro da Classe R2 é extremamente complicado de conduzir sem assistências. Mas realmente existem carros que sem assistência são conduzíveis pela maioria dos mortais enquanto que outros são quase incontroláveis.
Depois de ter jogado isto também fiquei naquela de que se calhar não era mesmo mau pensado investir num volante para jogar isto. O comando é muito bom, e a vibração é um elemento de feedback bastante bom, mas agora imaginem jogar isto com um volante com force feedback como o volante oficial da Xbox 360... Deve ser mesmo altamente.

Bom não prometo nada, mas talvez amanhã faça um videozito do demo do jogo para quem não tem o demo ainda ver mais ou menos como aquilo está.

Miyamoto a fazer Halo's?



Pah, numa recente entrevista o famoso Miyamoto, mais conheçido por ter criado o Zelda, disse isto:

"I could make Halo," he told Entertainment Weekly. "It's not that I couldn't design that game. It's just that I choose not to.

... Aposto que a Bungie também conseguia fazer um Zelda, pah eles até podiam... Mas tipo como diz o Miyamoto:

"One thing about my game design is that I never try to look for what people want and then try to make that game design," Miyamoto continued. "I always try to create new experiences that are fun to play."

What a bunch of bullcrap...

Eu não sei se ele conseguia ou não fazer um jogo tão bom como Halo, mas se ele conseguisse fazer um jogo que fosse melhor que Halo, eu tirava-lhe o chapéu. Pah o Miyamoto pode ser muito bom, mas podemos ver que não é o gajo mais indicado para fazer um jogo tipo Halo. Aliás atrevo-me a dizer que o homem não percebe um cu de FPS, assim como a esmagadora maioria dos devs japoneses (senão acreditam então digam aí um FPS japonês que seja bom).

Também é giro saber porque raio o homem foi dar o exemplo do Halo... Halo não é aquela experiência de jogo genérica que se vê replicada em quase todos os outros jogos, um Halo é sempre um Halo e é diferente, é melhor, é mais refinado que os outros FPSs.

Sério pah, este tipo só merecia que a Bungie viesse dizer que podia fazer um Zelda... Aliás eu se fosse á bungie fazia era o Zelda da Xbox 360, porque enquanto um diz que podia fazer mas não quer, o outro dizia que podia fazer e até fazia, para depois dar o total pwnage ao Miyamoto.

Pah a sério, o Halo é como se fosse o Zelda dos tempos modernos, o jogo vende para caraças, é um system seller, é o jogo mais jogado online no Xbox Live pah os records batidos por esta franchise são extensos e não param de subir. Só uma empresa que trata os seus jogos com amor e carinho como a bungie é que realmente conseguem fazer estas verdadeiras obras de arte video jogáveis que são os Halo's.

BTW, está quase a chegar a Betal Multiplayer de Halo 3 que é já dia 16 deste mês.

Halo fucking rules e o resto é conversa.

segunda-feira, maio 07, 2007

Devs System Wars!


Já se sabe que os fans de uma consola, pah vão sempre para os fóruns dizer a minha consola é a mais fixe de todas, depois criam blogs como o meu a dizer que a consola X é a melhor porque não sei quê, mas pronto, isso é normal.

Na minha opinião o fenómeno fanboy começou na batalha épica entre a Nintendo e a Sega, onde havia bastantes rivalidades entre as duas companhias e com certeza que haviam muitas bocas e campanhas de publicidade a denegrir o adversário de uma certa forma. Claro que com a Internet este fenómeno explodiu, pois agora temos chats e merdas tais, onde várias pessoas de diferentes facções se juntam e andam à porrada verbalmente. Mesmo assim apesar disso tudo gosto de ver estas guerras, desde que sejam bem argumentadas e não coisas do estilo: "Ahh a minhah consola é melhore porke tem 7 precessadors e um leitore de blue-rai !1!!!111!!1"
Mas quem começa com isto não são as pessoas, são as próprias empresas, não há publicidade melhor que meter os próprios consumidores a falar das consolas e se forem bons opinion makers podem converter, e convencer muitas pessoas a juntarem-se a ela e comprarem a consola X em vez da Y.

Foi assim que me converteram, eu como quase 90% da população Portuguesa, estava com ideias de comprar a PlayStation 2 porque era bué da bué, mas depois analisando bem os prós e os contras vi que a Xbox era a melhor opção embora também tenha de admitir que naquela altura quem comprava uma Xbox tinha de ser muito corajoso e ter alguma fé. Posso dizer que tive, apostei num new comer sem experiência nenhuma no mercado, gostei e voltei a comprar e se amanhã saísse uma Xbox 720 eu voltava a comprar.

Bom mas agora o que é giro também são os próprios developers virem juntar-se á festa fanboy, pah sinceramente é parvo porque toda a gente é fanboy, até mesmo que tem as 3 consolas gosta sempre mais de uma em relação a outra por causa de Je ne c'est quoi. As pessoas tendem sempre a identificar-se mais com uma marca do que com outras, e é aí que se vê qual é que preferem mais. Gosto muito de ver aqueles pseudo-diplomatas nos fóruns, que não são fanboys porque têm as consolas todas mas depois consegue-se sempre ver claro como a água que apesar de ter as 3, existe uma que é melhor que as outras todas. Bom mas adiante...

A Rockstar veio dizer que estava com dificuldades em fazer o GTA4 na Xbox 360 porque existe quem não tenha HD na consola (Core versions) e depois o DVD com 9.4 gigas é limitado para o que querem fazer. Pah eu não sei mas penso que mais uma vez a Rockstar devia estar muito bem calada, porque existe um jogo chamado Oblivion que é grande comó car")(! e está a ser feito um jogo chamado Mass Effect que se cumprir o prometido vai ser mesmo muito grande.
Pah claro que estalaram uma pequenas guerras aqui e ali. Pah os developers por mim podem dizer o que quiserem, pah é lixado de meter o jogo num DVD? Pah pode ser... Mas já há quem o fez e não se queixou, por isso é que acho que deviam ter mais cuidado com o que dizem.

Bom claro que pouco tempo depois a Ubisoft veio dizer que o Splinter Cell Conviction (exclusivo Xbox 360) era impossível de se fazer na PS3. Pah também digo já se é para fazerem a merda que fizeram com o SC4 que está um verdadeiro escarro na PS3, acho que mais vale eles ficarem-se mesmo pela Xbox 360 pois pelo menos ai o SC4 parece um jogo next-gen. Mas também mais uma vez essa treta de ahh jogo X não pode ser feito na consola Y porque não sei quê, para mim é um argumento de treta. Obviamente que explodiram mais umas flame wars por essa internet fora. Mas pah eu digo, que venham mais Devs dizer coisas destas porque nunca me ri tanto a ler as guerras nos fóruns, pah então os fóruns americanos são de partir a rir mesmo.

domingo, maio 06, 2007

Feliz dia da Mãe


Para todas as Mães que lêem este Blog, um feliz dia para voçês e que tenham paciência para aturar e cuidar dos vossos filhotes. Este post é dedicado exclusivamente para voçês.

E joguem muito!

sábado, maio 05, 2007

Bored...


Estou uma beca aborrecido porque não tenho nada para jogar, e porque ultimamente também não têm saído assim grandes assuntos para falar aqui no blog, não é que não tenham saído noticias fixes, tipo o pack de mapas no Gears of War, ou as imagens e vídeos que têm saído de jogos que quando saírem vão partir tudo tipo mass effect, halo 3, etc.

Bom portanto tenho estado á espera do caraças do Command & Conquer 3 que pasmem-se hoje saiu no mercado negro... lol... Quer dizer não propriamente no mercado negro mas pronto já está disponível para sacar. O que me deixa especialmente lixado já que quem faz piratia e saca jogos ilegalmente da net consegue jogar os jogos primeiro do que os totós que gastam 70 euros num jogo. A vida não é justa. Portanto lá vou eu ter de esperar até dia 11 de Maio (na melhor das hipóteses) e depois arrotar com 70 euros e ficar teso durante o resto do mês.

Mais uma cena que me tem estado a preocupar, é que parece que a Blizzard vai lançar o que já todos adivinhavam que ia ser lançado, mas por alguma razão ninguém dizia nada, ou melhor as pessoas tinham medo de falar disso em público, tipo aquela cena de não pronunciar o nome daquele que quem nós sabemos (Harry Potter para quem ainda não chegou lá).
Pah um MMO de Starcraft. Ahh pois, já não bastava um porradão de pessoas ter arruinado a sua vida por causa do WOW, agora têm mais um jogo para arruinar o que o WOW não conseguiu arruinar ainda. Ahh ya, e mais uma continha para pagar á Blizzard.

Gostava de saber é o que vai acontecer ao mundo de WOW quando sair o Universe of StarCraft (lol) , será que aquilo vai ficar deserto? Será que vai tudo para o StarCraft? Ou será que serão jogos suficientemente distintos para não haver um êxodo em massa do mundo de warcraft? Vamos ver.

O que a Blizzard já fazia... era um StarCraft RTS, tipo StarCraft 3... Isso é que me fazia realmente ficar contente. Agora meteram-se a fazer outro MMO... Fuck you Blizzard!

terça-feira, maio 01, 2007

Tá a faltar aqui qualquer coisa....


...e não, não são carros movidos a hidrogénio, se bem que também já começam a fazer muita falta.

Bom o que realmente está a faltar era aquela azáfama toda sobre o maior evento de jogos do planeta que era a E3. Como sabem a E3 morreu, mas com ela também morreu toda aquela excitação e buzz que causava á comunidade gamer faminta de novidades e anúncios de novos jogos. Por esta altura já arrancava ao que chamavam de pré-E3, onde eram reveladas algumas coisas sobre o que é que os fans podiam esperar da E3 propriamente dita. Mas com o fim da E3, puff... desapareceu tudo.

Ainda me lembro nos anos anteriores de ficar acordado até ás tantas para ver ao vivo as keynotes das 3 grandes. Era altamente porque estávamos todos no fórum a teclar e a ver tudo ao mesmo tempo, assim podíamos trocar impressões e falar dos grandes anúncios e tudo o resto. Mas pronto acabou tudo isso. Ainda bem por um lado pois era tal loucura as E3 que pelo menos no meu caso estudar = zero, e passava-se horas e horas a ver notícias e a discutir em fóruns, grandes guerras se levantavam nos fóruns, mas no final acho que era uma excelente maneira do pessoal discutir estas coisas. Mas pronto agora anda tudo muito pacato.

Mas hoje a Epic anunciou um novo Map Pack para o Gears of War. Chama-se Hidden Fronts e são mais 4 mapas novos para juntar á colecção. Estes mapas ao que parece vão ter alguns mecanismos de interacção, mas até agora não se sabe muito sobre eles. Os mapas vão sair esta quinta feira e vão custar 800 Mspoints. Para quem for corajoso e aguentar até dia 3 de Setembro vai poder fazer o download deste pack completamente de borla.
Sinceramente gostava bué de sacar estes mapas novos, mas por outro lado estar a pagar 800 MSpoints por um jogo que já está a fartar um pouco, não sei... Vou ter de ponderar bem a questão.